ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: RUTE, UMA MULHER DIGNA DE CONFIANÇA - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: RUTE, UMA MULHER DIGNA DE CONFIANÇA

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“RUTE, UMA MULHER DIGNA DE CONFIANÇA.
O que escrevo com base nos textos da lição, representa o meu pensamento e o que posso extrair para o ensino na Escola Bíblica Dominical, lembrando que os alunos não são estudantes de Teologia, mas precisam usufruir de um bom e seguro ensinamento.  Eles funcionam como polinizadores;  sim, eles dão fruto para o Reino de Deus.

PONTOS:
I – RUTE, UM RESUMO DA SUA ORIGEM.
II – O CUIDADO DE NOEMI E O CARÁTER DE RUTE.
III – COMO RUTE ENTROU NA GENEALOGIA DE JESUS.


                   Corações generosos movem o coração de Deus


  
I – RUTE, UM RESUMO DE SUA ORIGEM.

1.1 Uma estrangeira.

A história de Rute vem carregada de bons ensinos e o mais importante, mostra que a sentença de Deus para muitas nações que foram hostis com Israel, não se aplica a figura do ser natural quando sua vida revela atitude justa, assim o autor declara:
“Se houvessem sido observados os preceitos da lei, ela jamais poderia fazer parte da linhagem do povo de Israel”.

História com particular semelhança temos na vida de Raabe, a meretriz que morava sobre os muros de jericó. (Josué 6).

1.2 Como Rute vinculou-se a uma família israelita.

Elimeleque e Noemi emigraram para os campos de Moabe com os filhos Malon e Quiliom.

Os jovens a despeito dos cuidados com a miscigenação, casaram-se com mulheres moabitas, Rute e Orfa.

O destino pregou-lhes uma peça: Marido e filhos morreram naquela região deixando três viúvas e uma história de amor e fé que atinge em cheio os nossos corações e mais uma vez, mostra a bondade de Deus para com as pessoas naturais, independente da nacionalidade.

Deixa para nós os crentes, preciosas lições que obviamente não pode ser praticada de maneira desregrada; cada caso é um caso quando se trata de “jugo desigual”. É preciso procurar conhecer a pessoa com quem se pretenda relacionar.

O ensino bíblico de Paulo a respeito é muito claro:
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 2Co. 6:14

Veja que o texto diz, com os “infiéis”.  A infidelidade no texto, trata de pessoas que não compartilham das mesmas esperanças.  

Na dispensação da graça, ninguém é tratado pela nacionalidade.

1.3 Em direção à terra de Judá.

O retorno a terra de Judá, dez anos depois revelou a linda declaração de amor e fé da parte de Rute.

Nunca consegui ver Ofra como uma mulher infiel, mas sem a fé suficiente e sem propósitos que a fizesse migrar com sua sogra Noemi.


II – O CUIDADO DE NOEMI E O CARÁTER DE RUTE.

2.1 Um amor sincero e profundo.

As duas amavam Noemi o choro foi algo sincero e a decisão de cada uma foi tomada.

Exalta-se neste tópico, o caráter, o respeito e o amor de Noemi pelas noras. Não quis induzi-las a fazer o que não pretendessem além da preocupação em como seriam tratadas chegando em Israel.

2.2 O caráter amoroso de Rute.

Este ponto da lição é o mais longo, vamos então resumir e abordar os principais pontos mantendo a sequência do autor:

a) Um caráter amoroso e confiante caracteriza Rute que pede a Noemi que não a inste para que fique em Moabe. Decide estar com sua sogra e a delaração é simplesmente fantástica: “Onde quer que tu fores irei eu, onde quer que pousares também pousarei.

Lembrei-me do amor de Jônatas para com Davi e sua disposição em protegê-lo.

Sinceridade no relacionamento é tudo.

b) O teu povo é o meu povo e o teu Deus é o meu Deus; dispensa comentários.

c) Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada. Isto fecha toda questão em relação a integridade do caráter de  Rute.





III – COMO RUTE ENTROU NA GENEALOGIA DE JESUS.

3.1 Rute chega a Belém.

Elas chegaram a Belém no perído da sega do trigo.

Foram bem acolhidas pelos compatriotas que não questionaram o fato da família ter ido para Moabe, fugindo da fome. Isto nos traz a lembrança como não devemos tratar aqueles que saíram do convívio da igreja e posteriormente retornaram. Todos precisam ser amados e não questionados.

Toda pessoa (sensata) tem um juiz em sua consciência.


3.2 Rute atrai a atenção de Boaz.

Há pontos importantíssimos para serem comentados com os alunos:

a) A disposição de Rute em buscar serviço e coincidentemente, no campo de Boaz que era um “remidor” ou seja, aquele que devia casar com a viúva para suscitar nome ao defunto. A mão de Deus já a conduzia para o “gran finale”.
b) Os cuidados de de Boaz em deixar os grãos nas divisas da propriedade para que os pobres pudessem colher o seu pão.

Lv.19:9  Quando também fizerdes a colheita da vossa terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua sega.

c) Como Boaz tratou Noemi e que conceito tinha dela:

Rute 2:11-12 E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste. O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.


3.3 Rute casa com Boaz.

a) Havia outro remidor além de Boaz

Rt. 3:12,13  “Porém agora é verdade que eu sou remidor, mas ainda outro remidor há mais chegado do que eu.
Fica-te aqui esta noite, e será que, pela manhã, se ele te redimir, bem está, que te redima; porém, se não quiser te redimir, vive o Senhor, que eu te redimirei. Deita-te aqui até amanhã.


b) Boaz foi em tudo, um homem correto no seu proceder; não abusou de Rute como muitos outros fariam. Tratou-a com benignidade, respeitou a lei que tratava da remissão e finalmente casou-se com ela.

Boaz e Rute tiveram filhos.


Raabe (liberta da cidade de Jericó e da vida que vivia, entrou para a linhagem de Jesus) ela foi a mãe de Boaz que por sua vez, gerou a Obede, avô de Davi. O pai de Davi, Jessé,  era filho de Obede e neto de Rute.

Agora diga se Deus é ou não é maravilhoso em tudo o que faz?




OBJETIVO GERAL

Mostrar que DEUS usou a vida de Rute para quebrar paradigmas raciais e torná-la parte da linhagem do Messias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar um resumo da história de Rute;
Mostrar o cuidado de Noemi e o caráter de Rute;
Explicar como Rute entrou na genealogia de JESUS.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na lição de hoje, estudaremos a respeito do caráter bondoso e fiel de Rute. Ela se recusou a abandonar sua sogra, viúva e sem nenhum recurso financeiro. Rute escolheu ajudar Noemi e seguir o seu DEUS. Ela trabalhou nos campos recolhendo espigas para sustentar sua sogra e para sobreviver. Esse era um trabalho honesto, porém nada fácil para uma mulher sozinha. Sua história revela seu caráter bondoso e fiel ao DEUS de Israel e à sua sogra. Aprendemos com seu perfil que o amor e a bondade são capazes de mudar a história de uma pessoa. Pois, essa gentia, que não fazia parte do povo de DEUS, entrou na genealogia de JESUS.

PONTO CENTRAL - Rute tinha um caráter bondoso e íntegro.

Análise do Texto em foco  - Rute 1.11, 14-18

A família de Elimeleque teve que deixar Belém devido a uma grave crise econômica. Era tempo de escassez. A crise era resultado da desobediência dos israelitas para com o Senhor no tempo dos juízes. Um tempo difícil, onde cada um fazia aquilo que parecia ser bom aos seus próprios olhos. A falta de temor e observância da lei trouxe sérios prejuízos espirituais e financeiros para Israel. A família de Elimeleque muda-se para Moabe na esperança de ter dias melhores. Mas, ali Elimeque morre e é enterrado. Seus dois filhos também vieram a falecer em Moabe. Noemi, a esposa de Elimeleque teve que enfrentar a perda do marido e dos filhos. Mas crises ainda piores estavam por vir. Todavia, Deus lhe concedeu um escape; uma nora que a amou e a acolheu em tempos de amargura. Noemi e Rute voltam para Belém, trabalham, mantém a fé em Deus e são grandemente abençoadas. Todos nós enfrentamos momentos de dor e aflição. Mas a nossa fé nos faz avançar, trabalhar e ver o impossível sendo realizado. Diante das adversidades, não desanime, não pare.

CONTEXTO HISTÓRICO

“A história de Rute desenrola-se durante o período dos juízes. Ela revela que durante a deplorável apostasia moral e espiritual daqueles dias, havia um remanescente fiel que continuava a amar e obedecer a Deus. O livro salienta o fato de que Deus opera na vida daqueles que permanecem fiéis a Ele e à sua Palavra.
Embora Noemi fosse uma fiel seguidora do Senhor, experimentou grande adversidade. 
(1) Ela e a sua família sofreram os efeitos da fome, e tiveram que abandonar sua própria casa. Além disso, ela perdeu seu marido e seus dois filhos. Parecia que o Senhor a abandonara e até mesmo se voltara contra ela. 
(2) A história de Rute, no entanto, revela que Deus continuava cuidando dela, inclusive agindo através de terceiros, para socorrê-la em suas necessidades. Como no caso de Noemi, o crente fiel e leal a Cristo pode experimentar grandes adversidades na sua vida. Tal fato não significa que Deus o abandonou ou que está castigando. As Escrituras frisam, repetidas vezes, que Deus continua, com todo o amor, a fazer todas as coisas cooperarem para o nosso bem em tempos de aflição” (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, p.422).

NOS DIAS DOS JUÍZES
“A história de Rute desenrola-se durante o período dos juízes. Ela revela que durante a deplorável apostasia moral e espiritual daqueles dias, havia um remanescente fiel que continuava a amar e obedecer a Deus. O livro salienta o fato de que Deus opera na vida daqueles que permanecem fiéis a Ele e à sua Palavra”. Para conhecer mais leia, Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p.422.

A declaração de Rute (1.16,17)

"A famosa expressão de compromisso de Rute à sua sogra não somente demonstra lealdade a uma amiga, mas também esclarece um aspecto teológico. Rute disse ‘seu povo será o meu povo’ antes de dizer ‘e seu Deus será o meu Deus’. Nos tempos do Antigo Testamento, Deus tinha um relacionamento de aliança somente com Israel. Ao identificar-se com o povo da aliança, Rute qualificou-se ao proclamar o Deus de Israel.
Em lugar de fazer Noemi feliz, os envolvimentos familiares e velhos amigos tornaram a aflição de Noemi mais intensa. Podemos entender porquê. Voltar para casa depois da morte de um ente querido é igualmente fazer-nos sentir nossa perda. Nosso lar parece vazio, o silêncio é escurecedor. De repente somos esmagados pela aflição, pela ausência. Nossos queridos é que fazem de nossa casa o ‘lar’. Aos olhos de Noemi, que deixara Belém com um marido e dois filhos, o retorno trouxe-lhe à consciência a brutal extensão de sua perda” (RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, p.175).

 Uma reputação merecida

"Em uma pequena comunidade, a história de Rute e Noemi seria de domínio público, o alvo das atenções. Agora, os eventos mostravam Rute trabalhando arduamente (Rt 2.7): reverenciosa (Rt 2.10), recatada, bem-agraciada (Rt 2.13). A reputação que construímos abre, ou fecha, portas para a oportunidade.
A declaração de Boaz abençoando Rute pode ser considerada uma oração (Rt 2.12). ‘Recompensa’ aqui é maskoret, uma palavra com sentido de ‘salários’. Boaz credita a Rute o melhor, por sua piedade e escolha do Deus de Israel, e está convencido de que um Deus justo providenciar-lhe-á a justa recompensa. Disse tudo isso saber que seria ele próprio o instrumento para esta resposta. Deus, frequentemente, usa como seu agente aquele que ora para responder tal oração” (RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, p.176).

Rute, Deus trabalha pela família

Rute era uma moabita que casou com dois homens judeus. O primeiro, que posteriormente faleceu, Malom, filho de Noemi (Rt 1.2). O segundo, Boaz, um parente do marido de Noemi (4.3). Na lei, mais especificamente em Deuteronômio 23.3,4, havia uma proibição expressa de os judeus aceitarem moabitas em sua comunidade: “Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR, eternamente. Porquanto não saíram com pão e água a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar”. É possível que a geração de Noemi desconhecesse essa lei, pois se tratando do período dos juízes, uma característica dessa geração era desconhecer a Lei de Deus.
Entretanto, a opção de Rute chama atenção de qualquer estudioso ou leitor do livro. Num contexto em que se achava sua sogra, um momento difícil sob o ponto de vista político e econômico, seria natural que Rute tomasse a mesma decisão que a da sua irmã, Orfa. Sem marido, sem herança e na pobreza, por que não voltar para sua terra natal e estabelecer uma nova família de dentro do seu povo original?
Mas Rute renunciou o seu próprio povo para ficar com outro estranho para ela. Isso significou trocar a cultura do seu povo pela do outro povo, deixar o deus da sua casa e reconhecer o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. O resultado da devoção de Rute a Deus e a sua consideração por Noemi, sua sogra, foi a providência de um remidor, Boaz, que a remiu e assumiu toda a responsabilidade marital com Rute. O que significava naquele tempo sobrevivência pessoal e da descendência da família.
No Evangelho de Mateus, Rute, a moabita, é mencionada na genealogia de Jesus (1.5). É muito interessante, que além de Raabe, uma ex-prostituta de Jericó, apareça a moabita Rute oriunda de uma cultura pagã e idólatra. É a prova de que Cristo Jesus veio como o salvador de qualquer ser humano e que a sua graça é capaz de alcançar o mais vil pecador.
A história de Rute nos mostra o quanto Deus guia os passos dos que desejam servi-Lo com verdade. Embora vivendo um contexto de escassez e fome, Deus trouxe provisão à necessidade de Rute. A história dessa grande mulher nos estimula a vivermos uma vida de devoção sincera a Deus, sabendo que o Pai é grande o bastante para abençoar o esforço das nossas mãos e a sinceridade da nossa fé.

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