BAHIA - Se Liga na Informação



BAHIA



Mulher é morta a tiros dentro de bar em Catu



Uma mulher identificada por Eliete Cruz, moradora do munícipio de Catu, foi morta a tiros dentro de um Bar na noite deste domingo (29). 
O crime ocorreu por volta de 20h30min. Segundo informações do Bocão News, um grupo de homens chegou a o bar e um deles executou a vitima. 
A motivação do crime não foi informada pela polícia, o caso é investigado pela Polícia Civil do município. 

Fonte: http://midiabahia.com.br/

Salvador tem aeroporto mais mal avaliado em pesquisa; Curitiba é o melhor

Governo divulga nesta terça (24) pesquisa trimestral de satisfação de passageiros. Opiniões foram ouvidas nos 15 maiores aeroportos do país.


O aeroporto de Salvador, um dos quatro que o governo vai levar a leilão em março, foi o mais mal avaliado por passageiros ouvidos na mais nova pesquisa de satisfação a ser divulgada nesta terça-feira (24) pelo Ministério dos Transportes. O de Curitiba foi apontado pelos passageiros como o melhor aeroporto do país pela terceira vez consecutiva.
Na pesquisa, que levou em consideração opiniões coletadas durante o quarto trimestre de 2016, o aeroporto de Salvador ficou com nota 3,77, em uma escala que vai de 1 a 5. No terceiro trimestre, Salvador havia conseguido nota 3,86.
O aeroporto da capital baiana e o de Cuiabá, que ocupava a última posição na pesquisa anterior, são os únicos com nota inferior a 4. A pesquisa ouviu a opinião de passageiros dos 15 principais aeroportos brasileiros.
Já o aeroporto de Curitiba, que ficou com a primeira posição, teve nota 4,72 no quarto trimestre de 2016. Na pesquisa anterior, referente ao terceiro trimestre, a nota foi 4,68%.
Na lista de 15 aeroportos, apenas cinco tiveram queda de nota no quarto trimestre de 2016, em relação ao trimestre anterior: Guarulhos, Fortaleza, Campinas, Santos Dumont e Salvador.
A pesquisa ouviu 14.085 passageiros no total, sendo 9.037 de voos domésticos e 5.048 de voos internacionais. Esses passageiros atribuem notas que variam de 1 a 5 para serviços e a estrutura oferecidos nesses 15 aeroportos, desde a limpeza dos banheiros até o tempo para restituição das bagagens, num total de 37 itens. Além disso, dão uma nota geral para o aeroporto.
Satisfação dos passageiros com aeroportos (Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes)

Itens avaliados

Entre os itens avaliados pelos passageiros, o custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes continua sendo aquele com a pior avaliação, com nota 2,85. O segundo mais mal avaliado foi o custo-beneficio de produtos comerciais, que recebeu nota 2,94, e o terceiro foi o custo do estacionamento, com nota 3,20.
O ponto mais bem avaliado foi o tempo de fila no check-in de autoatendimento, que recebeu nota 4,60. O segundo item com maior nota foi o tempo de fila na emigração, com nota 4,57.
De acordo com a pesquisa, a satisfação geral dos passageiros com os aeroportos bateu novo recorde: 90% dos entrevistados afirmaram que o aeroporto era bom ou muito bom e a média geral chegou a 4,28 pontos. No primeiro trimestre de 2016 a média era de 4,19.
Ainda quando comparado ao resultado do primeiro trimestre de 2016, o aeroporto do Galeão, no Rio, foi o que apresentou a maior alta na nota, passando de 3,92 para 4,35. Já a nota do aeroporto de Campinas, que naquela pesquisa foi o mais bem avaliado, caiu de 4,64 para 4,21 agora, a maior queda.

Aéreas

Durante as medições feitas pelo Ministério dos Transportes, a Azul foi a companhia com o menor tempo médio de espera na fila do check-in: seis minutos e 13 segundos. O tempo médio da Gol foi de 10 minutos e 18 segundos, da Latam de 10 minutos e 23 segundos e, da Avianca, 12 minutos e 30 segundos.
Com relação ao tempo de restituição de bagagem, tempo de chegada da primeira mala a partir do calço da aeronave, a Gol tem o menor tempo: 9 minutos e seis segundos. Ela vem seguida pela Latam, com 10 minutos e sete segundos, pela Azul, com 11 minutos e dois segundos, e pela Avianca, com tempo de 12 minutos e 33 segundos.
Evolução da avaliação dos passageiros (Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes)Evolução da avaliação dos passageiros (Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes)
Evolução da avaliação dos passageiros (Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes)
Fonte: G1

Homem morre em motel da Bahia; suspeita é de que ele tenha tomado estimulante sexual


Vítima era de outra cidade e morreu dentro do estabelecimento

Um homem de 58 anos morreu dentro de um motel na cidade de Catu, cerca de 80 km de Salvador. De acordo com a delegacia local, ele estava acompanhado de uma mulher no estabelecimento, na noite de domingo (22), quando passou mal.
Segundo blogs locais, antes de ir ao motel, a vítima teria passado em uma farmácia e comprado um estimulante sexual. A polícia disse que a mulher não viu o homem ingerindo o medicamento e que o resultado da perícia no corpo ainda não foi entregue.
Ainda de acordo com a polícia, o homem morreu dentro do estabelecimento e não chegou a ser socorrido. Ele era natural da cidade de São Sebastião do Passé.

Fonte: R7

Bahia tem sete casos notificados de febre amarela, diz Ministério da Saúde

Já Sesab diz que confirma apenas três suspeitos em Teixeira de Freitas.
Mistério da Saúde diz que, além do caso confirmado, há 5 sob investigação.


Ministério da Saúde diz que há um caso confirmado de febre amarela na Bahia (Foto: Reprodução/ TV TEM)


O Ministério da Saúde divulgou na noite desta segunda-feira (23) que o estado da Bahia teve sete casos de febre amarela notificados. Desses, um foi descartado e os outros seis seguem sob investigação.
(ATUALIZAÇÃO: o Ministério da Saúde alterou o dado divulgado na segunda-feira (23) e disse ao G1 que houve um erro de digitação no boletim disponível no portal do órgão e não houve nenhum caso confirmado da doença na Bahia. A informação foi retificada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (24). A matéria foi alterada às 13h15 do horário de Brasília)
Já a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que tem registro de apenas  três casos de suspeita da doença, na cidade de Teixeira de Freitas, localizada no sul do estado.
Ainda no balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, consta que não há registro de mortes na Bahia, e que os casos foram notificados em três municípios, entretanto eles não disseram quais. O Ministério destacou que enviou à Bahia 400 mil doses extras para vacinação preventiva da população na área recomendada.
Vacinas contra a febre amarela aumentaram de 15 para 100, por dia (Foto: Divulgação / Ascom Campos)Vacinação contra a febre amarela foi ampliada na
Bahia (Foto: Divulgação / Ascom
Campos)
Prevenção
A Sesab ampliou a vacinação contra febre amarela no extremo sul da Bahia e Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. De acordo com a Sesab, considerando a situação epidemiológica da doença no país, com a ocorrência recente de óbitos em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, incluindo regiões que fazem divisa com a Bahia, é necessário reforçar ações de monitoramento, vigilância e controle da doença e intensificando a imunização.
A Sesab informou que, além da vacinação da população dos municípios baianos que fazem limite com municípios mineiros, o órgão solicitou ao Ministério da Saúde a ampliação da imunização para cidades com elevada circulação de pessoas oriundas de Minas Gerais, devido ao acesso a toda região litorânea, sobretudo no verão.
As cidades do extremo sul com recomendação de imunização são: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.
A Sesab também informou que foi incluído na recomendação o reforço vacinal para o município de Vitória da Conquista. A cidade é um importante eixo rodoviário ligado com o norte e nordeste de Minas Gerais, onde estão localizados os municípios com ocorrência de casos e óbitos por febre amarela. A população de Vitória da Conquista chegou a reclamar sobre a falta de vacina contra a doença na região.
Segundo a secretaria, embora o fluxo rodoviário não seja uma indicação para vacinação da população, pela intensidade migratória diária e pelas fortes relações de saúde entre as duas regiões, Vitória da Conquista foi incluída na lista das cidades com indicativo de intensificação vacinal seletiva.
De acordo com a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Ita de Cácia Aguiar, a vacina deve ser tomada por crianças a partir dos nove meses e pelos adultos que ainda não estão imunizados. Já para as pessoas acima dos 60 anos e para os imunodeprimidos, como os transplantados, a vacinação deve ser feita apenas com recomendação médica.
Os demais municípios que deverão vacinar 100% da população são: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jaborandi, Luiz Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Xique-Xique.

Cidades baianas são as mais inadimplentes do país



Uma pesquisa do Banco Central, revelou que a população do norte da região metropolitana de Salvador, possui o maior índice de inadimplência no credito pessoal e financiamento de veículos e o segundo pior índice de atrasos no cartão de crédito de todo país. Segundo os dados, pelo menos 16,1% dos empréstimos pessoais tomados na região estão em atraso quinzenal. O índice supera em quatro vezes o registrado no Lago Sul de Brasília, onde está o menor índice de atrasos do país. Os dados registrados revelaram que os clientes que vivem em locais com CEP iniciado em “43”, que compreende os municípios de Candeias, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho, são os que mais atrasam pagamentos no Brasil. (Bahia.Ba)

Doença misteriosa já impacta no turismo da Bahia


Maior operadora do segmento na América Latina, CVC registrou aumento no número de pacotes cancelados para o estado



A incidência de casos da doença misteriosa que tem atingido a Bahia, e que já se espalhou até o Ceará, tem impactado negativamente o turismo baiano. De acordo com informação da coluna “Satélite” do Correio, a CVC, maior operadora de turismo da América Latina, registrou um aumento considerável no número de pacotes de viagens cancelados para a Bahia nos últimos dias.
“Há uma preocupação crescente no setor, que vive sua pior fase em décadas. Ainda mais pela forma com a qual a Sesab (Secretaria de Saúde do Estado) vem agindo. A falta de respostas e as informações desencontradas sobre a origem da doença só faz aumentar o medo e espantar visitantes”, afirmou Paulo Gaudenzi, presidente da Salvador Destination, entidade voltada à captação de grandes eventos para a capital.
Após ter descartado a relação da enfermidade com o consumo de pescados, infectologistas apontam agora para uma possível relação com o parechovírus, parente da Hepatite A.

Fonte: http://bahia.ba/


Sátiro Dias recebe Delegacia Territorial totalmente reformada



Os moradores do município de Sátiro Dias, distante 250 quilômetros de Salvador, passaram a contar com mais comodidade ao utilizarem os serviços da Polícia Civil na cidade. Fruto do investimento de mais de R$ 300 mil, a unidade foi totalmente reformada e reinaugurada nesta sexta-feira (20), pelo subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira.

A unidade também passou a se chamar escrivão Luiz Carlos Oliveira Batista, profissional que dedicou mais de 25 anos a serviço da Polícia Civil no município. A homenagem foi anunciada durante a inauguração, causando comoção entre familiares que participaram do evento. “Ele sempre foi exemplo não apenas para a família, mas para o funcionalismo público em geral. É com muita emoção que agradecemos esta homenagem, mais do que justa”, afirmou a neta do escrivão, Maria Luyzza Batista.

De acordo com o subsecretário, a reestruturação das unidades no interior faz parte de uma série de iniciativas do Governo do Estado para dar melhores condições de trabalho aos policiais, bem como proporcionar mais conforto e agilidade à população. “Nos últimos dois anos, já entregamos 12 novas sedes de delegacias, além de inúmeras reformas. Essas ações estão sendo consideradas prioridade pelo governador Rui Costa”, afirmou Ary.

O delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito, participou da inauguração ao lado do comandante-geral da PM, Anselmo Brandão. Na oportunidade, o chefe da polícia judiciária fez a entrega de uma viatura, além de anunciar a chegada de um delegado que servirá exclusivamente ao município. 

Fonte: Secom



Acidente trágico em Alagoinhas mata seis. Pick-up e ônibus batem de frente











Todas as vítimas eram ocupantes da pick-up Saveiro, que bateu de frente no ônibus da Cidade Sol. Quatro das seis vítimas viajavam na carroceria do veículo. (Foto: WhatsApp/Reprodução)

Um grave acidente envolvendo uma pick-up Saveiro e um ônibus intermunicipal da empresa Cidade Sol resultou na morte de seis pessoas, em Alagoinhas. O acidente aconteceo no km 346 da BR-110, no distrito de Portões, na zona rural do município, na noite desta quinta-feira (19), por volta das 20h10.
Passageiros do ônibus revelaram que a Saveiro teria atravessado a pista e o motorista do ônibus ainda tentou desviar, mas não conseguiu evitar a colisão. O carro foi arrastado por alguns metros e todos ocupantes morreram na hora.
Segundo o site Alta Pressão, nenhum passageiro ficou ferido. Com o impacto, a frente da Saveiro ficou completamente destruída. Os corpos do motorista e do carona ficaram presos entre as ferragens. As outras vítimas que estavam na parte traseira do carro foram lançadas ao solo, um dos corpos ficou embaixo do pneu traseiro do ônibus.
O ônibus da Cidade Sol procedia de Salvador com destino a Alagoinhas. As vítimas foram identificados como Emerson dos Santos, Robson Souza Rabelo, Railton Pinheiro, Robson Da Paixão, Martins Souza dos Santos e Gabriel Lopes Chaves, moradores de Portões e Narandiba, próximo de onde ocorreu acidente. Além do SAMU, estiveram no local a viatura da PRF, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a equipe do Departamento de Polícia Técnica que removeu os corpos para o IML de Alagoinhas.
Informações do site Alta Pressão/Alagoinhas


Rui autoriza construção de policlínicas em Simões Filho e Alagoinhas



A construção de mais duas policlínicas - uma na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que será implantada em Simões Filho, e outra na região de Alagoinhas - foi autorizada pelo governador Rui Costa nestas segunda (16) e terça-feira (17), respectivamente. Os novos equipamentos devem atender mais de 1,7 milhão de baianos de 33 municípios baianos. Atualmente, quatro policlínicas regionais de saúde estão em construção e com obras aceleradas em Jequié, Teixeira de Freitas, Irecê e Guanambi. As policlínicas são resultado da formação de consórcios de saúde. “Estamos construindo um novo marco da saúde pública na Bahia, pensada, planejada e executada de forma coletiva, por cada região, garantindo qualidade de atendimento e rapidez a um custo mais baixo para os municípios”, defendeu Rui. Segundo ele, até o ano que vem mais de cinco milhões de baianos já estarão sendo atendidos em policlínicas regionais. A unidade em Simões Filho atenderá a 15 municípios da RMS, com exceção da capital, e será construída em um terreno na via marginal à BR-324. Já a policlínica em Alagoinhas abrangerá 18 municípios (cerca de 553,4 mil habitantes) e será erguida em um terreno atrás da Câmara de Vereadores.

Fonte: Bahia Notícias

Após um ano, Brasil aceita indicação de novo embaixador de Israel

Formado em Direito e Engenharia Civil, Yossi Shelly recebeu aprovação formal nesta terça; posto estava vago após divergências diplomáticas entre os dois países.




Sem um embaixador israelense no país há cerca de um ano, o Brasil aceitou a indicação do nome de Yossi Shelly para o posto, informou nesta terça-feira (17) o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Nascido em 1957 em Beer-Sheeva, Israel, Yossi Shelly é casado e tem dois filhos. Segundo a embaixada de Israel no Brasil, ele é formado em Direito e Engenharia Civil e já atuou em diversos conselhos corporativos privados, além de postos no governo israelense.
Normalmente, para evitar constrangimentos, a concessão do "agrément" (aprovação formal do embaixador no jargão diplomático) é feita de forma sigilosa e só é tornada pública quando há aprovação do pedido.
No final de setembro, a possível nomeação por parte de Israel de Sheli, um ativista condenado por falsidade ideológica, teria causado mal-estar entre os governos de ambos os países. Mesmo assim, o Brasil aceitou a nomeação.
"O governo brasileiro tem a satisfação de informar que concedeu agrément ao senhor Yossi Shelley como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Israel no Brasil. Brasil e Israel estabeleceram relações diplomáticas em 1949", diz a nota do Itamaraty.
O cargo de embaixador israelense no Brasil estava vago devido a divergências diplomáticas entre os dois países.
No ano passado, Israel desistiu de nomear Danny Dayan, defensor das colônias nos territórios na Cisjordânia, para ser seu representante máximo no Brasil, após uma disputa de vários meses que culminou na rejeição da indicação pelo Ministério das Relações Exteriores.
As divergências foram causadas por visões diplomáticas opostas. O Brasil reconheceu o Estado da Palestina em 2010 e, em 2014, o Itamaraty convocou para consultas seu embaixador em Israel para protestar pelo "uso desproporcional da força" durante a guerra na Faixa de Gaza, medida criticada por Israel.

Fonte: G1

Acidente mata pai e quatro filhos na BA e deixa carro irreconhecível; fotos

Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste do estado.
Informações foram divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).



Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste da Bahia (Foto: Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares)
Cinco pessoas morreram e pelos menos outras três ficaram feridas em um acidente envolvendo um carro de passeio e uma caminhonete na BR-020, próximo ao distrito de Roda Velha, entre os municípios de São Desidério e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A batida ocorreu na madrugada desta terça-feira (17). As vítimas foram um pai e quatro crianças que são filhas dele, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste da Bahia (Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga)Batida entre carro e caminhonete ocorreu na
BR-020, no oeste (Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga)
De acordo com o órgão de trânsito, o acidente ocorreu por volta das 0h30, na altura do km-150 da rodovia. Pai e filhos, de 4, 7, 9 e 11 anos, estavam no carro de passeio.
A suspeita inicial é de que o condutor tenha tentado fazer uma ultrapassagem quando colidiu frontalmente com a caminhonete, que seguia no sentido oposto. Ainda conforme a PRF, todas as crianças estavam no banco de trás do veículo e nenhuma usava cadeirinha.
Segundo a PRF, além do pai e dos quatro filhos, a mãe das crianças, de 32 anos, também estava no carro e ficou ferida. A mulher foi socorrida e encaminhada para uma unidade de saúde de Luís Eduardo Magalhães por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não há informações sobre o estado de saúde dela.
A família tinha saído da cidade baiana de Miguel Calmon e seguia para Planaltina, no Distrito Federal. Os demais feridos, que não tiveram identidade divulgda, estavam na caminonete, segundo a polícia. O estado de saúde deles também não foi divulgado. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras.
Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste da Bahia (Foto: Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares)Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste da Bahia (Foto: Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares)
Carro onde família estava ficou destruído em acidente na Bahia (Foto: Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares)Carro onde família estava ficou destruído em acidente na Bahia (Foto: Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares)
Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste da Bahia (Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga)Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste da Bahia (Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga)
Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste da Bahia (Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga)Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste da Bahia (Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga)
Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste da Bahia (Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga)Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste da Bahia (Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga)
Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste da Bahia (Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga)Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste da Bahia (Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga)
Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste da Bahia (Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga)Batida entre carro e caminhonete ocorreu na BR-020, no oeste da Bahia (Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga)
Fonte: G1

Consórcio apresenta projeto de duplicação da BR-101 ao prefeito Joaquim Neto em Alagoinhas


O prefeito Joaquim Neto recebeu a visita nesta quarta-feira (11) dos representantes da Torc Engenharia, empresa líder do consórcio responsável pela obra de duplicação da BR-101 na Bahia.

Na oportunidade, a empresa informou que a obra está orçada em R$ 500 milhões, abrangendo um trecho de 80 quilômetros envolvendo sete municípios do Nordeste Baiano – Entre Rios, Aramari, Alagoinhas, Pedrão, Teodoro Sampaio, Coração de Maria e Conceição do Jacuípe – e será iniciada ainda no mês de janeiro.

“A duplicação da BR-101 é uma obra de suma importância para atrair investimentos e gerar emprego e renda para Alagoinhas”, defendeu Joaquim Neto.

A reunião contou também com a presença dos secretários José Edésio (SEGOV), Geraldo Melo (SECRI), André Luís Carvalho (SESIN) e Bruno Fagundes (SEDEA).

Fonte: SECOM Alagoinhas


Acidente próximo a Entre Rios entre 4 carretas e carro pequeno deixa 4 mortos



Um acidente no fim dessa manhã de domingo(15) na BR-101, entre Sítio do Meio e o Pesque-Pague, na altura do KM 78, Entre Rios, deixou pelo menos 4 mortos no local. 

O Acidente aconteceu numa descida e envolveu 4 carretas e um carro pequeno, modelo Gol Cinza, placa JRF 4810 de Utinga-Ba. Segundo relatos do local, no carro pequeno morreu 3 pessoas e numa carreta um outro morto. 

PRF e 3 viaturas do Samu estão no local acompanhando a situação. 

As causas do acidente ainda são incertas. Os nomes das vítimas até o fechamento da matéria não foram divulgados. 



Fonte: http://entreriosnoticias.com.br/

Ministério reconhece situação de emergência em Ribeira do Pombal



Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (12) uma portaria do Ministério da Integração Nacional reconhecendo a situação de emergência no município baiano de Ribeira do Pombal, localizado a cerca de 300 quilômetros de Salvador, por conta da estiagem que afeta a região. A portaria de reconhecimento federal tem vigência de 180 dias.
Com a situação de emergência reconhecida pelo governo federal, a administração municipal poderá ter acesso às ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, entre elas a Operação Carro-Pipa, que auxilia o governo municipal no fornecimento de água tratada para a população.
Além disso, o reconhecimento também possibilita ao município outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura, a aquisição de cestas básicas e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica.
De acordo com o secretário de Administração e Finanças de Ribeira do Pombal, Roberto Alcântara, a situação de emergência foi solicitada em 27 de dezembro de 2016. Ele conta que a cidade tem tido muitos prejuízos com a estiagem.
“Somos um dos maiores produtores de caju da Bahia, e em 2015 fomos o maior produtor de mel do país. Por conta da falta de chuvas, quase toda a safra de castanha de caju foi perdida e a produção de mel reduziu extremamente. Muitos apicultores migraram as colmeias para outras regiões. Além disso estamos tendo uma perda considerável do rebanho bovino. Toda nossa agricultura familiar está comprometida”, falou o secretário.

Fonte: G1


Prefeita Mariane Mercuri encontra “caos” administrativo em Cardeal da Silva



Além do coice, a queda.  Esse é um ditado popular, mas pode muito bem ser aplicado ao município de Cardeal da Silva. Quando assumiu, a nova prefeita, Mariane Mercuri, já suspeitava que iria encontrar muitas dificuldades, já que, nem mesmo informações básicas sobre as pastas foram passadas pela gestão anterior no período da transição.  “Pegamos um município afundado no caos, com acumulo de lixo pelas ruas, praças destruídas, ruas com iluminação precária, frota totalmente sucateada, escolas depredadas, posto médico sem funcionar, professores sem receber 1/3 de férias, falta de equipamentos nas repartições da prefeitura, obras inacabadas, precatórios a pagar, além da falta de documentos do município”, afirmou Mariane.
_DSC0182_DSC0205_DSC0224_DSC0229
Para completar, o governo federal sequestrou cerca de R$267 mil do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que seria creditado hoje, dia 10, em razão de compromissos financeiros não honrados pela administração anterior.A prefeita disse, ainda, que não tem conhecimento sobre outros débitos deixados pela administração anterior, motivo pelo qual, seria impossível estimar o total das dívidas. 

Fonte: http://newsinfoco.com.br/


Aramari: conta de água de fonte luminosa ultrapassa R$5 mil e dívidas com Embasa superam R$28 mil


A água usada na fonte luminosa da praça José Araújo Batista, em Aramari, não é reutilizada, contrariando as modernas técnicas de engenharia e sustentabilidade.
Os jatos de água que podem ser vistos na foto acima são bonitos. E caros: não há reutilização da água. A obra, inaugurada no segundo governo zecarlista, não conjuga beleza e economia, mas com desperdício de dinheiro público.
A nota fiscal (abaixo) da Embasa da praça José Araújo Batista, com vencimento no dia 10 de fevereiro, é de mais de R$5 mil.
No mês de novembro, a conta de água da praça foi de R$2.633,93 (ver nota fiscal abaixo). O valor a ser pago em fevereiro praticamente dobrou e a administração do prefeito Fidel Dantas terá que arcar com mais este absurdo praticado no governo anterior, que supostamente abriu as “comportas” (nada comportadas e “com gosto de gás”) para prejudicar a gestão atual.
Outras dívidas com a empresa fornecedora de água superam R$28 mil (ver abaixo), demonstrando que o governo anterior não atuava no sentido de gerar economia para o município.
Nunca deve ter ouvido falar em economicidade, palavra que não constava no dicionário do ex-prefeito José Carlos Alves Nascimento.

Fonte: http://www.alagoinhashoje.com/

Itapicuru tem situação de emergência reconhecida por Ministério da Integração




O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 11 municípios, um deles baiano, nesta terça-feira (3). Entre os estados citados estão, Alagoas, Minas Gerais, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Sul. A medida irá garantir o acesso das prefeituras às ações de apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). 
 As ações abrangem socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas. As portarias foram publicadas nesta terça-feira (3) no Diário Oficial da União e as resoluções têm vigência de 180 dias. Na Bahia o município reconhecido na Portaria foi Itapicuru, em situação de estiagem.

Fonte: http://www.portaltobiense.com.br/


Inaugurada há 9 dias, UPA de Serrinha é fechada por tempo indeterminado



O prefeito de Serrinha, Adriano Lima (PMDB), decretou por tempo indeterminado a suspensão do funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da cidade. Segundo o gestor, embora tenha sido inaugurada no dia 28 de dezembro e equipada com recursos do Governo do Estado, no valor de R$ 200 mil, a unidade não tem condições de funcionar [veja decreto abaixo].

O prefeito justifica a decisão alegando que a comissão técnica de fiscalização da unidade de saúde apontou a inviabilidade da continuidade dos atendimentos em razão da ausência de sustentação técnica, financeira, equipamentos essenciais e inviabilidade de reestruturação.

A comissão de fiscalização também verificou a necessidade urgente de reparos estruturais e intervenção na rede elétrica da unidade. Ainda segundo o prefeito, a Unidade de Pronto Atendimento não dispõe de alvará de localização nem certificado de conclusão da obra.

A UPA foi implantada no bairro Cidade Nova e tem capacidade para 300 atendimentos por dia. Possui salas de observação masculina, feminina e pediátrica, consultórios médicos, sala de vacinação e equipamento de raio X. Foram fornecidos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) dois carros para transporte de material, dois monitores multiparâmetros, oito biombos hospitalares e outros equipamentos. 

De acordo com a Sesab, há 16 unidades de Pronto Atendimento sem funcionamento no interior do estado: Rio Real, Araci, Santo Antônio de Jesus, Macaúbas, Monte Santo, Morro do Chapéu, Jaguaquara, Gandu, Conceição do Coité, Itabuna, Esplanada, Eunápolis, Itamaraju, Brumado, Euclides da Cunha, Livramento de Nossa Senhora.

UPA foi inaugurada no dia 28 de dezembro de 2016
Decreto do prefeito Adriano Lima suspendeu funcionamento da UPA por tempo indeterminado

Fonte: 
http://www.cleristonsilva.com.br/

Operação Rio Real em Paz desarticula quadrilha de traficantes



A operação Rio Real em Paz cumpriu 10 mandados de busca e apreensão nessa quinta-feira (5), na cidade. Deflagrada pela 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Alagoinhas), a ação tinha o objetivo de desarticular uma quadrilha de tráfico de drogas, identificada como autora de vários homicídios no município. Com a operação, dois homens foram presos em flagrante. Evanildo da Conceição Santos, 39, e Edcrinilson dos Santos Cruz, 22, foram detidos com uma espingarda, um simulacro de arma de fogo, uma motocicleta sem chassi, uma porção, sementes e pés de maconha. Titular da Delegacia Técnica de Rio Real, o delegado Jobson Marques afirmou que todo o material apreendido será encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os traficantes presos ficarão custodiados na carceragem da unidade policial.

Fonte: Bahia Notícias


Joaquim Neto exonera comissionados do governo anterior e empossa secretários



Em seu primeiro decreto como prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto (DEM) exonerou nesta segunda-feira (02) todos os cargos comissionados do governo anterior. A relação completa pode ser acessada pelo Diário Oficial Eletrônico no site www.doem.org.br/ba/alagoinhas.
Também por decreto, o prefeito deu posse a grande parte do primeiro escalão do seu governo. Foram empossados: James Gautério Juliano para a Procuradoria Geral do Município, Kátia Regina Souza de Almeida para a Controladoria Geral, José Geraldo Reis de Melo para a Secretaria de Relações Institucionais (que posteriormente irá se chamar Secretaria de Coordenação e Gestão), José Edésio Cardoso Silva para a Secretaria de Governo, Jean Ander Martins Santos Silva para a Secretaria de Administração, José Falcón Lopes para a Secretaria de Comunicação, Harnoldo Silva Azi para a Secretaria de Serviços Públicos, Bruno de Melo Fagundes para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, André Luís Carvalho Santos para a Secretaria de Infraestrutura e Planejamento Urbano, e David Correia Ribeiro para a Ouvidoria.
Os titulares da Educação e da SMTT aguardam liberação dos seus respectivos órgãos no Estado. Já os titulares das secretarias da Fazenda e do Planejamento aguardam liberação da Prefeitura de Salvador e o titular da Saúde aguarda liberação da Prefeitura de Feira de Santana.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Alagoinhas – Foto: Roberto Fonseca


Joaquim Neto defende progresso com sustentabilidade para Alagoinhas

PREFEITO DE ALAGOINHAS JOAQUIM NETO
A Câmara Municipal de Alagoinhas ficou pequena na noite deste domingo (01) para receber o público presente à Sessão Solene de Posse do prefeito Joaquim Neto, da vice-prefeita Iracy Gama e dos vereadores eleitos no último pleito.Em seu discurso de posse (segue em anexo na íntegra), Joaquim Neto defendeu “progresso, nformaçõessim, mas com sustentabilidade” e afirmou que sua gestão será pautada pelos princípios da seriedade, dignidade, transparência e honradez e disse que seu secretariado está pronto para servir a Alagoinhas em todas as áreas, “mas a saúde e educação terão um cuidado todo especial como o momento requer.Ele lembrou que “o juramento que acabamos de fazer será testado nas ações do dia a dia. Neste dia a dia, estaremos inteiros para Alagoinhas, sem qualquer discriminação, de tom partidário ou religioso ou racial ou social”.O prefeito destacou o apoio e a colaboração do deputado federal Paulo Azi (DEM), “representante da nossa terra no Congresso Nacional”, e a simpatia dos prefeitos ACM Neto de Salvador e José Ronaldo de Feira de Santana, ambos do seu partido, o Democratas, “que serão bons parceiros, nos ajudando com a experiência que já têm no governo das duas maiores cidades do nosso Estado”.Aos vereadores empossados, Joaquim Neto desejou uma boa legislatura e que desempenhem com destemor a nobre tarefa confiada a eles pelo povo de Alagoinhas.Ao final do seu discurso, o prefeito conclamou a todos que esqueçam as mágoas do último pleito: “A disputa política pela Prefeitura e pela Câmara faz parte do passado e o que todos queriam – tenho absoluta certeza – era contribuir com a nossa cidade”.

Informações: Política Livre

VEJA MAIS FOTOS





Blog Se Liga na Informação - Aqui você fica bem Informado!!!



Alagoinhas: prefeito adquire quadro, não paga e artista retira obra do gabinete



Um artista plástico da cidade de Alagoinhas, no nordeste baiano, tomou uma medida drástica, após o prefeito Paulo Cezar Simões (PDT) não pagar por uma obra adquirida. As informações foram divulgadas pelo site Gazeta dos Municípios.
Segundo a reportagem, o quadro do artista que não teve o nome revelado, ficou exposto durante três anos no gabinete. “Homem de pouca cultura, esperar de Paulo Cezar o pagamento por uma arte é querer demais”, disse um político local ao site.
O artista esperava pelo pagamento e por diversas vezes esteve na prefeitura, mas não teve qualquer retorno.  Após diversas tentativas de conversas, ele foi ao gabinete do prefeito, retirou a obra da parede e a levou para casa, revela a reportagem. 
O artista é responsável por retratar pessoas e paisagens de Alagoinhas, sendo um dos mais conhecidos da cidade e da Bahia.


RUI DESTINA R$ 40 MILHÕES PARA ÚLTIMA ETAPA DE IMPLANTAÇÃO DA RODOVIA QUE LIGARÁ ALAGOINHAS À LINHA VERDE



O governador Rui Costa assegurou ontem (16), por meio de decreto financeiro publicado no Diário Oficial do Estado, R$ 40 milhões de reais para a construção da última etapa da Rodovia Alagoinhas / Linha Verde, trecho da BA-504 entre o município de Itanagra e o litoral baiano. Os recursos são oriundos de empréstimo de R$ 600 milhões, contraído pelo governo da Bahia para realizar investimentos de infraestrutura no estado.
A notícia foi divulgada e comemorada pelo deputado estadual Joseildo Ramos (PT), que vem lutando pela obra desde o início do governo Wagner, quando esteve ao lado do governador Rui Costa, então secretário de Relações Institucionais, coordenando o projeto. “ O governo está transformando um grande sonho de 50 anos em realidade. É uma obra de envergadura que integra o semiárido ao litoral e irá transformar os municípios em seu entorno”, afirmou o deputado.
As duas primeiras etapas dessa integração foram realizadas pelo governador Jaques Wagner com a recuperação da estrada entre Alagoinhas e Araçás e a implantação do trecho de Araçás e Itanagra, que vivia sob completo isolamento rodoviário. Com recursos garantidos e projeto executivo pronto, a licitação da obra deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2017.


Salvador tem 22 casos de doença misteriosa que causa urina preta

Casos foram computados na capital baiana até a segunda-feira (19).
Ainda não há informações de outras cidades da Bahia.



A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) informou que já foram notificados, até a segunda-feira (19), 22 casos da doença ainda não identificada, que provoca dor muscular intensa e urina preta. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (20) pelo órgão, que acompanha os casos. 
O último boletim da secretaria, na segunda-feira, informou 19 casos notificados da doença. Ainda não há informações de outras cidades da Bahia onde existam registros de casos. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) também se posicionou sobre o caso e divulgou um alerta epidemiológico para que os profissionais de saúde fiquem atentos e notifiquem os casos da doença. Conforme a Sesab, todos os pacientes notificados residem na capital baiana, sendo que 14 relataram o consumo de peixe, enquanto oito não se recordam ou não consumiram peixe.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Estado informou que está em curso um processo de investigação que reúne profissionais da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e ambiental, assim como os técnicos do Laboratório Central do Estado (Lacen).

A Sesab alerta que a população deve procurar imediatamente uma unidade de saúde caso apresente os sintomas como dor muscular intensa, de início súbito, acometendo, principalmente, a região cervical (pescoço), ombros, costas, coxas ou panturrilhas. Todas as unidades de urgência e emergência estão orientadas a notificar imediatamente os casos suspeitos de mialgia aguda, o que possibilita acelerar o processo de investigação.
Pesquisa
O laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenado pelo professor Gúbio Soares, já analisou amostras de urina, fezes e sangue de quatro pacientes que apresentaram os sintomas, como fortes dores que começam no pescoço e nas costas, e que em 24 horas se espalham para braços e pernas.
A suspeita levantada pelas pesquisas é que a doença seja causada elo enterovirus tipo "b" ou pelo parechovirus humano. Os dois provocam mialgia, que são as dores musculares. De acordo com o pesquisador, a suspeita maior é que parechovirus seja o responsável pelo surto, já que as dores provocadas por ele são mais fortes. Nos últimos 10 anos, na França e no Japão, foram registradas contaminações de pelo menos 60 pessoas que sentiram dores provocadas pelo parechovirus.
A forma de transmissão pode ser pelo ar ou pelas fezes de pessoas contaminadas, que são espalhadas no mar. Alguns dos pacientes estiveram em Guarajuba, no Litoral Norte da Bahia, antes de apresentarem os sintomas. A contaminação pela ingestão de peixes não foi descartada.
"Se em Guarajuba os esgotos estão sendo jogados no mar, esse mar provavelmente vai estar contaminado. Tudo isso abre um leque de investigação e uma oportunidade de se estudar", explicou.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que apesar de serem resonsáveis pela avaliação da qualidade da água no Litoral Norte, o assunto está a cargo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que disse que o caso está sendo investigado. Já a Embasa disse que o esgoto da região é devidamente tratado e destinado ao Rio Pojuca, que desemboca no mar, entre as praias de Guarajuba e Praia do Forte.
O infectologista Antônio Bandeira já havia apontado que a enfermidade pode ser causada por um vírus ou por uma toxina presente em peixes de água salgada, por conta de relatos de pacientes que apresentaram sintomas. Em um dos casos mais graves na Bahia, a doença chegou a causar insuficiência renal.

Fonte: G1

Zonas rurais de 133 municípios baianos terão energia elétrica em 2017



Cerca de 15 milhões de baianos ainda não receberam energia elétrica em suas casas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). A expectativa do estado para 2017, é de que moradores da zona rural de 133 cidades sejam beneficiados com o programa Luz Para Todos. Entre os municípios definidos para a primeira etapa estão Barra (Vale do São Francisco), Euclides da Cunha, Monte Santo, Serrinha (nordeste), Feira de Santana (centro norte), Ilhéus (sul), São Miguel das Matas, Milagres (centro sul) e Vitória da Conquista (sudoeste). Os critérios que definiram quais as primeiras cidades a receber energia elétrica no campo foram: presença de escolas, assentamentos, quilombolas, aldeias indígenas, irrigação e também ser uma área produtiva.
Luz para Todos – O programa, que começou a ser implantando em 2004, já atendeu a 578 mil domicílios com investimento aproximado de R$ 4 bilhões. A Bahia, por ser um dos estados com maior extensão territorial, também possui a maior população rural, com 4,2 milhões de habitantes. A estimativa é de fornecer energia elétrica para todos os baianos até 2021.

Fonte: Voz da Bahia

Prefeito de Cabrália tem contas de 2015 rejeitadas pelo TCM



As contas do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Jorge Monteiro Pontes (PT), relativas ao exercício de 2015, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, em sessão realizada nesta terça-feira (20). O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, multou o gestor em R$52.200,00, que corresponde a 30% dos seus subsídios anuais, pela não redução da despesa total com pessoal e em R$10 mil, por falhas contidas no relatório técnico. A despesa total com pessoal representou 61,74% da receita corrente líquida do município, superando o limite máximo permitido de 54%, comprometendo o mérito das contas. O parecer ainda registrou a ausência de recolhimento de multas da responsabilidade do prefeito, a baixa da dívida ativa sem respaldo documental e a ausência de cobrança ou regularização de contas de responsabilidade. Cabe recurso da decisão.

Fonte: Voz da Bahia


Olindina: mulher é presa em assentamento de ciganos com arma e veículos



Uma mulher identificada como Fátima Barreto dos Santos, de 43 anos, foi presa nesta terça-feira (20), em um assentamento de ciganos, na cidade de Olindina, nordeste do estado, após ser flagrada com um revólver calibre 38, três veículos com restrição judicial, um deles com adulteração de sinal identificador, a quantia de R$ 12,8 mil, vários cheques e notas promissórias. A ação se deu por mandado judicial expedido pela Comarca da cidade a fim de reprimir os crimes contra o patrimônio, venda de armas e drogas, roubos e furtos de veículos, além de extorsão e agiotagem. Equipes da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Alagoinhas, e da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deram apoio à ação.

Fonte: Voz da Bahia

Doença misteriosa já atinge 18 pessoas na Bahia


O número de pessoas que apresentam os sintomas de uma doença ainda não identificada que está assustando os baianos subiu para 18, de acordo com balanço da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).  O órgão informou que mais sete casos foram detectados. A doença provoca fortes dores musculares e deixa a urina preta. Os primeiros casos da doença foram atendidos em Salvador entre os dias 02 e 10 de dezembro.
As investigações estão sendo feitas pela Sesab, pela Fundação Oswaldo Cruz e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), à cargo do professor e pesquisador Gúbio Soares, que analisa algumas amostras de material colhido. Somente na próxima semana o resultado da pesquisa pode ser divulgado.
Ao Estadão, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Isabel Guimarães, explicou que os sanitaristas estão realizando um levantamento aprofundado sobre os pacientes para detectar pontos comuns que possam indicar a origem do problema.
Até então, a única coincidência é a ingestão do peixe olho-de-boi, ou arabaiana, na maioria dos casos adquirido em praias do litoral norte da Bahia. Os sintomas começaram a surgir horas após os pacientes terem comido o peixe.
Inicialmente, a Sesab pensou se tratar de uma doença transmitida por gotículas, já que os primeiros pacientes pertenciam a uma mesma família, e o quadro clínico apresentado é compatível com uma variante da Síndrome de Mialgia Epidêmica, também conhecida como Doença de Bornholm.
Enquanto os especialistas tentam detectar o que está provocando o problema, o presidente da Associação de Pescadores de Guarajuba e Monte Gordo, Raimundo da Cruz, diz que vendedores ambulantes da região estariam comercializando pescado misturado com formol. O objetivo é tentar passar um peixe, nem sempre pescado na hora, como fresco, além de enganar os turistas sobre a espécie do pescado. "Eles oferecem um tipo, como se fosse outro, o turista acaba comprando gato por lebre", diz ele.

Fonte: Bocão News



Amélia Rodrigues: Quadrilha explode banco e deixa caixas e teto destruídos



Uma agência bancária de Amélia Rodrigues, na região de Feira de Santana, foi explodida na madrugada desta terça-feira (6). Conforme a Polícia, a ação ocorreu por volta das 2h e danificou a agência da Caixa Econômica, situada no centro da cidade. Com as explosões, os caixas eletrônicos ficaram destruídos e parte do teto desabou. Segundo o G1, a polícia não informou detalhes sobre os criminosos. Também não há informação de quantia roubada. As buscas continuam na região.

Fonte: Bahia Notícias



Santa Brígida e Olindina têm estiagem reconhecida por União



As cidades baianas de Olindina, no agreste, e Santa Brígida, no nordeste do estado, tiveram os decretos de emergência por estiagem reconhecidos pela União nesta terça-feira (6). Em Santa Brígida, cidade da região de Paulo Afonso, 66,2% da população é afetada, enquanto que em Olindina 48,7% dos moradores sofrem com a falta de água. Ao Bahia Notícias, o prefeito Carlos Clériston Santana Gomes (PT), disse que espera auxílio financeiro, além dos previstos carros-pipa, para diminuir perdas no rebanho de bovinos e na safra de produtos, como feijão, milho e mandioca. “A gente precisa de água, principalmente para os animais, como também apoio financeiro. Praticamente 50% do gado já foi perdido, e a safra tá (sic) prejudicada. Sem falar que nesse época do ano aumenta a demanda por água”, relatou Clériston Gomes, conhecido como “Gordo de Raimundo”, ao BN. Através do reconhecimento da emergência das cidades pela União, os municípios podem solicitar acesso a benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura com o Banco do Brasil, aquisição de cestas básicas no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nos locais afetados.

Fonte: Bahia Notícias


ACM Neto e José Ronaldo trocarão experiências com prefeitos eleitos na Bahia



Reeleitos em 2016, o prefeito de Salvador, ACM Neto e o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, abrirão o Seminário de Prefeitos Eleitos da Bahia, evento que contará com a participação de prefeitos eleitos no estado para o mandato 2017-2020. Na oportunidade, o deputado federal João Gualberto falará sobre as medidas que devem ser adotadas nos 100 primeiros dias de governo. 
O seminário será realizado em Salvador na próxima segunda-feira (5), a partir das 9h, no Hotel Fiesta (Salão Lotus). O encontro terá como temas prioritários a educação, a saúde e os desafios econômicos para 2017, além de uma análise sobre a atual conjuntura do país, considerado os próximos anos nas gestões municipais.
O evento ainda contará com a presença do diretor do departamento de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica, Álvaro Cesar Lourenço, o secretário da Fazenda do Paraná, Mauro Ricardo, o secretário de Saúde de Salvador, José Antonio Rodrigues, o ex-secretário de Educação de Salvador, Guilherme Bellintani, e o chefe da Casa Civil da Prefeitura, Luiz Carreira, também estarão presentes. 
Durante o seminário serão discutidos também temas de interesse dos gestores e de suas cidades, como transição de governo, medidas de gestão fiscal, planejamento estratégico, parcerias com a iniciativa privada, meio ambiente e sustentabilidade, desenvolvimento econômico local, entre outros, além da troca de ideias para uma administração de resultados e compromissos com a sociedade. 
O credenciamento do evento será gratuito e realizado no local. confira abaixo a programação:
9h – Abertura - Prefeito ACM Neto e Prefeito Jose Ronaldo
10h - Transição de Governos Municipais e Medidas de Gestão Fiscais – Mauro Ricardo
11h – Gestão Publica – João Gualberto
12h – Intervalo – Almoço
14h – Programas Federais – Álvaro Cesar Lourenço
15h – Saúde – Jose Antonio Rodrigues
16h – Educação – Guilherme Bellintani
17h – Planejamento Estratégico - Luiz Carreira
18h – Encerramento

Fonte: Bocão News


Sátiro Dias-BA: Prefeito eleito Marivaldo Alves tem contas de campanha rejeitadas pela justiça eleitoral


O prefeito eleito de Sátiro Dias(BA) Marivaldo da Cruz Alves (DEM), da coligação UM NOVO JEITO DE GOVERNAR, teve as prestações das contas de campanha desaprovadas pela Justiça Eleitoral. A publicação sobre a rejeição das contas está publicada no mural do Fórum Eleitoral de Inhambupe/BA. 

Segundo a decisão do juiz Dr.  Leonardo Carvalho Tenório de Albuquerque, responsável pela 44ª zona eleitoral e julgamento das prestações de contas, o prefeito do DEM cometeu irregularidades como: omissão de receitas e gastos eleitorais.

Para piorar a situação e arrocha ainda mais o nó, o atual prefeito a Pedrito Cruz(PSL), após coletar e analisar minuciosamente dezenas de provas de irregularidades, foi aconselhado pelo seu advogado a entrar com uma ação contra seu adversário. 

"DESAPROVAÇÃO NÃO PREJUDICA DIPLOMAÇÃO, MAS PODE LEVAR A CASSAÇÃO".

Mesmo com a desaprovação de contas pela Justiça Eleitoral, não há impedimento para diplomação do prefeito eleito. Em caso de desaprovação das contas, de imediato, não há uma consequência para o candidato que poderá ser diplomado. O candidato diplomado com suas contas desaprovadas vai responder a ação judicial que poderá ensejar na cassação e perda do seu mandato de acordo com a legislação eleitoral.

O artigo 30 aponta que qualquer partido político ou coligação poderá representar à Justiça Eleitoral, no prazo de 15 (quinze) dias da diplomação, relatando fatos e indicando provas, e pedir a abertura de investigação judicial para apurar condutas em desacordo com as normas desta Lei, relativas à arrecadação e gastos de recursos. (Redação dada pela Lei nº 12.034, de 2009). 

A decisão da desaprovação não evita a diplomação já marcada para o próximo dia (06/12) e posse do candidato, previsto para dia 01 de janeiro respectivamente, todavia, será aberta uma Ação pelo Ministério Público Eleitoral com pedido de Cassação do Diploma do prefeito eleito. Grupo político liderado por Pedrito Cruz, torce para que ocorra novas eleições, onde até lá o município poderá ser conduzido interinamente novamente pelo Presidente da Câmara de Vereadores. O clima esquenta ainda mais a briga pela Presidência do Legislativo Municipal.

Quais as Consequências da Desaprovação De Contas Eleitorais?
A decisão que julgar as contas eleitorais como não prestadas acarreta:
  1. Ao candidato ou candidata: o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral até o final da legislatura, persistindo os efeitos da restrição após esse período até a efetiva apresentação das contas;
  2. Ao partido político: perda do direito ao recebimento da cota do Fundo Partidário.
Desaprovadas as contas, a Justiça Eleitoral remeterá cópia de todo o processo ao Ministério Público Eleitoral.
Em outros termos, os recursos financeiros não contabilizados e não declarados aos órgãos de fiscalização competentes, refere-se ao “caixa dois” 
De acordo com o Cartório Eleitoral da 44ª ZE de Inhambupe, os candidatos eleitos que tiveram suas contas reprovadas poderão recorrer da decisão. Mesmo com as contas reprovadas, os eleitos podem ser diplomados normalmente, a não ser que o MP entre com recurso pedindo a não expedição do diploma e a Justiça acolha o pedido. (CL)
O candidato, Marivaldo, que disputou o cargo de prefeito de Sátiro Dias/BA inicialmente declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio R$ 22 mil, após parecer do MP que pediu a rejeição de contas, houve alteração para R$ 682 mil.

Fonte: http://www.carlinosouza.com.br/


Ladrão é encontrado morto e comparsa amarrado por populares após cometerem assaltos na zona rural de Biritinga



Adailton Souza dos Santos, de 28 anos, acusado de roubo, foi encontrado morto na manhã deste domingo (27), na zona rural de Biritinga, após ser linchado e alvejado por populares. Segundo a Polícia Militar, ele e um comparsa, identificado como Jonilton Lima Sacramento, 24 anos, estavam praticando assaltos na região. Na noite de sábado (26), conforme a PM, a dupla, que estava armada, assaltou um bar no povoado de Serra Branca. Eles deram coronhadas no dono do estabelecimento e fugiram levando R$ 200, além do aparelho celular de um cliente.
Na manhã de domingo, depois de assaltarem um açougue na mesma localidade, os acusados foram linchados por moradores e alvejados com disparos de arma de fogo.
whatsapp-image-2016-11-27-at-19-24-09
Adailton foi encontrado morto após cometer assaltos na zona rural de Biritinga | Foto: Renny Maia/ Notícias de Santaluz
Adailton foi atingido no joelho e, mesmo ferido, conseguiu fugir a pé, mas foi encontrado morto a cerca de sete quilômetros do local, enquanto Jonilton foi espancado e amarrado por populares, que o entregou à PM.
De acordo com a polícia, a dupla estava em uma motocicleta que havia sido roubada por eles na sexta-feira (25), na comunidade de Maracujá, zona rural do município de Água Fria. Segundo a polícia, os acusados roubaram outra moto e abandonaram a primeira. Jonilton foi socorrido pelos policiais militares e em seguida encaminhado juntamente com uma das motos para o plantão central da Polícia Civil na cidade de Serrinha. 

Fonte: http://noticiasdesantaluz.com.br/



Bahia é líder em número de desempregados no Brasil



A Bahia atingiu no terceiro trimestre do ano (julho a setembro) a marca de 15,9% de desempregados. Com isto, passou a liderar (mais uma vez) o ranking de desocupação entre os estados brasileiros. Só que desta vez atingindo um percentual inédito na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), metodologia iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).O órgão divulgou ontem os dados mais recentes do estudo. O recorde anterior, 15,8%, foi registrado pelo Amapá. De acordo com o levantamento, a Bahia possui 1,151 milhão de desempregados – 22 mil a mais do que valor registrado no trimestre anterior, entre os meses de abril a junho.A Pnad Contínua também coloca a Bahia como o estado que possui a maior taxa de subutilização da força de trabalho do país, 34,1% da sua população. O indicador é composto pelo conjunto de pessoas desempregadas, subocupadas ou inativas, mas com potencial para trabalhar (a chamada força de trabalho potencial).Segundo o supervisor de Disseminação de Informações do IBGE, André Urpia, o conceito de subocupação é um detalhamento das pessoas que estão ocupadas com um viés relacionado à carga horária.“Diz respeito às pessoas que trabalham menos de 40 horas, gostariam de trabalhar mais horas e estão disponíveis para isso. Ou seja, significa que daquele trabalhador não está sendo aproveitada toda a capacidade de horas que ele poderia ofertar”. Urpia esclarece que o indicador de força de trabalho em potencial diz respeito às pessoas que não buscaram trabalho no período em questão, mas gostariam de encontrar emprego e estavam disponíveis para trabalhar.
Correio*

Nenhum comentário:

Postar um comentário