Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, publicaram os resultados de uma pesquisa inédita na revista científica Astronomy & Geophysics.
Eles admitem que data do primeiro eclipse solar documentado – 30 de outubro de 1207 a.C. – foi mencionada na Bíblia.
A confirmação do relato do livro de Josué pode ser usada para estabelecer uma melhor cronologia dos eventos do mundo antigo.
Utilizando textos bíblicos e registros históricos do antigo Egito eles apontam que o eclipse ocorreu no período do governo de Ramsés II, o Grande.
“No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: ‘Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó Lua, sobre o vale de Aijalom!’”. “O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos”, diz o texto de Josué 10:12.
Para Colin Humphreys, um dos professores da Universidade de Cambridge envolvidos na pesquisa, “Se essas palavras descrevem uma observação real, teve lugar um evento astronômico muito importante. O nosso objetivo é entender o que esse texto significa”.
As traduções modernas indicam que o Sol e a Lua pararam seu movimento. Contudo, explica Humphreys, originalmente podem ter outro significado: o Sol e a Lua pararam de brilhar, ou seja. Ou seja, ocorreu um eclipse solar.
“Neste contexto, as palavras hebraicas podem estar se referindo a um eclipse solar, quando a lua passa entre a Terra e o Sol, e o sol parece deixar de brilhar.
Essa interpretação é apoiada pelo fato de que a palavra hebraica usada aqui tem a mesma raiz que uma palavra babilônica usada em textos astronômicos antigos para descrever eclipses”, defende o cientista.
Segundo historiadores, a entrada dos hebreus em Canaã ocorreu entre 1500 e 1050 a.C., provavelmente durante o governo do faraó Merneptá, filho de Ramsés II.
Os cálculos dos cientistas apontam que o eclipse solar em Canaã, registrado por Josué, ocorreu em 30 de outubro de 1207 a.C.
Fonte> Gospel Prime
Nenhum comentário:
Postar um comentário