Após reunião histórica, líderes das Coreias anunciam 'nova era de paz' - Se Liga na Informação

28/04/2018

Após reunião histórica, líderes das Coreias anunciam 'nova era de paz'

Kim e Moon prometem 'trabalhar pelo objetivo comum de desnuclearização' da Península Coreana


No comunicado conjunto divulgado depois de uma reunião de cúpula histórica, os líderes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul, Kim Jong-un e Moon Jae-in, prometeram trabalhar pela paz e pela desnuclearização da Penísula Coreana, sem no entanto estabelecer prazo para alcançar este último objetivo. Eles se abraçaram diversas vezes após a assinatura de declaração conjunta, posando para os fotógrafos. Uma visita do presidente sul-coreano ao país de Kim é esperada para acontecer no outono (do hemisfério Norte).



O comunicado afima que os dois líderes trabalharão com os Estados Unidos e a China neste ano para assinatura de um tratado de paz pondo fim à guerra da Península, cuja divisão foi selada pela Guerra da Coreia (1950-53), que terminou em um armistício. Os dois países "concordaram em estabelecer um escritório de ligação conjunta" em Gaeseong, na Coreia do Norte, diz a declaração. Esse escritório "facilitará a consulta entre as autoridades" e "trocas de informações tranquilas", acrescenta.

VIAGEM DE MOON AO NORTE
Os dois países anunciaram ainda que o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, viajará este ano a Pyongyang no segundo semestre, afirma o comunicado conjunto. Enquanto isso, Kim prometeu não repetir uma "história desafortunada".





— Vamos nos esforçar para criar bons resultados nos comunicando de perto, a fim de garantir que nosso acordo assinado hoje diante de todo o mundo não termine como os acordos anteriores — disse Kim após a assinatura do acordo.
Na sessão matutina da reunião, que durou 100 minutos, "falaram sobre a desnuclearização e estabelecimento da paz na península e sobre melhoria das relações" entre os dois países, que tecnicamente seguem em guerra, de acordo com o porta-voz da presidência sul-coreana, Yoon Young-chan.
Após a reunião, os líderes e suas delegações se dirigiram para lugares diferentes. O líder supremo e sua comitiva se deslocaram para o pavilhão Panmungak, localizada em frente à demarcação militar e no território norte-coreano, enquanto a delegação sul-coreana, liderada por Moon, permaneceu na Peace House.




Fonte: https://oglobo.globo.com/




SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSE BLOG A MANTER O SEU TRABALHO NO AR, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS. OBRIGADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages