Escola Bíblica Dominical - Juízes: os altos e baixos da Nação de Israel - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical - Juízes: os altos e baixos da Nação de Israel

Compartilhar isso
Texto Áureo
"E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.", Jz 2.10

Verdade Aplicada
Apesar da inconstância do povo de Israel, a misericórdia de Deus sempre trouxe livramento em tempo oportuno.

Glossário
Anarquia: Negação de qualquer princípio de autoridade;
Leviana: Insensata; precipitada;
Moinho: Engenho de duas mós sobrepostas e giratórias, movido pelo vento, queda d'água, animal ou motor, usado para moer cereais.
Textos de Referência.

Juízes 2:11-14
11. Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins.
12. E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira.
13. Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baal e a Astarote.
14. Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos.

Introdução
A nação de Israel viveu um período de muitas conquistas e prosperidade. No entanto, esqueceu-se da educação religiosa de seus filhos, levando-os a viver uma vida sem comprometimento com Deus.
1. O contexto do livro de Juízes 
Após a morte de Josué e dos anciãos (Jz 2.7), surgiu uma geração que não conhecia ao Senhor e nem tão pouco os sinais que Ele operara no Egito (Jz 2.10). Essa geração fez o que era mau aos olhos do Senhor e provocou a Sua ira (Jz 2.11-12)
1.1. Cenário histórico
O livro de Juízes registra um longo período da historia de Israel (estudiosos estimam 350 a 400 anos). Ao londo desse período (considerado "período dos juízes" - Jz 2. 16-19), que se estende desde a morte de Josué até Saul ser ungido rei de Israel, a nação era uma sociedade tribal, que vivenciou momentos de grandes conflitos e dificuldades devido a desunião política, invasões de outros povos e depravação moral e espiritual. Ao servirem de forma deliberada a deuses estranhos, por diversas vezes, o povo de Israel quebrou a aliança com o Senhor.
1.2. O estado da nação 
No período em que a nação ficou sem uma liderança nacional, as tribos mostravam-se independentes e cada indivíduo agia como lhe parecia melhor. Nesse período, o Senhor testou a nação para ver se ela guardava a Sua aliança num ambiente pagão e idólatra (Jz 3.1-5). Os israelitas caíram numa condição crônica de apostasia; aceitavam o livramento do Senhor, mas, quando lhes faltava uma forte liderança, retornavam rapidamente às práticas pagãs que os rodeavam. Espiritualmente falando, era uma época muito diferente da de Josué, pois a nação estava mergulhada no caos. Em Sua infinita misericórdia, Deus operou grandes livramentos nesse período.
1.3. Lições do período dos Juízes
O período dos juízes revela o quanto a misericórdia de Deus sobre o Seu povo não tem limites. Neste breve relato de vinte e um capítulos, aprendemos que Deus é santo e castiga o Seu povo pelos seus pecados, mas também é misericordioso para salvá-lo quando há arrependimento. O período dos juízes nos ensina que a opressão é um castigo pela infidelidade e a libertação é o resultado do retorno a Jeová. Outra lição é que onde não existe um governo central e forte, estabelece-se a anarquia cultural e moral. Por não existir um governo central, muitas vezes reinou o caos e até houve guerras entre as próprias tribos (Jz 17.6; 21.25)
2. Os inimigos oprimem o povo de Deus
Como consequência da rebeldia da nação de Israel, a ira do senhor se acendeu contra eles (Jz 2.14-15). Durante anos, o povo foi oprimido pelos moabitas, cananeus, midianitas, filisteus e amonitas. Esses invasores se avantajavam sobre os israelitas, tomando suas propriedades e campos.
2.1.Os moabitas oprimem Israel
Após o falecimento de Otniel, Israel fez o que era mal aos olhos do Senhor e Deus os entregou na mão dos moabitas por dezoito anos. Apoiados pelos amonitas e amalequitas, os moabitas invadiram Israel e começaram a cobrar tributo do povo. O texto nos chama atenção ao dizer que o Senhor esforçou a Eglom, rei dos moabitas (Jz 3.12). A expressão "esforçou", no original "hazaq", mostra a contribuição de alguém fortalecendo seres humanos para dominar os demais. Foi justamente isto que aconteceu. Contudo, no auge do sofrimento, o povo de Israel clamou ao Senhor e Deus levantou Eúde para os livrar.
2.2. Jabim, rei de Canaã, invade Israel
Novamente, o povo de Israel fez o que era mal aos olhos do senhor e Deus os vendeu na mão de Jabim, rei de Canaã (Jz 4.1-2). Os cananeus assolaram os israelitas de tal maneira que eles não se atreviam a transitar pelas ruas principais, mas viajavam escondidos pelos caminhos montanhosos ou secundários que atravessavam os campos (Jz 5.6). Débora, em seu cântico, mencionou que, quando os cananeus invadiram Israel, não se via com o exército de Israel escudo ou lança (Jz 5.8). Jabim tinha novecentos carros de ferro e por vinte anos oprimiu Israel de maneira violenta (Jz 4.3). Diante de tamanha humilhação e opressão, o povo se voltou para o Senhor. Então, Deus levantou Débora e Baraque para livrar Israel.

2.3. A servidão sob os midianitas 
Israel se enveredou pelo caminho da idolatria novamente. Então, Deus os colocou na mão dos midianitas, começando um novo período de opressão (Jz 6.1). Dois verbetes nos ensinam muito nesta passagem. O primeiro é a expressão "fizeram o que parecia mal". A palavra mal, da raiz hebraica "ra", admite como um dos significados, um sentido ético e moral, ou seja, Israel estava denegrindo a imagem do Deus santo, como povo santo que era. Outro termo é "e o Senhor os deu na mão dos midianitas". O termo "mão", do original "yadh", fala de poder ou direito que alguém tem sobre algo. Em outras palavras, Deus deu autoridade aos midianitas para que subjugasse o Seu povo durante sete anos. Foi um período de grande miséria. Os israelitas empobreceram muito por causa dos midianitas, pois trabalhavam para dar suas colheitas a outros (Jz 6.6). Então, o povo mais uma vez clamou a Deus por libertação e Ele levantou Gideão, que obrou um grande livramento em Israel.

3. Sansão, um homem irresponsável
Por causa da opressão dos filisteus, Deus levantou Sansão para libertar o seu povo. Diferentemente dos outros opressores, os filisteus invadiram o território israelita, não só para saqueá-lo, mas, sim, para ocupá-lo permanentemente e governá-lo.
3.1. O nascimento de Sansão
O nascimento de Sansão foi resultado do agir divino por dois motivos: seu nascimento foi anunciado por um anjo (Jz13.3); e sua mãe era estéril (Jz 13.2-3). Deus usou as circunstâncias da época para trazer à existência a vida de Sansão. Ele atendeu a oração de uma mãe, escolhendo seu filho para ser o grande libertador da nação. O nome Sanção dignifica "sol", nome muito apropriado para o período de travas em Israel se encontrava. A importância de sua missão é observada no anúncio de seu nascimento pelo próprio anjo de Deus.

3.2. Nazireu de Deus
Quando o anjo anunciou seu nascimento, disse aos seus pais que Sansão seria nazireu de Deus, ou seja, uma pessoa consagrada a Deus (Jz 13.7). O nazireu era alguém que fazia um voto de consagração a Deus. O voto incluía abstinência de vinho ou outra bebida intoxicante, não podia cortar o cabelo e nem aproximar-se de cadáveres por um momento ou durante toda sua vida, como foi o caso de Sansão.
3.3. As irresponsabilidades de Sansão
Embora fosse consagrado a Deus Sansão viveu de maneira irresponsável e leviana. Ele buscou esposa fora dos limites do seu povo, não aceitando o conselho de seus pais (Jz 14.1-3). Em sua festa de casamento, serviu vinho aos convidados, tocou em um cadáver e procurou consolar suas mágoas e traições no colo de uma prostituta (Jz 16.1). Depois, apaixonou-se por Dalila, cujo nome significa "delicada", (Jz 16.4). Tanta irresponsabilidade trouxe sérias consequências: ele teve seu cabelo cortado, olhos furados, tornou-se escravo dos filisteus, foi condenado a ficar em um moinho e depois serviu de diversão para os inimigos.
Conclusão
O período dos juízes nos mostra os altos e baixos da nação de Israel, mas também revela um Deus que, ao punir a nação pelos seus erros, manifestou Sua misericórdia para com Seu povo. Através da vida dos juízes aprendemos que, nos momentos de crise, Deus sempre escreve uma nova história.
Questionário.

1. Por que o Senhor testou a nação de Israel?

2. Qual foi a consequência da rebeldia da nação de Israel?

3. Por quantos anos Jabim, rei de Canaã, oprimiu Israel de maneira violenta?

4. Quem era estéril?

5. Qual o significado do nome Dalila?


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário