A Bahia registrou a maior taxa de desemprego no Brasil no segundo semestre de 2015. O Estado chegou ao índice de 12,7%, de acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua divulgados nesta terça-feira, 25, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa de desocupação em todo País ficou em 8,3%.
Segundo o IBGE, o resultado é maior do que o observado nos primeiros três meses deste ano, quando a Bahia registrou 11,3% e a média do País ficou em 7,9%. No segundo trimestre do ano passado, a taxa de desemprego nacional havia sido ainda menor, de 6,8%.
No enfoque regional, foram verificadas diferenças de patamares relativos à taxa de desocupação ao longo de todos os trimestres analisados. No 2º trimestre de 2015, a região Nordeste foi a que apresentou a maior taxa, 10,3%, e a região Sul, a menor, 5,5%.
Desde janeiro de 2014, o IBGE passou a divulgar a taxa de desocupação com periodicidade trimestral para todo o território nacional. A nova pesquisa tem por objetivo substituir a PME (Pesquisa Mensal de Emprego), que abrange apenas seis regiões metropolitanas, e também a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios anual, que produz informações referentes somente ao mês de setembro de cada ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário