Texto Áureo: Jr 2.5
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição fala das profecias de juízo que o povo rejeitou por estarem confiantes na sua religiosidade, para não caiamos nos mesmos erros daquele povo.
- “a atuação e a intensidade do profeta Jeremias”, ou seja, o quanto ele atuou, sua área de abrangência e a profundidade de suas profecias.
- “que não devemos nos calar diante do pecado”, havia muitos profetas na época de Jeremias, mas apenas ele vaticinava contra o pecado, ainda que isso lhe causasse perseguições e muita dor, os outros falavam o que o rei gostava de ouvir.
__________________________________________
1. UM PROFETA PARA PREGAR CONTRA O PECADO
- “para desafiar o povo a ser fiel à aliança do Senhor”, ele não foi usado somente para os governante, mas para todo o povo.
1.1. Israel no altar da idolatria.
- “resultados das loucuras políticas dos líderes”, é um erro achar que apenas os líderes estão com a responsabilidade e que apenas os erros da liderança é a causa do problema, na verdade Deus está sondando as ações de todo o povo.
- “pecados de idolatria”, a idolatria é um pecado que causa o ciúme de Deus, pois o nosso Deus é ciumento, veja:
“Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” Êx 20.5 Este zelo que aparece aqui é o ciúme, tanto que em algumas versões essa passagem é traduzida assim: “o Senhor teu Deus, sou Deus ciumento,”
- “adorada na Mesopotâmia”, região onde surgiu os primeiros povos, era lá que ficava o Jardim do ´do Éden e atualmente fica o Iraque.- “comoção”, é a extrema emoção, seja por um sentimento de perda ou de pesar diante de algo trágico.
- “remorso e voltar-se para Deus”, remorso é lamento pesaroso e o “voltar-se para Deus” é o arrependimento, se alguém se lamenta pelo erro, mas não toma nenhuma atitude então não é arrependimento é somente remorso.
- “Suas palavras, profetizadas séculos atrás”, se refere ao texto de 1 Sm 15.23, veja:
“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” 1 Sm 15.23
- “exemplo pela coragem no enfrentamento”, Deus precisa de obreiros que não se intimidam com a luta, com as afrontas ou com as perseguições. Se todos que sofressem tivessem parado e abandonado a obra de Deus, não teríamos mais crentes na Terra.
- “rompeu com as principais instituições judaicas ao denunciar”, ele não fazia política, não aceitava suborno e por isso era odiado por autoridades de seus compatriotas. Alguns pregadores para não ficarem mal com aqueles que lhes convidam pregam o que eles querem ouvir.
1.3. Obediência: valor para a vida
- “mais preocupados com seus negócios pessoais”, hoje há muitos irmãos agindo dessa forma, vão à igreja esperando receber algo de Deus, mas não se comprometem com nada na obra de Deus.
- “rejeitadas por um povo amotinado”, motim é a rebelião que um grupo de pessoas fazem contra seu líder ou chefe, assim aquele povo estava em relação a Deus e muitos hoje estão desse mesmo jeito.
- “Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra.”, pergunte para os alunos se essas palavras podem ainda serem ditas hoje?
_____________________________________________
2. UM HOMEM À FRENTE DAS PROFECIAS
- “pensava que sua segurança estava na religiosidade”, o ser humano tem a tendência natural de acharem que cumprindo ritos religiosos alcançam as misericórdias do Senhor, mas o coração verdadeiramente voltado à Deus é o que alcança seu perdão e suas bênçãos.
2.1. Maldita entre as nações.
- “chamando ao arrependimento, mas não foi atendido”, ainda hoje estamos chamado o povo ao arrependimento, mas muitos não querem e o pior é que alguns líderes e pregadores já deixaram a pregação de arrependimento de lado e passaram a anunciar bençãos de prosperidade e bonança para essa terra.
- “templo do Senhor, templo do Senhor é este”, esse era o argumento do povo para rejeitar a pregação de Jeremias, como se dissessem que Deus não destruiria seu próprio templo.
- “uma caverna de salteadores aos vossos olhos”, a maldade do povo chegou ao Templo e isso Deus não poderia mais tolerar. Assim tem sido no mundo, a corrupção da Terra tem chegada e permanecido nas igrejas, por isso o fim está próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário