ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS

Compartilhar isso



TEXTO ÁUREO
Lucas 17.21
Porque eis que o Reino de Deus está entre vós.



VERDADE PRÁTICA 
Reino de Deus cresce e continuará crescendo até a consumação dos séculos.

LEITURA DIÁRIA
Segunda — Jo 3.3-6
Só pode ver o Reino de Deus quem experimenta o novo nascimentoTerça — Mc 4.26-29
O Reino de Deus é semelhante a uma plantação
Quarta — Lc 13.18,19

O Reino de Deus comparado a uma semente de mostarda
Quinta — Lc 13.20,21
O Reino de Deus comparado a um fermento
Sexta — 1Co 6.9-11
A lista dos que não herdarão o Reino de Deus
Sábado — Gl 5.19-21
Os que praticam as obras maléficas da carne não herdarão o Reino de Deus

Marcos 4.30-32; Mateus 13.31-33; Lucas 13.18,19.




LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 


Marcos 4. 30-32
30 — E dizia: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos?

31 — É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra;

32 — Mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra.



Mateus 13. 31-33
31 — Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;

32 — O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.

33 — Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.


Lucas 13. 18-19
18 — E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei?

19 — É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.

 através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE




HINOS SUGERIDOS

Harpa Cristã: 42



Harpa Cristã: 242



Harpa Cristã: 259




OBJETIVO GERAL
Evidenciar que o propósito de muitas parábolas é revelar o Reino de Deus.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Interpretar as parábolas acerca do Reino de Deus;
II. Demonstrar a singeleza do início do crescimento do Reino de Deus;
III. Narrar o perfil dos participantes do Reino de Deus.



INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Esta lição, a partir de duas pequenas parábolas, trata do tema principal da mensagem de Jesus Cristo, o Reino de Deus (Mc 1.14,15). Na verdade, ambas as parábolas tratam do crescimento e da expansão do Reino de Deus, vistos a partir da singeleza e da aparente simplicidade de uma semente ou de uma pequena porção de fermento, cujos efeitos podem ser subestimados pela aparência de ambas. Não obstante tais elementos não aparentarem grande coisa, ambos provocam um efeito totalmente desproporcional à sua aparência, pois a primeira depois de plantada e germinada, cresce e torna-se uma árvore que abriga muitas aves; o segundo, o fermento, basta uma pequena quantidade aplicada a uma porção de massa milhares de vezes maior, provoca nesta uma transformação incrível, tornando-a maior ainda. Essas duas figuras foram tomadas por Jesus para exemplificar o início despretensioso do Reino de Deus.

COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Podemos dizer que, de alguma forma, todas as parábolas de Jesus pressupõem o Reino de Deus. Na verdade, em praticamente cada parábola encontramos algum elemento dele. Algumas, contudo, tratam especificamente do desenvolvimento e do crescimento do Reino de Deus sobre a terra. Os textos abordados nesta lição trazem as parábolas que Jesus contou para ensinar a respeito do crescimento do Reino de Deus. Elas enfatizam a presença do Reino, mostrando que este está presente, ainda que não possamos distinguir exatamente onde ele está de forma concreta. Um dia tudo será consumado e todos os discípulos autênticos de Cristo farão parte do Reino de Deus naquele Grande Dia.

PONTO CENTRAL
O Reino de Deus iniciou-se de forma simples, mas vem se expandindo a cada dia.

I. INTERPRETAÇÃO DAS PARÁBOLAS SOBRE O REINO DE DEUS
Essas parábolas enquadram-se bem na categoria de similitude. A similitude nada mais é que uma comparação expandida. Ela quer pintar um quadro que se repete e, para isso, usa predominantemente o tempo presente em função de uma analogia. Portanto, a parábola não apresenta um enredo totalmente desenvolvido. Aqui Jesus se volta para o mundo da botânica. O Mestre utiliza-se da figura de um grão de mostarda a fim de ilustrar o Reino de Deus.

1. A semente de mostarda. 

A semente de mostarda simboliza de forma proverbial aquilo que é pequeno e insignificante. Essa semente é muito pequena; mas, quando plantada, cresce e se torna uma hortaliça muito grande. Essa mostarda é de origem egípcia (sinapis) e a encontramos mencionada nos Evangelhos Sinóticos por cinco vezes (Mt 13.31; 17.20; Mc 4.31; Lc 13.19; 17.6). Nosso Senhor utiliza aqui a “mostarda negra” conhecida como sinapis nigra. Uma semente pequena que produz um grande arbusto.

2. Os contrastes. 
A parábola do grão de mostarda é uma história dos contrastes entre um começo aparentemente insignificante e uma coroação surpreendente; entre o oculto hoje e o revelado no futuro. O Reino de Deus é como tal semente. O tamanho atual do Reino de Deus possui um aspecto insignificante; mas isso não indica, de modo algum, o que ele, em sua consumação, abrangerá, ou seja, o Universo inteiro (Mc 13.24-27; Ap 5.9-13; 7.9; Dn 2.33,34).

3. As aparências enganam. 
O Senhor nos ensina aqui a não nos deixarmos levar pelas aparências. Muitas vezes julgamos as coisas pelo aspecto exterior. O ensino de Cristo apresenta o poder misterioso da fé que dá início ao Reino de Deus. Jesus começou seu ministério com alguns discípulos. Ao longo da história a Igreja alcançou milhares de pessoas. Hoje a Igreja de Cristo compõe-se de bilhões de crentes espalhados pelo planeta (Mt 8.11).

SÍNTESE DO TÓPICO (I)
O princípio aparentemente insignificante do Reino de Deus não retrata o que ele será na consumação de todas as coisas.

SUBSÍDIO EXEGÉTICO
“Jesus aqui continuou com o seu esforço para ajudar os discípulos a entender a verdadeira natureza do Reino de Deus(30). (E como eram lentos para aprender! Cf. At 1.6) Ele perguntou: A que assemelharemos o Reino de Deus?, graciosamente incluindo os ouvintes no projeto. De forma incidental, podemos notar a importância do pensamento ilustrado nos assuntos espirituais. Com que parábola o representaremos? As ideias abstratas precisam ser revestidas de histórias e imagens para que possam atingir o coração e a mente.

O tema da parábola é que, embora o Reino possa ter tido o menor começo possível, algum dia crescerá e chegará a um tamanho fenomenal. Um grão de mostarda (31) foi usado proverbialmente para representar alguma coisa muito pequena (veja Mt 17.20). Apesar do seu tamanho, a semente de mostarda produz uma planta ou arbusto maior do que qualquer outra hortaliça do jardim, com cerca de três metros de altura, ou mais. Os galhos da planta têm tamanho suficiente para permitir que as aves do céu façam os seus ninhos e possam se abrigar debaixo da sua sombra. (Os pássaros gostam da semente de mostarda)” (SANNER, A. Elwood. Comentário Bíblico Beacon. Volume 6. lª Edição. RJ: CPAD, 2006, p.250).



II. A EXPANSÃO DO REINO DE DEUS
1. O campo de semeadura. 
Nos textos sinóticos que lemos — Mateus, Marcos e Lucas — existe um pequeno detalhe que chama a atenção. Mateus descreve o homem semeando na terra, Marcos, no campo, enquanto Lucas fala de horta. Esses detalhes, por se tratar de uma parábola, não devem nos prender. Muitas pessoas têm se perdido aos detalhes na interpretação de parábolas. O “campo”, sem dúvida alguma, trata-se do mundo e o mesmo exemplifica as parábolas similares. O Evangelho vem sendo pregado ao redor do mundo desde o dia de Pentecostes, pois esta é uma ordem do Senhor (At 1.8).

2. Um lugar debaixo da sombra. 
O arbusto de mostarda aqui retratado tem cerca de três metros de altura, ou pouco mais. Seus galhos possuem tamanho suficiente para permitir que pássaros construam seus ninhos e consigam abrigar-se debaixo da sua sombra. Essa imagem de uma grande árvore, onde pássaros habitam seus galhos e animais descansam à sua sombra, é uma reminiscência do ensino veterotestamentário a respeito do destino dos grandes impérios, bem como sobre a ascensão do Reino de Deus (Ez 17.22-24; Dn 4.10-14).


3. Não despreze os pequenos começos. 

A certeza que Cristo dá ao ensinar essa parábola certamente provocou uma forte conscientização e um enorme encorajamento para a igreja nascente, na época dos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas. Uma igreja que estava enfrentando diversas lutas neste mundo. A parábola escatológica lembra o que disse o soberano Senhor a respeito do cedro no qual os pássaros encontrarão abrigo “à sombra dos seus ramos” (Ez 17.23 cf. 31.6). Também nos desperta para a pergunta levantada pelo profeta Zacarias: “[...] quem despreza o dia das coisas pequenas?” (Zc 4.10).


SÍNTESE DO TÓPICO (II)
À medida que o Evangelho é pregado e mais pessoas o aceitam, o Reino de Deus avança e cresce mais e mais.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Jesus diz que a semente de mostarda ‘é realmente a menor de todas as sementes’. Trata-se de hipérbole, designada a enfatizar a natureza minúscula da semente. Entre os rabinos esta semente era usada proverbialmente por sua pequenez (M. Nidá5.2). O que Jesus quer dizer é que se torna um arbusto de tamanho significativo e até proporciona abrigo para pássaros. Assim também o Reino dos Céus tem começo modesto não observado por muitos, mas eventualmente tem grande efeito. O avanço da igreja primitiva desde seu começo desanimador à transformação do império Romano fornece comentário apropriado para o significado da passagem. A referência à árvore indica um império em expansão (e.g., Ez 17.23; 31.1-9; Dn 4.10-12); os pássaros representam as nações do império (Dn 4.20-22 [...]).

A Parábola do Fermento reforça o começo da semente de mostarda. O fermento tem imagem negativa ou má na Bíblia, como em Mateus 16.6,11: ‘Adverti e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus’. Também é usado negativamente no Antigo Testamento (e.g., Êx 12.15; Lv 2.11), embora também tenha imagem positiva (e.g., Lv 7.13; 23.15-18). Aqui Jesus usa o fermento para mostrar como um item pequeno não observado pode penetrar o todo. Muitos não reconhecem que o Reino esteja em ação, porque está escondido e é considerado insignificante por muitos. Mas não devemos menosprezar o dia das coisas pequenas. O fruto segue a fidelidade (Gl 6.9). O trabalho do discípulo mais humilde pode ter efeitos de longo alcance” (SHELTON, James in ARRINGTON, French L.; STRONDAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2003, p.90).



III. QUEM PARTICIPA DO REINO DE DEUS?
Todos os autênticos discípulos de Cristo participam do Reino de Deus. Não basta apenas ser frequentador de Igreja. É preciso ser discípulo de Cristo (Mc 8.34-38). Ao questionarmos quem participa do Reino de Deus nos surge a ideia do discipulado. O tema do discipulado tem sido esquecido em muitos arraiais evangélicos na atualidade. Contudo, se prestarmos atenção à chamada Grande Comissão, temos o mandamento de “fazer discípulos” (Mt 28.19,20). O crescimento do Reino de Deus é, de fato, surpreendente. Mas Deus escolheu que isso aconteça através da prática do discipulado. Afinal, somente os discípulos de Cristo, na consumação dos séculos, entrarão no Reino de Deus.
1. Quem tomou uma decisão. 
Para que possamos participar do Reino de Deus é preciso atender ao convite de Cristo (Mc 8.34). Ser discípulo de Cristo significa muito mais que atender a um convite de “vir à frente”. O texto de Marcos diz que o convite é dirigido a quem “quiser”. Isso significa que a soberania divina não violenta a liberdade humana. Depois de receber o chamado do Espírito, é preciso que haja uma decisão pessoal e essa decisão envolve renúncia.

2. Quem tem uma relação pessoal com Jesus. 
Um discípulo de Cristo não é um “admirador”, mas um seguidor. Jesus nos chama a segui-lo. Um verdadeiro discípulo segue as pegadas de Cristo (1Pe 2.21). Aquele que participa do Reino de Deus é uma pessoa obediente (Jo 15.14). Nós devemos obedecer ao seu comando por Ele ser Senhor e também por gratidão à grandiosa salvação que Ele nos deu.


3. Quem tem uma caminhada dinâmica com Cristo.
 O discípulo de Cristo tem uma caminhada dinâmica com Ele. Trata-se de um desafio diário. Todas as nossas escolhas, propósitos, nossos sonhos e realizações devem ser pautados na vontade do Senhor. O discípulo de Cristo é alguém que vive em um mundo cujos valores estão invertidos (Mc 8.35), por isso, entende que no âmbito do Reino de Deus “ganhar” é perder, e “perder” é ganhar. Somos chamados para assegurar os interesses do Reino e, para isso, muitas vezes, temos de deixar de lado os interesses egoístas e a aparente segurança terrena.


SÍNTESE DO TÓPICO (III)
Somente os discípulos de Cristo farão parte do Reino de Deus.

SUBSÍDIO DIDÁTICO—ECLESIOLÓGICO
Em seu Manual do Discipulador Cristão (CPAD), o pastor Cyro Mello elenca quatro requisitos para que alguém seja considerado um discípulo de Cristo: Decisão Voluntária; Determinação; Consciência e Disposição para o Trabalho. Cada um desses requisitos possui desdobramentos e são fundamentados em textos bíblicos. Procure este conteúdo nas páginas 23 a 51 do referido livro e enriqueça a abordagem deste terceiro tópico.


CONCLUSÃO
É interessante notar que nem todas as parábolas possuem uma aplicação direta e marcante. Em muitas delas, o crente precisa contentar-se em deixar que a parábola cumpra seu objetivo sem que haja uma hermenêutica forçada. A parábola do grão de mostarda nos apresenta a realidade de que o Reino de Deus teve um início insignificante e, desde então, cresce assustadoramente. Ao final dos tempos, ele atingirá todo o Universo. Que todos nós possamos fazer parte desse glorioso Reino, que não terá fim.

PARA REFLETIR
A respeito de “O Crescimento do Reino de Deus”, responda:

As parábolas do Reino encaixam-se em qual categoria?
Essas parábolas enquadram-se bem na categoria de similitude.


Por que a parábola do grão de mostarda é considerada uma história dos contrastes?
Por ser uma história dos contrastes entre um começo aparentemente insignificante e uma coroação surpreendente; entre o oculto hoje e o revelado no futuro.



Qual o detalhe que chama a atenção nessa parábola contada por todos os Sinóticos?
O fato de que Mateus descreve o homem semeando na terra, Marcos, no campo, enquanto Lucas fala de horta.



O que é um discípulo de Cristo?
Um discípulo de Cristo não é um “admirador”, mas um seguidor.



Por viver em um mundo de valores invertidos, o que o discípulo de Cristo entende no âmbito do Reino de Deus?
O discípulo de Cristo é alguém que vive em um mundo cujos valores estão invertidos (Mc 8.35), por isso, entende que no âmbito do Reino de Deus “ganhar” é perder, e “perder” é ganhar.




SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
O crescimento do Reino de Deus
O que é o Reino de Deus? 
Você pode iniciar a aula desta semana com essa pergunta. A fim de ajudá-lo a respondê-la, leve em conta a estrutura da presente lição, pois se encontra assim organizada: 
(1) Interpretação das parábolas sobre o Reino de Deus; 
(2) A expansão do Reino de Deus; 

(3) Quem participa do Reino de Deus? 
Logo, a estrutura da lição mostra-nos claramente que o Reino de Deus é eixo do estudo, e (2) sua expansão e (3) quem participa dele são os corolários naturais do assunto. Então, uma boa obra de Teologia Bíblica do Novo Testamento pode ajudá-lo no estudo do conceito do Reino de Deus.

Explicando um pouco sobre o recurso linguístico usado por Jesus — o Símile

A arte de comparar coisas que tenham similitude, ou semelhança entre si, que seja análogo entre si, denominamos símile. É uma figura de linguagem importantíssima para extrair um sentido no exercício de comparação entre dois termos ou expressões. Ou seja, o símile é uma figura de linguagem que estabelece a comparação das coisas que tenham semelhança entre si.

Na Parábola do Grão de Mostarda, o símile pode ser representado nesta comparação:

Reino de Deus → Grão de Mostarda

A comparação ou o contraste na parábola está assim explicitado: assim como o grão de mostarda, quando semeado na terra, é a menor de todas as sementes, e uma vez semeado, cresce, desenvolve-se, dá muitas hortaliças e muitos se abrigam nelas; também assim ocorre com o Reino de Deus. Este se iniciou pequenino, humanamente insignificante, mas ao longo dos tempos alcançou mentes e corações nos quatro cantos do mundo.

Aplicação da Parábola

O Reino de Deus cresceu e, por intermédio de seu crescimento, ele deve servir de sombra e descanso às almas cansadas. O crescimento do Reino de Deus não tem outro objetivo que levar descanso às almas cansadas e áridas no caminho da vida. Por isso, apóstolo Paulo afirma: “porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17).

Não se pode, porém, desprezar a simplicidade do Reino de Deus. Se há algo marcante no Evangelho é a valorização da simplicidade. Isso é tão valorizado que o apóstolo chegou a declarar enfaticamente: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (1Co 11.3).

BAIXAR SLIDES


































































































Elaboração dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB, número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 984070979 (Oi) e 63 – 981264038 (Tim), pregação e ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário