PREGAÇÃO: ABENÇOAREI AQUELES QUE TE ABENÇOAR! - Se Liga na Informação





PREGAÇÃO: ABENÇOAREI AQUELES QUE TE ABENÇOAR!

Compartilhar isso
Resultado de imagem para ABENÇOAREI AQUELES QUE TE ABENÇOAR!
Continuação da mensagem de Gênesis 12.1-3. Domingo passado aprendemos que Deus deu quatro ordens para Abraão e lhe fez sete promessas, em Gênesis 12.1-3, sendo que a quarta promessa diz respeito ao nosso ano profético – Você será uma bênção!
Como cristãos é nosso dever ser canal de bênçãos na vida de outras pessoas.
 5º) DEUS PROMETE RECIPROCIDADE PARA QUEM ABENÇOAR ABRAÃO
Abençoarei os que o abençoarem. A quinta promessa deixa claro que Deus usaria Abraão como um porta-bênçãos na vida de outras pessoas, gerando uma sucessão de bênçãos que se repetiriam sobre Abraão e a quem ele abençoasse. Deus abençoa Abraão; Abraão abençoa Alguém; Alguém é Abençoado por Deus; Alguém abençoa outrem; etc.
  • Eu o abençoarei. A fonte principal da bênção é Deus. Deus dá a bênção;
  • Você será uma bênção para os outros. Abraão reconhece a fonte de sua bênção e distribui a bênção sobre outras pessoas;
  • Abençoarei os que o abençoarem. Quem abençoasse Abraão seria abençoado pela fonte, que é Deus.
Com base nesse princípio, concluímos que primeiro Deus abençoa alguém para depois tornar alguém uma bênção para outros. Esse princípio é observado em II Coríntios 9.10-14.


  • Deus abençoa provendo – (10a) E Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer,
  • Deus abençoa segundo suas necessidades. (10b) também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam.
  • Ele abençoa no seu desenvolvimento – (10c) Ele fará com que elas cresçam.
  • Deus abençoa nos seus resultados. (10d) – e dêem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês.
  • Deus dá para que você tenha para abençoar a outros. (11a) – Ele fará com que vocês sejam sempre ricos para que possam dar com generosidade.
  • Ser uma benção para alguém gera novas bênçãos sobre você.
(11b) – E assim muitos agradecerão a Deus a oferta que vocês estão mandando por meio de nós
(12b) – mas também faz com que eles façam muitas orações de gratidão a Deus.
(13b) – E eles também darão glória a Deus pela oferta generosa que vocês estão dando a eles e a todos os outros.
(14) – E eles orarão com muito carinho por vocês, por causa do imenso amor que Deus tem mostrado a vocês.
Abraão compreendeu o significado de ser uma bênção. Quando ele lutou contra os quatro reis que sequestraram seu sobrinho Ló. Ao retornar com os despojos da batalha, Melquisedeque abençoou a Abraão com palavras de reconhecimento. Gênesis 14.18-20a – E Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho. 19 Melquisedeque abençoou Abrão, dizendo: “Abrão seja abençoado pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra! 20 Seja louvado o Deus Altíssimo, que entregou os inimigos de você nas suas mãos
Abraão retribuiu abençoando Melquisedeque com o dízimo de tudo que conquistou na batalha. Gênesis 14.20b – !” Aí Abrão deu a Melquisedeque a décima parte de tudo o que havia trazido de volta.
O perigo de abençoar com uma mão e tirar com a outra. Diante da benção concedida por Abraão a Melquisedeque, o rei de Sodoma decide ‘abençoar’ Abraão, dando-lhe os bens conquistados na batalha e pede-lhe que devolva somente as pessoas. Mas, Abraão lhe responde dizendo (Gn 14.23) – e juro que não ficarei com nada do que é seu, nem um fio de linha ou uma tira de sandália. Assim você nunca poderá dizer: “Eu fiz com que Abrão ficasse rico.”
  • Por que Abraão recusou a oferta do rei de Sodoma? Ao recusar a oferta do rei de Sodoma, Abraão demonstrou reconhecimento de que as riquezas não eram frutos das suas mãos ou de pessoas, mas de Deus, a fonte verdadeira de bênçãos.
Quando você abençoa alguém, deve primeiro auto examinar as suas intenções e motivações. Deus não se deixa levar pelo ego humano. Talvez o rei de Sodoma ao ver Abraão abençoando Melquisedeque teria pensado: Se eu fizer o mesmo com Abraão vou receber algo em troca.
A Bíblia diz que quando abençoamos não podemos fazê-lo esperando algo em troca:
  • Mateus 6.2-4 – Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. 3 Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. 4 Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
  • II Coríntios 9.7 – Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
Ao abençoar alguém devemos ter em mente que Deus é a fonte que nos dá sempre em abundância. O segredo é simples, você é abençoado, você abençoa, outros são abençoados, a bênção flui sobre todos.
Moisés instruiu o povo sobre a fonte de bênçãos. Deuteronômio 8.17,18 – Portanto, não pensem que foi com a sua própria força e com o seu trabalho que vocês conseguiram todas essas riquezas. 18 Lembrem do SENHOR, nosso Deus, pois é ele quem lhes dá força para poderem conseguir riquezas. Vocês estão vendo que assim ele está cumprindo a aliança feita por meio de juramento com os nossos antepassados.
Davi reconheceu o Senhor como a fonte de bênçãos em I Crônicas 29.12 – Toda a riqueza e prosperidade vêm de ti; tu governas todas as coisas com o teu poder e a tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa.
6º) DEUS PROMETE RECIPROCIDADE SOBRE QUEM AMALDIÇOAR ABRAÃO
Amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. Deus age como juiz em favor do seu povo. Ele vingará todo aquele que se levantar contra seu servo. O rei do Egito desonrou Abraão quando tomou Sara por mulher e Deus lhe castigou com a sua família com doenças horríveis, Gn 12.10-20
Abraão obedeceu a voz de Deus e saiu caminhando na direção sul de Canaã. Houve um período de escassez e muita fome na terra. Então, Abraão teve que seguir para o Egito para não morrer de fome. Com medo de morrer, Abraão pediu a Sara que dissesse aos egípcios que era sua irmã, pois Sara era muito bonita.
O rei do Egito decidiu tomar Sara de Abraão e a levou para o Palácio. Aquele ato, aos olhos de Deus era abominável. Abraão estava indefeso, numa terra estranha. Ele tinha a promessa de Deus, mas o momento era totalmente desfavorável. O rei do Egito estava trazendo maldição sobre a vida de Abraão quando tomou ilegitimamente a esposa de Abraão.
  • Gênesis 12.17 – Mas, por causa de Sarai, o SENHOR Deus castigou o rei e a sua família com doenças horríveis.
  • Embora o rei do Egito não soubesse que Sara era esposa de Abraão. O seu ato foi de total desrespeito com Abraão. Pois o correto seria o rei ter pedido consentimento à Abraão para levar Sara para o Palácio, pelo fato de ser irmã de Abraão. Ao desonrar Abraão, Ele recebeu maldição em troca.
7º) UMA GRANDE REVELAÇÃO: A PROMESSA ABRAÃO É TAMBÉM PARA NÓS!
Por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo. Todo aquele que aceitou a Jesus como Senhor e Salvador, tornou-se herdeiro das mesmas promessas que Deus fez a Abraão, pela fé.
  • Gálatas 3.7-9 – Portanto, vocês devem saber que os verdadeiros descendentes de Abraão são os que têm fé. 8 Antes que isso acontecesse, as Escrituras viram que Deus ia aceitar os não-judeus por meio da fé. Por isso, antes de chegar o tempo, elas anunciaram a boa notícia a Abraão, dizendo: “Por meio de você, Deus abençoará todos os povos.” 9 Abraão creu e foi abençoado; portanto, todos os que crêem são abençoados como ele foi.
As promessas de Deus são para todos nós, os que cremos! Você pode desfrutá-la assim como Abraão e seus descendentes. Tudo que você precisa é:
  • Ter uma fé como Abraão, Gálatas 3.6 – Lembrem do que as Escrituras Sagradas dizem a respeito de Abraão: “Ele creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.”
  • Ter uma fé verdadeira, que não vacila – que os verdadeiros descendentes de Abraão são os que têm fé… 9 Abraão creu e foi abençoado; portanto, todos os que crêem são abençoados como ele foi.
  • Ter fé em Jesus Cristo, Gálatas 3.14 – Cristo fez isso para que a bênção que Deus prometeu a Abraão seja dada, por meio de Cristo Jesus, aos não-judeus e para que todos nós recebamos por meio da fé o Espírito que Deus prometeu.
  • Ter a fé que Deus honra sua palavra e suas promessas são infalíveis, Gálatas 3. 29 –E, já que vocês pertencem a Cristo, então são descendentes de Abraão e receberão aquilo que Deus prometeu.

FONTE: https://independenciacomcristo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário