O que foi a Guerra Fria? - Se Liga na Informação





O que foi a Guerra Fria?

Compartilhar isso

Guerra Fria, nome que se à disputa entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS) pelo domínio geopolítico global, durou basicamente de 1945 (ano do fim da Segunda Guerra Mundial) até 1991 (ano em que a URSS se desmembrou em 15 países diferentes, sendo o maior deles a Rússia).


O nome "Guerra Fria" é porque, apesar de os dois lados se considerarem inimigos ou rivais, eles nunca chegaram a entrar em guerra diretamente um contra o outro. Era uma "guerra" dissimulada, que abrangeu várias dimensões além da militar.




O início da Guerra Fria




Durante a Segunda Guerra Mundial, EUA e URSS faziam parte do mesmo bloco, o dos Aliados, que derrotou as forças do Eixo (o grupo formado por Alemanha, Japão e Itália).



Em 1945, quando a Alemanha foi derrotada, os territórios libertados na Europa foram colocados sob liderança das duas potências: a URSS passou a dominar os países da Europa Oriental: Alemanha Oriental (a Alemanha foi dividida em duas no final da guerra), Polônia, Hungria, Tchecoslováquia, Romênia, Bulgária, Albânia e Iugoslávia, que adotaram o modelo socialista de economia, que vigorava na URSS desde a consolidação da Revolução Russa. Enquanto isso, os EUA despontavam na liderança com influência sobre a Europa Ocidental, formada por diversas nações, com destaque para Reino Unido, França, Bélgica, Dinamarca, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega e Portugal (os primeiros membros da aliança militar formada em 1949).



Esses blocos, o socialista e o capitalista, mais tarde se agruparam em alianças militares formais: o Pacto de Varsóvia (formado pela URSS e seus países-satélite do Leste Europeu) e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, NATO na sigla em inglês), formada por EUA, Canadá e os países da Europa Ocidental citados acima, além da Alemanha Ocidental. Grécia, Turquia e Espanha, que entraram mais tarde.



Logo após o fim da guerra, já ficou claro que EUA e URSS iriam competir pelo domínio geopolítico do mundo. Já na partilha dos territórios conquistados na Alemanha, houve atrito entre as duas potências. Não só a Alemanha foi divida em duas: a própria capital do país, Berlim, foi rasgada em duas, ficando Berlim Ocidental sob domínio dos EUA, Reino Unido e França e Berlim Oriental controlada pelos soviéticos. Em 1961, foi construído o famoso Muro de Berlim dividindo as duas cidades. O Muro de Berlim tornou-se o símbolo da Guerra Fria e da divisão do mundo em dois blocos rivais. Só foi derrubado em 1989, no episódio que marcou a reunificação da Alemanha e o início do fim do bloco socialista.





Como os dois lados da Guerra Fria eram muito poderosos (principalmente a partir da década de 50, quando ambas as potências passaram a ter armas nucleares, havia o temor de que uma guerra direta entre eles aniquilasse toda a humanidade. Por isso, seus enfrentamentos eram sempre indiretos. Quando havia um conflito em alguma parte do mundo, geralmente EUA e URSS estavam envolvidos de algum modo, cada um apoiando um dos lados com dinheiro, armas e treinamento.


Uma das primeiras guerras desse tipo foi a célebre Guerra da Coreia, de 1953, quando a península coreana foi dividida em dois países: Coreia do Norte e Coreia do Sul, a primeira socialista sob influência da URSS e a segunda capitalista e protegida pelos EUA.



Outros confrontos seguiram essa linha, em especial a Guerra do Vietnã, em que o Vietnã do Norte era apoiado pela URSS e o Vietnã do Sul pelos EUA, os conflitos entre Israel e os países árabes e diversos confrontos e disputas por poder na África e nas Américas.



Até o Brasil foi palco dessa disputa: em 1964, o presidente João Goulart foi derrubado por um golpe militar apoiado pelos EUA, que temiam que as reformas propostas pelo governo aproximassem o país do socialismo e da União Soviética. Os golpistas implantaram uma ditadura que governou o país oficialmente até 1985.


A guerra de propaganda



A disputa por hegemonia entre EUA e URSS não era apenas no campo do apoio militar em conflitos regionais. As duas potências competiam também, e muito, em outras áreas, como a econômica, a esportiva e a científica.


Por muitos anos, as Olimpíadas eram palco de acirradas disputas entre os países socialistas e capitalistas. Para tentar demonstrar a força de seus regimes, os países socialistas investiam pesado em treinamento e preparação de atletas, e seus competidores ganhavam muitas e muitas medalhas nos mais variados esportes.



As nações também competiam na pesquisa científica, com destaque para a exploração do espaço. A corrida espacial era uma disputa de EUA e URSS pelo domínio dos céus. No começo, a URSS saiu em vantagem, lançando o primeiro satélite (o Sputnik, em 1957), o primeiro ser vivo no espaço (a cadela Laika, em 1957), o primeiro ser humano em órbita (Yuri Gagárin, em 1961). Contudo, os EUA deram um passo mais impactante, com a chegada do primeiro homem à Lua, em 1969 (considerada uma "vitória" sobre a URSS na corrida espacial, embora os soviéticos tenham sido pioneiros em muitas outras áreas, como em atividades extraveiculares e na criação de estações espaciais).



Outro ponto muito explorado na guerra de propaganda, principalmente pelos EUA, que tinham mais visibilidade, foi o cinema. Muitos e muitos filmes tinham a Guerra Fria como pano de fundo, mostrando os soviéticos como vilões (no caso dos filmes americanos) e os americanos e aliados da OTAN como mocinhos.



RESUMO:



> A Guerra Fria foi a disputa entre EUA (representando o capitalismo) e URSS (líder do socialismo) pelo domínio geopolítico mundial. Durou aproximadamente de 1945 a 1991.



> Por medo de um confronto nuclear que destruísse a humanidade, os dois países nunca se enfrentaram diretamente, mas davam apoio a nações em conflitos regionais.



> Um símbolo da época foi o Muro de Berlim, que dividia a capital da Alemanha em duas.



> Além do apoio militar regional, os dois países competiam na propaganda (em especial o cinema), nos esportes e na conquista do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário