10 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre o Jardim do Éden - Se Liga na Informação





10 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre o Jardim do Éden

Compartilhar isso

1. O Éden era bom, mas não totalmente glorioso.


O Éden era brilhante e belo, e tendemos a pensar nisso em termos de perfeição. Mas, em vez de pensar no Éden em termos de perfeição, devemos pensar nele em termos de potencial. Certamente, o Éden era puro e primitivo, ordenado e cheio, mas o Éden sobre o qual lemos em Gênesis 1 e 2 ainda não era tudo o que Deus pretendia para sua criação. Estava imaculado, mas incompleto.

Desde o princípio, o Éden não deveria ser estático; estava indo para algum lugar. Poderíamos dizer que houve uma escatologia do Éden. As intenções de Deus para sua criação sempre foram direcionadas para a consumação, para a glória.

2. O Éden era abundante, mas ainda não era expansivo.


Gênesis 2:8 nos diz que na terra que Deus criou, “o SENHOR Deus plantou um jardim no Éden, no oriente”. Ele instruiu Adão e Eva a “Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra” (Gênesis 1:28). Claramente, havia um projeto de expansão em andamento. A medida que Adão e Eva trabalhavam e mantinham o jardim, e quando eles eram frutíferos e se multiplicavam, o Éden crescia além de seus limites atuais, e a glória do governo real de Adão e Eva aumentaria.

A intenção de Deus de morar com um povo santo em uma terra santa não poderia ser frustrada pelo pecado humano.

3. O Éden era completamente bom, mas não era completamente seguro.

Por melhor que fosse o Éden original, era vulnerável ao mal, ao engano e até à morte. Isso se torna óbvio quando consideramos que Satanás habitou o corpo de uma serpente comum e levou a morte ao jardim primitivo. Em Apocalipse 21, João toma o cuidado de nos assegurar que isso não acontecerá no grande jardim que virá. Será totalmente seguro. “E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro” (Apocalipse 21:27).

4. O Éden tinha um ritmo de trabalho e depois descansou, mas ainda não foi um descanso eterno.

Deus fez seu trabalho de criação e então descansou. Em seu descanso, Deus estava colocando diante de Adão algo para esperar quando ele realizou seu trabalho de subjugar a terra, exercendo domínio sobre ela, e preenchendo-a com portadores de imagem. Se Adão tivesse terminado fielmente o trabalho, ele e Eva e seus descendentes teriam entrado em um descanso permanente no sábado.

5. Adão e Eva foram feitos à imagem de Deus, mas ainda não tão gloriosos quanto Deus pretendia.

Davi escreveu sobre o primeiro homem: “Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste” (Salmo 8:5). Claramente, Adão e Eva, tendo sido feitos à imagem de Deus, tinham uma medida de sua glória. Se eles tivessem obedecido, teriam sido transformados de um grau de glória para outro. "Transformado de um grau de glória para outro" sempre foi e continua sendo o plano de Deus para aqueles feitos à sua imagem. Mesmo agora, quando o Espírito Santo trabalha em nós, estamos sendo mudados de um grau de glória para outro. Mas é a mais completa glória da ressurreição que antecipamos mais. “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas” (Filipenses 3:20–21).

6. Adão e Eva estavam nus, ainda não vestidos em esplendor real.

Quando lemos em Gênesis 2 que Adão e Eva estavam nus no Éden, pode parecer-nos inicialmente uma coisa boa ou neutra. Mas os leitores originais de Moisés teriam reconhecido que algo estava faltando. Estes eram representantes reais do grande rei. E os representantes reais nas Escrituras estão sempre vestidos com trajes reais (pense no casaco de José de muitas cores, no manto de Jônatas dado a Davi, no manto e no anel dado ao filho pródigo). O relato de sua nudez indicava a necessidade de roupas reais que lhes teriam sido dadas caso exercessem fielmente o domínio. Mas em vez de estarem ainda mais vestidos, Adão e Eva perderam a glória original que os cobria. Foi isso que fez com que sua nudez diante de Deus fosse tão insuportável que eles procuravam se cobrir com folhas de figueira.

7. Adão e Eva desfrutaram da intimidade de uma só carne, mas sua união era vulnerável ao rompimento.


A história de amor no Éden começou com Adão e Eva desfrutando de uma intimidade de osso de meus ossos, carne da minha carne. Mas as mesmas duas pessoas que estavam nuas e não se envergonhavam, estão, apenas alguns versos depois, tentando encobrir sua vergonha. O mesmo marido que estendeu a mão para sua esposa para recebê-la, exclamando: "Finalmente!", Apenas alguns versos depois aponta o dedo da culpa em sua direção, dizendo: "A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi” (Gênesis 3:12). Essa parceria que pretendia abençoar o mundo trouxe uma maldição ao mundo.

Uma vez que esse primeiro casamento foi tão terrivelmente errado, Deus tem elaborado seu plano de apresentar uma noiva perfeita ao noivo perfeito. Chegará o dia em que a sombra do casamento humano temporário dará lugar à substância - o casamento eterno, inquebrável e mais íntimo entre Cristo e sua noiva. Este será o casamento mais feliz de todos os tempos.

8. Adão e Eva desfrutavam da presença de Deus, mas eram vulneráveis ​​à sua presença no juízo.


Adão e Eva experimentaram a alegria da presença de Deus com eles no jardim antes de pecarem. Mas um aspecto de sua presença com eles foi o aviso que ele lhes deu sobre a árvore proibida: “No dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17). Quando lemos em Gênesis 3:8 que Adão e Eva “ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha”, não foi como se Deus estivesse dando seu passeio regular pela tarde no jardim. Este era o dia do juízo, que para Adão e Eva significava que também era dia de despejo. Não podiam mais viver no sagrado santuário do Éden na presença de um Deus santo, porque se tornaram pessoas profanas.

Mas a intenção de Deus de morar com um povo santo em uma terra santa não poderia ser frustrada pelo pecado humano. Em vez disso, Deus começou a elaborar seu plano para tornar possível que os pecadores se tornassem limpos e santos a fim de viver em sua presença. Chegará o dia em que “...com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles” (Apocalipse 21:3).

9. Adão e Eva poderiam ter adquirido o conhecimento do bem e do mal sem comer da árvore proibida.

Quando lemos sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:9), podemos pensar que havia algo essencialmente maligno, até mesmo sinistro, nessa árvore. Mas não era proibido porque era mal. Pelo contrário, era mal porque era proibido. Deus colocou essa árvore no jardim para dar a Adão e Eva a oportunidade de viver fé e obediência genuínas. Adão e Eva poderiam ter usado a sabedoria que Deus lhes deu através de sua palavra para julgar as mentiras e rebeliões da Serpente contra Deus como o mal, enquanto se apegavam à bondade de Deus. Adão deveria ter esmagado a cabeça da serpente maligna ali mesmo. Ele deveria ter esmagado essa rebelião em vez de participar dela. Tivesse ele feito isso, Adão e Eva teriam podido comer o suficiente da árvore da vida e entrar em uma vida celestial, sem nunca ter que experimentar a morte.

10. O Éden tinha a árvore da vida, mas Adão e Eva foram proibidos de comer dela.


Não nos é dito especificamente que Adão e Eva não puderam ou não comeram da árvore da Vida que estava no meio do jardim. Mas parece que o fruto desta árvore era uma festa que Adão e Eva desfrutariam quando passassem no teste de obediência representado na árvore proibida. Apocalipse 2:7 fala de comer da árvore da vida sendo concedido àqueles que “vencem” ou “conquistam”. Claramente, Adão e Eva não venceram a tentação. Eles foram feitos para governar a criação, mas eles não podiam dominar seus próprios apetites. Por causa de sua desobediência, eles foram impedidos de comer da árvore.

Apocalipse 22 revela que a oportunidade para o povo de Deus comer da árvore da vida não se foi para sempre. Em vez disso, a árvore da vida é gloriosamente plantada no centro do grande jardim que está por vir. No Éden, as árvores davam frutos em sua estação, o que significa uma vez por ano. Mas no novo e melhor Éden, a árvore da vida produz uma nova safra de frutos a cada mês. No Éden, a árvore da vida cresceu no meio do jardim. Mas no novo Éden, a árvore da vida cresce em ambos os lados do rio. Parece ter se multiplicado e expandido, implicando que todos terão acesso a ele; todos serão bem-vindos para comer até saciar. E não é apenas o fruto que nos alimentará; as folhas desta árvore nos curarão. Na verdade, eles vão curar tudo.

Às vezes ouvimos a história da Bíblia contada como Criação – Queda – Redenção - Restauração. Mas tão bom quanto o Éden, nós não estamos apenas voltando para o Éden como antes. A história da Bíblia é Criação – Queda -Redenção - Consumação. Estamos ansiosos por um lar que será ainda melhor do que o Éden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário