Pentecostalismo, dons espirituais e línguas estranhas - Se Liga na Informação

30/11/2017

Pentecostalismo, dons espirituais e línguas estranhas

Resultado de imagem para Pentecostalismo, dons espirituais e línguas estranhas
A validade dos dons espirituais para os dias atuais é doutrina fundamental para o pentecostalismo. A doutrina dos dons espirituais e o batismo no Espírito Santo com evidência inicial de falar noutras línguas são a ênfase principal do movimento pentecostal. Contudo, as demais doutrinas bíblicas não são desprezadas e ocupam o mesmo grau de importância na teologia e no ensino bíblico. O termo “pentecostal” ou “pentecostalismo” deriva-se do derramamento do Espírito Santo na festa do Pentecostes em Jerusalém. Os assembleianos preferem ser reconhecidos como “pentecostais”, e não como “carismáticos”.
Tal predileção pode ser explicada por uma tênue diferença no conceito de ambas as expressões. O termo carismático, em sua etimologia, significa que todos os dons são concedidos por Deus segundo a sua vontade. Dessa forma desraigada da crença da contemporaneidade, os dons são sempre carismáticos, ou seja, livremente outorgadosPor outro lado, o entendimento do termo pentecostal, entre demais conceitos, é referência àqueles que não apenas reconhecem os dons como dádivas concedidas por Deus, mas também creem em sua contemporaneidade. (Baptista, 2017, p. 252) 
Outro destaque relevante para a teologia pentecostal se refere à interpretação que difere o “falar línguas estranhas” como evidência inicial do batismo no Espírito Santo do dom espiritual “variedades de línguas”. Este último dom obedece à orientação paulina e requer interpretação para a edificação da Igreja, porém o “falar línguas estranhas” como batismo ou renovação no Espírito Santo é compreendido como o agir de Deus que visa à edificação pessoal do crente, e nesse caso não se requer interpretação nem mesmo repreensão (Horton, 1996, p. 476)
Pense nisso!
Douglas Roberto de Almeida Baptista
_________________________________________
BAPTISTA, Douglas Roberto de A. História das assembleias de Deus: o grande movimento pentecostal do Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2017.
HORTON, S. M. (Ed.). Teologia sistemática: uma perspectiva pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

Pr. Douglas Baptista

Perfil

Douglas Baptista é pastor, líder da Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal, doutor em Teologia Sistemática, mestre em Teologia do Novo Testamento, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Bibliologia, e licenciado em Educação Religiosa e Filosofia; presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Cristã Evangélica, do Conselho de Educação e Cultura da CGADB e da Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil; e segundo-vice-presidente da Convenção dos Ministros Evangélicos das ADs de Brasília e Goiás, além de diretor geral do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas.

2 comentários:

Pages