CBF confirma Daniel Alves fora na Copa do Mundo por lesão - Se Liga na Informação

11/05/2018

CBF confirma Daniel Alves fora na Copa do Mundo por lesão

Em nota, confederação diz que jogador precisará de tratamento cirúrgico



O lateral-direito Daniel Alves está fora da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. No início da tarde desta sexta-feira, a CBF informou, em nota, que "esgotadas todas as alternativas de recuperação dentro do prazo, constatou-se a impossibilidade da convocação de Daniel Alves para o período de preparação, amistosos e, consequentemente, para a Copa do Mundo". Na segunda-feira, o técnico Tite anuncia os 23 que vão disputar o Mundial.




Com uma lesão no joelho direito, sofrida na partida do Paris Saint-Germain contra o Les Herbiers, na final da Copa da França, na terça-feira, o jogador foi examinado nesta sexta pelo médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, que também analisou os exames feitos pelo atleta um dia depois da lesão.



- Cerca de seis meses. Não existe uma matemática na medicina. É em torno de seis meses. Numa lesão dessa necessita de uma recuperação de seis meses para voltar a jogar - disse Lasmar, ao GloboEsporte.com, ao ser questionado sobre quanto tempo o lateral retornará aos gramados.
O médico da seleção também falou sobre como o lateral-direito, que passará por cirurgia nas próximas semanas, reagiu ao saber que não jogará o Mundial:

- Claro que ele ficou muito chateado. É um jogador experiente, às vésperas da Copa. Tem equilíbrio e uma força... Ele queria saber o que precisava fazer para jogar bola na mesma condição antes. Ele imediatamente virou a página para se recuperar o mais rápido possível. Quer se recuperar o mais rápido possível.
Por ser um dos líderes do grupo de Tite, há uma remota chance de o lateral do PSG acompanhar a seleção no torneio na Rússia. Aos 35 anos, é provável que ele não vista mais a camisa amarelinha em uma competição oficial.
Daniel Alves sofreu uma desinserção no ligamento cruzado anterior do joelho direito. O ligamento se soltou de um osso, o que é diferente do rompimento mais convencional, quando ele parte no meio. Além disso, o atleta ainda sofreu uma entorse no joelho.

Leonardo Metsavaht, médico especialista em traumatologia esportiva, diretor do Instituto Brasil de Tecnologias da Saúde, explica que a desinserção no ligamento cruzado anterior do joelho direito é quando acontece uma ruptura parcial ou total do ligamento na altura do fêmur ou da tíbia, os extremos desse ligamento, que tem cerca de três centímetros. Geralmente, segundo ele, a lesão vem acompanhada de um processo inflamatório e, por isso, o diagnóstico para uma cirurgia ou fisioterapia pode demorar.
- O derrame articular dificulta muito o diagnóstico tanto de imagem quanto físico, que é quando o médico avalia a instabilidade do joelho. É necessário esperar cerca de três semanas para uma nova reavaliação. A inflamação e os sangramentos causam falhas na imagem - explica Metsavaht, que afirma que esta contusão pode não ser a única neste caso. - Também pode ocorrer alguma contusão óssea e por isso é preciso esperar para novos exames.
Segundo Metsavaht, quando a ruptura é parcial, o ligamento pode não perder as terminações nervosas e a mecânica é menos prejudicada. Nesse caso há mais chances de recuperação sem a necessidade de cirurgia. Quando o rompimento é total, não. Via de regra, somente uma cirurgia vai restabelecer a estabilidade do joelho.



A perda de Daniel Alves abre uma lacuna difícil de preencher na seleção brasileira. Tite teve pouco tempo de testar opções e, hoje, há um abismo entre os minutos jogados por Alves e o tempo de observação dos candidatos ao posto. Além disso, o titular tem características não encontradas nos potenciais subsitutos: Fágner, Danilo e Rafinha.
Confira a íntegra da nota da CBF:
"Na última quinta-feira (10), o médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, e o coordenador, Edu Gaspar, desembarcaram em Paris para um acompanhamento aprofundado da situação médica ocorrida na final da Copa da França com o lateral direito do Paris Saint-Germain, Daniel Alves.
Como vem ocorrendo desde o início do trabalho, a comissão técnica criou uma importante relação com as equipes do Brasil e do exterior, o que permite acompanhamentos técnicos, físicos e clínicos 'in loco', além da participação na tomada de decisões.
Seguindo essa linha de trabalho em conjunto, foram realizados exames complementares minuciosos e confirmado o diagnóstico inicial de lesão do ligamento cruzado anterior, com necessidade de tratamento cirúrgico.
Esgotadas todas as alternativas de recuperação dentro do prazo, constatou-se a impossibilidade da convocação de Daniel Alves para o período de preparação, amistosos e, consequentemente, para a Copa do Mundo.
A comissão técnica da Seleção Brasileira sente pelo o ocorrido e deseja a Daniel Alves uma pronta recuperação para que sua técnica, raça e liderança estejam de volta ao serviço da Amarelinha o mais breve possível."



SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSE BLOG A MANTER O SEU TRABALHO NO AR, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS. OBRIGADO
VOTE TAMBÉM EM NOSSAS ENQUETES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages