Gregorio Álvarez, ex-ditador uruguaio, morre aos 91 anos - Se Liga na Informação





Gregorio Álvarez, ex-ditador uruguaio, morre aos 91 anos

Compartilhar isso

General governou entre 1981 e 1984 durante a ditadura militar no Uruguai. Ele teve papel-chave no golpe militar de 1973 estava preso havia 10 anos.


Foto de 2007 mostra Gregorio Álvarez chegando a tribunal em Montevidéu para responder por violações aos direitos humanos cometidos durante a ditadura (Foto: Pablo Porciuncula/AFP)
O ex-ditador general Gregorio "Goyo" Álvarez, que governou entre 1981 e 1984 durante a ditadura militar no Uruguai, morreu na madrugada desta quarta-feira (28) em Montevidéu por problemas cardíacos, anunciou a imprensa local.
Álvarez, que foi condenado e estava preso havia 10 anos pela participação em 37 homicídios ocorridos em durante o regime militar, estava hospitalizado havia várias semanas devido a problemas de saúde graves.
Ele teve um papel-chave no golpe militar de 1973 e durante o regime militar que se instalou até 1984 no país.
As vítimas dos homicídios cometidos com a participação de Álvarez foram sequestradas na Argentina, torturadas em um centro de detenção clandestino conhecido como "Poço de Banfield" e enviadas ao Uruguai em 1978, mas seus restos mortais nunca foram encontrados.
Cerca de 200 uruguaios desapareceram durante o período militar, a maioria deles na Argentina, em operações conjuntas das forças de segurança das ditaduras.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário