Ibope: Bolsonaro tem 28% e Haddad 22% - Se Liga na Informação





Pesquisa Ibope realizada de 22 a 23 de setembro de 2018 confirmou todos os percentuais apurados pelo DataPoder360 na semana passada. Jair Bolsonaro (PSL) está 28%. Fernando Haddad (PT), 22%. E Ciro Gomes (PDT) ficou com 11%.


No DataPoder360 realizado de 19 e 20 de setembro de 2018 Bolsonaro registrou 26% das intenções de voto para presidente. Haddad marcou 22%. Ciro, 14%.
Ambas as pesquisas têm margem de erro de 2 pontos percentuais. Ou seja, com pequenas variações os 2 levantamentos mostram uma estabilização do cenário nos dias mais recentes – pelo menos da metade da semana passada até ontem, domingo (23.set), quando o Ibope encerrou suas entrevistas.
Haddad ampliou a vantagem sobre o 3º colocado, Ciro Gomes (PDT), que tem 11% das preferências, mesma taxa da pesquisa anterior do Ibope, divulgada na última 3ª feira. Geraldo Alckmin está com 8%. Já Marina Silva (Rede) apresenta 5% dos votos
O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal Estadão. Foram entrevistados 2.506 eleitores de 18 e 24 de setembro em 178 municípios. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

2º TURNO

Apesar de liderar a pesquisa, Bolsonaro perdeu em 3 cenários de 2º turno em que foi testado. Apenas em cenário contra Marina Silva o militar teve empata, cada 1 alcançou 39% das intenções.
No cenário com Haddad, o petista saiu na frente com 43% contra 37% de Bolsonaro. Para o 2º turno, Haddad cresceu 3 pontos percentuais em relação à última pesquisa do Ibope, já Bolsonaro caiu 3 pontos percentuais.
Em cenário contra Ciro Gomes, o pedetista também saiu na frente com 46% contra 35% de Bolsonaro.  O militar caiu 4 pontos percentuais em relação à última pesquisa e o pedetista cresceu 6 pontos percentuais.
Em cenário com Alckmin, Bolsonaro perderia com 36% contra 41% do tucano. O tucano cresceu 3 pontos percentuais em relação à última pesquisa e o militar caiu 2 pontos percentuais.
Já em cenário com Marina, o militar teve empate após queda de 2 pontos percentuais em relação à última pesquisa. Já a candidata da Rede cresceu 3 pontos percentuais.

REJEIÇÃO

Apesar de liderar a pesquisa, Bolsonaro é o candidato mais rejeitado com 46%. O índice mostra ainda que Fernando Haddad é o  2º mais rejeitado com 30%.
Em seguida, entre os mais rejeitados estão Marina Silva (25%), Alckmin (20%), Ciro (18%) e Meirelles (MDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário