Ética cristã está fundamentada na revelação de Deus, tanto geral como a revelação especial.
Um dos assuntos mais importantes que podemos mensurar no campo teórico-prático da vida cristã está vinculado ao que chamamos de ética Cristã, mas para tanto precisamos definir o que é ética e o que seria ser cristão.
O cristianismo é a religião que está pautada por uma revelação, ou seja, o Deus que é adorado e digno de culto não foi achado por uma intuição e nem tão pouco é fruto da razão.
O Deus cristão se auto comunicou, tomou a iniciativa de se aproximar do homem, esse evento a teologia chamou de revelação. Essa revelação não é somente o mostrar-se de Deus, mas uma aproximação para um relacionamento pessoal.
Com o advento dessa revelação inaudita não somente temos o relato de Deus sobre seus planos para salvar o homem perdido, mas temos também um vislumbre sobre seus atributos, vida e caráter.
O que podemos dizer sobre sua vida é que diferente das outras religiões, o cristianismo acredita que Deus se revelou como um Deus tri-pessoal, no princípio Deus não era solidão, mas relação, um dialogo e comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo.
Sendo esse Deus uma pessoa, ele se relaciona, fala e age, assim quando criou o homem a sua imagem e semelhança fez de uma forma que esse homem pudesse ser apto para se relacionar, os teólogos chamam isso de o homem Capax Dei, assim o homem está ontologicamente apto a se relacionar com o seu Criador.
Outra face que podemos mensurar a respeito da revelação é que ela trouxe a concepção de que esse Deus que se revela e se relaciona também tem caráter, podemos definir caráter como “ um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes”, ou seja, esse Deus é um ser moral, portanto o seu relacionamento tem um referencial moral.
Agora precisamos tentar definir o que é ética e moral, pois só assim podemos ter uma ideia de como podemos nos relacionar com esse Deus.
Podemos definir ética com “Ética. Do gr. ethos significa originalmente morada, seja o habitat dos animais, seja a morada do homem, lugar onde ele se sente acolhido e abrigado. O segundo sentido, proveniente deste, é costume, modo ou estilo habitual de ser. A morada vista metaforicamente, indica justamente que, a partir do ethos, o espaço do mundo torna-se habitável para o homem. Assim, o espaço do ethos enquanto espaço humano, não é dado ao homem, mas por ele construído ou incessantemente reconstruído”.
O professor da Usp Clovis de Barros Filho diz que “Ética: inteligência compartilhada a serviço do aperfeiçoamento da convivência humana”.
Com passar do tempo ética passou a designar área da Filosofia que investiga o comportamento moral. Nesse caso o que é moral?
Os conceitos de moral e ética, embora sejam diferentes, são com frequência usados como sinônimos. Aliás, a etimologia dos termos é semelhante: moral vem do latim mos, moris,que significa “maneira de se comportar regulada pelo uso”, daí “costume”, e de moralis, morale, adjetivo usado para indicar o que é “relativo aos costumes”.
Portanto os comportamentos são relativos à cultura e costumes locais, poderíamos dizer que Ética diz respeito ao todo e a moral ao que é em parte.
Se pudermos resumir o comportamento moral seria na brilhante história contada pelo o filosofo Platão na sua obra A República, quando ele narra a lenda do pastor Giges. “Certo dia, após uma tempestade, abre-se uma fenda no chão, e o rebanho do pastor é engolido”. Ele resolve entrar na fenda e encontra, no fundo do abismo, o cadáver de um gigante, que trazia apenas um anel em um dedo Giges coloca o anel e segue para a assembleia de pastores destinada a preparar relatório para o rei sobre a situação do rebanho. O pastor, então, percebe que, ao girar o anel para baixo, ele se torna uma pessoa invisível. Virando o anel para cima, ele volta a ficar visível. Eufórico com a descoberta, Giges vai ao palácio e, estando lá, gira o anel e fica invisível. Agora, longe de qualquer punição, Giges seduz a rainha, assassina o rei e usurpa o trono, iniciando sua longa dinastia. O professor Clovis fundamentado nessa história resume dizendo que moral é aquilo que você não faria mesmo estando invisível.
Mas ainda não respondemos o que é ética cristã? Pergunta difícil de responder, mas que não vamos nos esmorecer no início dessa jornada, antes com afã tentaremos responder tendo sempre como referencial a palavra de Deus e sua revelação.
O filosofo Norman Geisler em sua obra ética Cristã diz que em quanto a ética considera o que é moralmente certo ou errado, a ética cristã considera o que é moralmente certo ou errado para os cristãos.
A ética cristã está fundamentada no mandamento de Deus, esses imperativos de Deus têm como objetivo que nos conformemos com seus atributos morais, ele exige que sejamos santos porque ele é santo.
A ética cristã é absoluta no sentido que seus preceitos morais não mudam, porque advém de um Deus imutável, sendo assim o certo e o errado são aplicáveis em todas as épocas e todos os lugares. A moral cristã traz a prerrogativa de uma verdade absoluta e universal.
Como dissemos anteriormente a ética cristã está fundamentado na revelação de Deus, tanto geral como a revelação especial. Quando falamos de revelação geral estamos pensando na revelação que Deus faz de si na natureza pela beleza, ordem, e grandiosidade, não podem esquecer suas intervenções na história. Quando falamos de revelação especial, estamos pensando naquela revelação em que Deus se revelou na encarnação, ou seja, na pessoa do filho Jesus Cristo, e tudo que foi escrito de forma inspirada pelo o Espirito Santo, conservado e compilado em um livro só que denominamos de Bíblia.
A ética cristã é prescritiva no sentido que os preceitos morais são prescritos por um agente moral que no caso do cristianismo o agente moral é Deus. A moralidade prescritiva diferencia-se da descritiva no sentido que a descritiva é perpassada pela a sociologia.
Existem nos sistemas éticos duas grandes categorias que são a deontológica que está centrado no dever e a teleológica centrada nos meios e nos fins. O utilitarismo e o pragmatismo fazem parte da categoria teleológica, a ética cristã está na categoria deontológica, pois nessa categoria a regra determina o resultado, a regra é à base do ato, a regra é boa independentemente do resultado e o resultado é sempre calculado dentro das regras.
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