'Não adianta querer vesti-lo de Lula', diz Jaques Wagner sobre Haddad - Se Liga na Informação





'Não adianta querer vesti-lo de Lula', diz Jaques Wagner sobre Haddad

Compartilhar isso
Na Bahia, candidato a vice do PT afirmou ter vínculos com o Nordeste


No momento em que o PT discute internamente as formas de transferir votos para FernandoHaddad, o ex-ministro JaquesWagner afirmou, nesta terça-feira, que não adianta querer vestir o ex-prefeito de São Paulo de Lula "porque ele não é Lula". No início de seu giro pelo Nordeste, principal reduto eleitoral do partido, Haddad afirmou que não está sendo apresentado à região porque já esteve várias vezes por lá como ministro da Educação.

Wagner também era cotado para ocupar a vice da chapa presidencial e, consequentemente, ocupar o posto de candidato ao Palácio do Planalto se a Justiça Eleitoral confirmar a inelegibilidade de Lula com base na Lei da Ficha Limpa, mas recusou a missão e preferiu disputar o Senado pela Bahia.

Ao comentar a diferença entre ele e Haddad, o ex-ministro ainda citou a ex-presidente Dilma Rousseff, que foi eleita com apoio de Lula em 2010:
— Não adianta querer vesti-lo de Lula. Ele não é o Lula, como a Dilma não era. Cada um tem o seu jeito. As pessoas dizem: 'Você seria melhor' (como plano B). É que meu jeito é mais parecido (com o de Lula). Mas não sei se é bom ser igual. Acho bom que seja alguém diferente, que aposte na renovação. Nós não podemos ficar reféns de um jeito. A gente tem que defender uma ideia.


Pesquisa do Ibope divulgada na segunda-feira mostrou Lula na liderança com 37% das intenções de voto. No cenário sem o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PSL) lidera, e Haddad aparece em quinto, com 4%. Petistas acreditam que a transferência de votos se dará quando o ex-prefeito de São Paulo assumir formalmente a cabeça da chapa e for divulgado que ele é o candidato de Lula.

Para conseguir herdar os votos de seu padrinho político, Haddad precisará se popularizar no Nordeste. Nesta terça-feira, ele iniciará um giro de cinco dias pela região. O contato com os potenciais eleitores acontecerá à tarde, quando haverá uma caminhada no Curuzu, bairro popular de Salvador.
Em entrevista coletiva na capital baiana, o ex-prefeito garantiu que conhece bem o Nordeste e que como ministro da Educação "não saía da região" porque Lula pedia a seus auxiliares que rodassem o país.
— Não estou sendo apresentado ao Nordeste. A gente vinha trabalhar aqui — afirmou o candidato a vice, em entrevista.
O ex-prefeito foi questionado inúmeras vezes sobre a sua estratégia para herdar os votos de Lula e se desdobrou para manter o discurso de que não é o candidato a presidente.

Também presente, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), candidato à reeleição, deu a entender que o fato de Haddad disputar a eleição com o número 13, o mesmo número que hoje é de Lula, pode facilitar as coisas:
— A declaração de voto do Lula não é só na pessoa física do Lula, é no que ele representa. A ideia toda se consagra no 13.
*Enviado especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário