Augustus Nicodemus, Ezequiel Gomes, e o 'inclusivismo' adventista - Se Liga na Informação





Augustus Nicodemus, Ezequiel Gomes, e o 'inclusivismo' adventista

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Nesse segundo vídeo (AQUI), Ezequiel Gomes explora o que Nicodemus expôs sobre a identidade exclusivista do adventismo. Embora posso dizer que Augustus errou em dizer que esse exclusivismo é salvífico, isto é: quando ele afirmou que se somente os adventistas são salvos, e sendo que a IASD não tem nem 200 anos, então antes não havia salvação, foi de fato um erro. Ele concluiu, não extraiu, essa informação. [Outro erro de Nicodemus foi achar que quando Ellen White falou que ‘Babilônia’ nega a existência de Cristo antes do seu nascimento, ACHO que ela não está falando de uma negação do surgimento da pessoa humana de Cristo, mas da negação que ele tenha vindo do céu. Talvez nesse ponto ela esteja atacando alguma rejeição ‘liberal’ (se o anacronismo me salvar agora!)]

Porém, o equívoco do Rev Augustus está na falta de sintonia entre o que e ele (biblicamente) pensa, com o que o adventismo pensa a respeito da identidade da igreja. Você notará que a principio, a questão parece que Ezequiel Gomes causa um grande prejuízo à aula de Nicodemus, mas à medida que vermos as tramas por debaixo desse tapete, notará que essa resposta de Gomes não foi assim tão acachapante quanto parece. Preste bem atenção nas informações que você verá agora

A IGREJA REMANESCENTE E A SALVAÇÃO: Duas coisas você precisa saber –  Em primeiro lugar, quando o Adventismo fala de Igreja Verdadeira, Igreja Universal, e que nessa igreja está todos os que creem em Cristo, podendo ser de todas as igrejas existentes, é uma forma de maquiar algo sutil. Tais pessoas dessas igrejas serão salvas, pois elas são 1. inocentes em relação à mensagem adventista e 2. estão servindo a Deus com sinceridade com a luz que receberam! Esse é o primeiro ponto. Eles jamais dizem que a Igreja ‘fulana de tal’ é uma Igreja verdadeira, mas que ali tem cristãos verdadeiros. Por que não? Entra o segundo ponto. Para eles, igreja visível verdadeira é apenas a Igreja Adventista do Sétimo Dia.        
                              Ok? Entendeu?

Na compreensão bíblica de Nicodemus, essa distinção dentro de igrejas visíveis não existe, isto é - de igreja visível verdadeira ser uma denominaçãoA compreensão de Nicodemus é que as igrejas que professam a fé evangélica, tais igrejas são verdadeiras. E igreja invisível é o coletivo dos que realmente são convertidos nessas igrejas visíveis verdadeiras (Confissão de Fé de Westminster, Cap. XXV). Para Nicodemus, e ele está com a Bíblia, o Remanescente Fiel é a Igreja Invisível (Veja:  https://www.youtube.com/watch?v=qMpLsLKkaQI&spfreload=5 ). Daí, em partes, mora o equívoco da avaliação de Nicodemus nessa parte, a falta de sintonia entre o que ele pensa biblicamente e o que adventismo pensa.

O adventista Ezequiel Gomes apresenta uma objeção no seu segundo vídeo que apenas maquiou. Perceba que ele citou o livro Teologia do Remanescente, foi dito sobre a igreja universal, não da igreja visível! Como eu não tenho em mãos o tal livro não posso fazer uma avaliação maior, mas pressuponho que esse é o caso, com base no que conheço de todas as obras adventistas. Veja a crença oficial adventista e note a sutileza da identidade igreja universal e igreja remanescente:


  • 12. A Igreja: A Igreja é a comunidade de crentes que confessam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Em continuidade do povo de Deus nos tempos do Antigo Testamento, somos chamados para fora do mundo; e nos unimos para prestar culto, para comunhão, para instrução na Palavra, para a celebração da Ceia do Senhor, para serviço a toda a humanidade, e para a proclamação mundial do evangelho. A Igreja recebe sua autoridade de Cristo, o qual é a Palavra encarnada, e das Escrituras, que são a Palavra escrita. A Igreja é a família de Deus; adotados por Ele como filhos, seus membros vivem com base no novo concerto. A Igreja é o corpo de Cristo, uma comunidade de fé, da qual o próprio Cristo é a Cabeça. A Igreja é a noiva pela qual Cristo morreu para que pudesse santificá-la e purificá-la. Em Sua volta triunfal, Ele a apresentará a Si mesmo Igreja gloriosa, os fiéis de todos os séculos, a aquisição de Seu sangue, sem mácula, nem ruga, porém santa e sem defeito [...] 13. O Remanescente e Sua Missão: A Igreja universal se compõe de todos os que verdadeiramente crêem em Cristo;mas, nos último dias, um tempo de ampla apostasia, um remanescente tem sido chamado para fora, a fim de guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Este remanescente anuncia a chegada da hora do Juízo, proclama a salvação por meio de Cristo e prediz a aproximação de Seu segundo advento. Esta proclamação é simbolizada pelos três anjos de Apocalipse 14; coincide com a obra de julgamento no Céu e resulta numa obra de arrependimento e reforma na Terra. Todo crente é convidado a ter uma parte pessoal neste testemunho mundial. 

Além disso, as citações de Ellen White feitas pelo Rev Augustus Nicodemus não foram refutadas, apenas qualificadas com a visão dúbia adventista. Ele citou uma Revista Adventista, mas as mesmas afirmações podem ser encontradas no livreto A Igreja Remanescente:

As igrejas denominacionais caídas é que são Babilônia. Babilônia tem estado a promover doutrinas venenosas, o vinho do erro. Esse vinho do erro e composto de doutrinas falsas, tais como a imortalidade natural da alma, o tormento eterno dos ímpios, a negação da existência de Cristo antes de Seu nascimento em Belém, a defesa e exaltação do primeiro dia da semana acima do santo e santificado dia de Deus. Estes erros e outros semelhantes são apresentados ao mundo pelas varias igrejas, e assim se cumprem as Escrituras que dizem: ‘Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição.’ E uma ira criada por doutrinas falsas, e quando reis e presidentes sorvem esse vinho da ira da sua prostituição, enchem-se de ódio contra os que não concordam com as heresias falsas e satânicas que exaltam o sábado falso, e levam os homens a pisarem a pés o monumento de Deus.” A Igreja Remanescente, p.51.

Ellen White ainda diz incisivamente:

“Não podemos adotar outro nome mais apropriado do que esse que concorda com a nossa profissão, exprime a nossa fé e nos caracteriza como povo peculiar. O nome Adventista do Sétimo Dia e uma continua exprobração ao mundo protestante. E aqui que esta a linha divisória entre os que adoram a Deus e os que adoram a besta e recebem seu sinal.” A Igreja Remanescente, p. 58.

Mas ( aos 11:25 do vídeo) Gomes cita Ellen White, dizendo que o Nicodemus não presta muita atenção no que ele lê, já que Nicodemus disse que leu o livro, então Ezequiel Gomes lê um trecho do livro O Grande Conflito, para demonstrar que Ellen White não ensina aquilo que Nicodemus diz que os adventistas dizem:

Apesar das trevas espirituais e afastamento de Deus prevalecentes nas igrejas que constituem Babilônia, a grande massa dos verdadeiros seguidores de Cristo encontra-se ainda em sua comunhão (p.390).

Uau!!! Mas, perceba no contexto do parágrafo do Grande Conflito, o que eu disse acima sobre a distinção que eles fazem, apenas para maquiar o proselitismo, e a parte que Ezequiel Gomes não leu no vídeo. Vou deixar em azul o que ele leu, em vermelho o que ele não leu:

Apesar das trevas espirituais e afastamento de Deus prevalecentes nas igrejas que constituem Babilônia, a grande massa dos verdadeiros seguidores de Cristo encontra-se ainda em sua comunhão. Muitos deles há que nunca souberam das verdades especiais para este tempo. Não poucos se acham descontentes com sua atual condição e anelam mais clara luz. Em vão olham para a imagem de Cristo nas igrejas a que estão ligados. Afastando-se estas corporações mais e mais da verdade, e aliando-se mais intimamente com o mundo, a diferença entre as duas classes aumentará, resultando, por fim, em separação. Tempo virá em que os que amam a Deus acima de tudo, não mais poderão permanecer unidos aos que são "mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela".O capítulo 18 do Apocalipse indica o tempo em que, como resultado da rejeição da tríplice mensagem do capítulo 14:6-12, a igreja terá atingido completamente a condição predita pelo segundo anjo, e o povo de Deus, ainda em Babilônia, será chamado a separar-se de sua comunhão. Esta mensagem é a última que será dada ao mundo, e cumprirá a sua obra. Quando os que "não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade" (II Tess. 2:12), forem abandonados para que recebam a operação do erro e creiam a mentira, a luz da verdade brilhará então sobre todos os corações que se acham abertos para recebê-la, e os filhos do Senhor que permanecem em Babilônia atenderão ao chamado: "Sai dela, povo Meu." Apoc. 18:4.

Não é sem razão que o Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, diz:

“Creem que seu movimento seja o único a apresentar as condições especificadas nesses versos de Apocalipse 12.17. Apesar disso, repudiam enfaticamente a ideia de que somente eles pertençam ao número dos filhos de Deus. Para os adventistas, todos quantos adoram a Deus segundo o que entendem ser Sua vontade pertencem a Ele e são membros potenciais do último remanescente. Não obstante, a ele foi confiada a tarefa de chamar homens e mulheres de toda a parte para adorarem ao Criador, em vista da proximidade da hora do juízo, e advertir contra ceder à grande apostasia escatológica predita em Apocalipse 13 [...] os adventistas continuam a manter esses pontos de vista.”

Para finalizar, vou invocar um pastor adventista que talvez é o que é menos “marketeiro da boa vizinhança” para elucidar melhor o que eu estou dizendo aqui, embora hoje ele seja apresentador da TV Novo Tempo, que segue um apetite expansionista usando um proselitismo menos agressivo, mas esse pastor adventista é bem radical em suas abordagens. 

Com a palavra, Luiz Gonçalves. Não deixe de assistir!!! 




Portanto, Nicodemus não errou no sentido criticado por Ezequiel Gomes, ele apenas julgou à luz de sua compreensão, uma teologia maquiavélica, dissimulada.

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