Dr. Antonio Batista Xavier Ribeiro (conhecido por Dr.Tote Batista), nasceu em 13 de junho de 1880, em Inhambupe – Bahia. Filho do casal José Batista Xavier e D. Maria Joaquina Xavier. Fez o curso primário nesta cidade, no Colégio do Cônego Felix Ferreira de Carvalho. Em 1902 dedicou-se ao ensino primário no interior do Estado, ocupando cargos de projeção tornou-se jornalista, passou a servir na capital do Estado, aí veio a lecionar em dois importantes colégios secundários. Em seguida fez parte da redação “O dia do jornal político”, do Diário de notícias, Jornal de notícias, escrevendo ainda em versos e prosas, em várias gazetas e revistas da capital e do interior do Estado. Em 1910, percorreu vários Estados brasileiros indo até a capital Federal Rio de Janeiro a fim de fazer várias reivindicações sendo a primeira “um Ramal de linha de ferro”, até a cidade de Inhambupe.
Em 1924, candidatou-se por conta própria atingindo o sexto lugar. Casou-se com D. Leolinda Ferreira Medeiros da cidade de Lamarão onde passou uma temporada para descansar, dessa união nasceram cinco filhos.
Em 1924, mudo-se para sua terra natal, onde por duas vezes ocupou o cargo de intendente municipal, em 1929 por indicação de Dr.Dantas Bião, passou a ocupar o cargo de secretário de prefeitura de Alagoinhas. Depois da vitória da revolução de1930, voltou a residir definitivamente em sua terra natal, fundou o “Grupo Dramático Batista Xavier e o Colégio São Vicente de Paula”, do qual era professor, entre outros: Dr. Cláudio Costa, Dr. Godofredo de Sousa Dantas, Dr. Manuel José da França, e José de Oliveira Rocha. Em 1933, foi escolhido para candidato a prefeito diante suas qualidade de homem público e cidadão honesto, foi o primeiro prefeito eleito pelo voto direto do povo, fazendo uma grande administração ficando no poder até 10 de novembro de 1937, coincidindo com o advento do Estado Novo. Faleceu em 19 de março de 1939.
PESQUISADO POR: BLOG SE LIGA NA INFORMAÇÃO
POR: OEDIMAR OLIVEIRA /BLOG SE LIGA NA INFORMAÇÃO
BLOG NO FACEBOOK:
GRUPO SE LIGA NA INFORMAÇÃO: https://www.facebook.com/groups/138511809599050/
PÁGINA SE LIGA NA INFORMAÇÃO: https://www.facebook.com/pages/Se-Liga-na-Informa%C3%A7%C3%A3o/219242654837624
Nenhum comentário:
Postar um comentário