Escola Bíblica Dominical: A Respeito dos Dons, não sejas ignorante! - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: A Respeito dos Dons, não sejas ignorante!

Compartilhar isso

DESTAQUE
  1 Corintios 12.1
 Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá.

TEXTO BÍBLICO

  1 Coríntios 14.4-11:
4 O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
5 E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?
7 Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?
8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
10 Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
11 Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.


LEITURA DEVOCIONAL
SEG.........................................................1Co 14.12
TER..........................................................1Co 12.1-11
QUA.........................................................Ef 4.8
QUI.........................................................1Pe 4.10
SEX.........................................................1Jo 4.1 SÁB.........................................................1Co 14.26
DOM........................................................1Co 2.3,4




ESTUDANDO A BÍBLIA
Caro professor, à semelhança da igreja de Corinto, a igreja atual tem abundância de dons espirituais, porém, varias comunidades locais continuam ignorantes a respeite.
Ainda hoje é possível verificarmos muitas manifestações essencialmente emocionais e carnais com o título de "espirituais" dentro da igreja; tais como "unção do riso, "unção dos quatro seres viventes", "cair no espírito", "autopromoção e supervalorização de indivíduos supostamente espirituais, e outros demonstrando ingenuidade e ignorância das pessoas quanto as coisas espirituais e, sobre tudo, no que diz respeito ao ensinamento bíblico. Hoje você terá uma grande oportunidade de instruir seus alunos sobre a devida utilização dos dons dentro e fora da igreja local. Faça isso como responsabilidade e reverência!


Em pleno século 21 ainda existem pessoas que preferem não acreditar na atualidade dos dons espirituais, dizendo que eles cessaram no primeiro século; e outras que escolhem acreditar apenas em alguns dons. Entretanto, ao estudarmos a Bíblia Sagrada e a história da Igreja, em especial a das Assembleias de Deus no Brasil, percebemos que o doador dos dons espirituais, o Espírito Santo, continua operando e equipando sua amada Igreja com seus extraordinários dons, conforme sua perfeita vontade (1Co 12.11).
Longe de serem realidades do passado, os dons são atuais, úteis e necessários à vida da Igreja de Cristo. Vejamos o que a Palavra de Deus nos diz sobre eles.


O CONCEITO DE DONS ESPIRITUAIS

Em primeiro lugar, devemos afirmar que os dons espirituais não devem ser confundidos com habilidades humanas herdadas ou aprendidas por meio de esforços físicos e intelectuais. Eles não têm sua origem na terra, mas são dos céus, vêm de Deus (Ef 4.8; Tg 1.17); não são concedidos por méritos pessoais, mas pela graça divina 12.6; 1 Pe 4.10).



Segundo o pastor e teólogo Elinaldo Renovato, os dons espirituais são "habilidades dadas a cada pessoa pelo Espírito Santo", cujo propósito é o de "capacitar os salvos em Cristo Jesus, como membros da Igreja, para que esta alcance sua missão e seus objetivos". Paulo ensina que todo crente é dotado de um dom, concedido soberanamente pelo Espírito Santo para o que for útil (l Co 12.7).



Outro aspecto interessante sobre os dons espirituais diz respeito à sua utilização. Os dons não devem ser utilizados para autopromoção, muito menos para a exposição desnecessária das pessoas; eles precisam ser exercidos sem falsidade, em amor e com responsabilidade (1Co 13), tendo em vista que eles devem promover edificação do corpo de Cristo, a Igreja (l1Co 14.12). Paulo também ensina sobre a necessidade de haver ordem e decência na manifestação pública deles no culto (1Co 14.26-40).
Como é possível observar, os dons espirituais são ferramentas indispensáveis à Igreja de Jesus, tanto do passado como do presente. Valorize e utilize o seu dom de acordo com a boa e perfeita vontade de Deus promovendo edificação e crescimento espiritual à Igreja (1Co 14.26).



AUXILIO TEOLÓGICO
No Antigo Testamento, escrito em hebraico, há várias palavras que traduzem o sentido de 'dom'. Dentre elas destacamos os termosmattan, com o sentido de alguma coisa oferecida, gratuitamente, ou presente', como em Provérbios 19.6; 21.14; ou como dote, dádiva (Gn 34.12).



Há o termo maseth, que também significa 'presente', 'dádiva' (Et 2.18; Jr 40.5); a mais usada, no entanto, é minchach, que ocorre duzentos e nove vezes, com o significado de 'ofertas', 'presente' (SI 45.12; 72.10). Em todas as ocorrências, o sentido é sempre o de algo que é dado ou oferecido gratuitamente. [...] No Novo Testamento, escrito em grego, a palavra 'dom' assume de igual modo significados diversos. O termo 'doma' indica a oferta de um 'presente', 'boa coisa' (Mt 7.11); o 'pão nosso' é uma dádiva de Deus (Lc 11.13); 'dons', concedidos por Deus aos homens (£f 4.8), com base no Salmo 68.19. A palavra chárisindica 'dom gratuito', ou 'graça' (2 Co 8.4). O termo charisma é muito utilizado em estudos bíblicos, pois tem o significado de 'dons do Espírito' concedidos pela graçade Deus, com propósito muito elevado; é relacionado ao termo ta charismata, utilizado em 1Coríntios 12.4,9,28,30,31, que tem o sentido de 'dons da graça'. Há o termo grego ta pneumática, usado por Paulo, em l Coríntios 12.1; 14.1, que se refere a 'dons espirituais'. Em o Novo Testamento, os dons de Deus estão à disposição de todos os que creem, com a finalidade de promover graça, poder e unção à Igreja no exercício de sua missão, de forma que Cristo seja glorificado (RENOVATO, Elinaldo. Dons Espirituais e Ministeriais. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, pp.11,12).



CLASSIFICANDO OS DONS
A lista dos nove dons espirituais descritos em 1Coríntios 12.8-10, costumeiramente é classificada por alguns estudiosos da Bíblia em três categorias, cada qual contendo três dons em cada categoria, a saber:
(1) Dons de revelação: Palavra da sabedoria, palavra do conhecimento e discernimento dos espíritos;
(2) Dons de poder: Dom da fé, dons de curar e operações de milagres;
(3) Dons de expressão: Dom de profecia, variedades de línguas e interpretação de línguas.
Os dons de revelação manifestam o profundo conhecimento de Deus acerca de todas as coisas e do seu cuidado em proteger sua Igreja das sutilezas do Adversário. Por intermédio da palavra de sabedoria Deus orienta e aconselha sua Igreja convocando-a a não depender da sabedoria humana (1Co 2.5).



No que diz respeito a palavra do conhecimento, o dom está relacionado às coisas que não podemos compreender por nossas faculdades intelectuais. E Deus iluminando a mente e o coração do discípulo, concedendo conhecimento que vai além do intelecto humano. Já o discernimento de espíritos envolve a capacidade de distinguir a origem de uma determinada manifestação espiritual, a fim de que os espíritos enganadores não tenham espaço na Igreja (1 Jo 4.1).



Quanto aos dons de poder, eles visam à capacitação da Igreja para a proclamação do Evangelho na força e no poder do Espírito Santo (1Co 2.4,5). O dom da fé não deve ser confundido com a fé salvadora ou a fé como fruto do Espírito, ou fé natural, mas como a capacidade espiritual para se realizar coisas que vão além da esfera natural, trazendo manifestações extraordinárias do poder de Deus. Os dons de curar atuam na cura de enfermidades de todos os tipos: físicas, emocionais ou espirituais. Já a operação de milagres ou maravilhas, diz respeito a uma grande manifestação do poder de Deus operando grandes mudanças na ordem natural das coisas.



No que diz respeito aos dons de expressão! eles têm por finalidade transmitir a vontade plena de Deus para orientação e exortação do seu povo. Desta forma, o dom de profecia é a comunicação de uma mensagem inspirada pelo Espírito com a finalidade de edificar, exortar e consolar a Igreja de Cristo.



Entretanto, é importante que nenhuma outra profecia, além da Bíblia Sagrada, seja utilizada para guiar a Igreja ou para formar doutrina. Quanto ao dom de variedades de línguas, não se pode confundi-lo com o falar em línguas como evidência do batismo com o Espírito Santo, conforme nos apontam os nossos principais manuais de teologia pentecostal. Ele possui dentre outras finalidades, a transmissão de uma mensagem em línguas desconhecidas à igreja, razão pela qual é necessário o dom de interpretação. Este dom tem como finalidade a interpretação de uma mensagem espiritual transmitida à Igreja de Deus.



AUXILIO TEOLÓGICO
Natureza encarnacional dos Dons
Os dons são encarnacionais. Isto é, Deus opera através dos seres humanos. Os crentes submetem a Deus sua mente, coração, alma e forças. Consciente e deliberadamente, entregam tudo a Ele. O Espírito, então, os capacita de modo sobrenatural a ministrar acima das suas capacidades humanas e, ao mesmo tempo, a expressar cada dom através de sua experiência de vida, caráter, personalidade e vocabulário. Os dons manifestos precisam ser avaliados, Isto não diminui em nada a sua eficácia, pelo contrário, dá à congregação a oportunidade de testar, pela Bíblia, sua veracidade e valor para a edificação. [...] Não precisamos ter medo. O que Deus ministra através de sua vida, ministério e personalidade talvez seja diferente do que Ele ministra através dos outros. Não devemos pensar que estamos garantindo a perfeição quando temos um dom espiritual. Isto pode ser avaliado por outras pessoas, com amor cristão. Basta sermos vasos submissos, buscando edificar o corpo de Cristo" (HORTON, Stanley M. (Ed.). Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.470).


DONS DE LÍNGUA E DOM DE PROFECIA; PARA QUESERVEM?

De acordo com o texto bíblico, em especial o de 1Coríntios 14, tanto o dom de línguas quanto o de profecia possuem finalidades distintas, porém, complementares.



Para Paulo, o falar em outra língua deve ser acompanhado de sua interpretação, por algumas razões:
(1) quem fala, fala a Deus e não aos homens;
(2) não entende e nem é entendido, pois fala em mistério;
(3) edifica a si mesmo e não à igreja;
(4) constitui um sinal para os descrentes, mas também um ato de loucura para os incrédulos, dependendo da forma como é utilizado (w. 2,4,13,14, 22, 23). Logo, para que haja edificação na igreja é indispensável sua devida interpretação. Assim, ao expor essas questões, o apóstolo não tem em mente proibir ou inibir o uso do dom, como fica claro no versículo 39, mas instruir sobre a maneira correta de manifestá-lo num cultuo público. Até porque o propósito básico das línguas estranhas com interpretação é adorar a Deus e encorajar os outros a fazer o mesmo.

Coloque V para verdadeiro F para falso.

[ ] Os dons espirituais são habilidades humanas herdadas.
[ ] O dom de profecia nada mais é que uma habilidade humana de interpretar as Escrituras.
[ ] Os dons não devem ser utilizados para autopromoção.
[ ] Quem fala em línguas fala a Deus e não aos homens.
[ ] O dom da fé é sinónimo da fé salvífica.
[ ] O propósito básico das línguas estranhas com interpretação é adorar a Deus e encorajar os outros a fazer o mesmo.



Já a profecia, segundo o ensinamento do apóstolo, é um dom "superior" ao de línguas porque quem anuncia a mensagem de Deus (profetiza), fala direto às pessoas, ajudando-as e dando-lhes coragem e consolo (v.3), bem como produz convencimento do pecado, rendição e adoração a Deus (vv.24,25). Entretanto, é interessante observarmos que a profecia não está acima do julgamento da congregação (v.29), pois o apóstolo dos gentios recomenda a avaliação do conteúdo da profecia.
Sendo assim, como corretamente evidenciou o teólogo pentecostal David Lim "as línguas servem como indicador; a profecia, como comunicador. As línguas chamam a atenção aos atos poderosos de Deus; a profecia conclama ao arrependimento e à fé como forma de corresponder aos atos poderosos de Deus".

AUXÍLIO DIDÁTICO

Prezado professor, leve uma música cristã em inglês para sala de aula e após colocá-la para seus alunos ouvirem, pergunte-os acerca do conteúdo da letra. A menos que algum deles saiba inglês, ninguém conseguirá traduzir e, consequentemente, entender a letra, ficando a mesma inteligível. Em seguida, leia 1 Co 14.1-13 e discuta com eles sobre o texto. Explique-os que o dom de interpretação se faz necessário para traduzir o dom de variedade de línguas, a fim de que o conteúdo da mensagem anunciada em línguas desconhecidas se torne compreensível aos ouvintes.



RECAPITULANDO
A igreja local precisa reconhecer a necessidade dos dons espirituais, bem como amadurecer a forma de utilizá-los, pois eles foram dados pelo Espírito para edificação e crescimento dela e não para orgulho pessoal ou divisão local. Assim, o propósito dos dons não é a exaltação de quem os exerce, mas o serviço aos demais membros do Corpo de Cristo e tudo para a glória de Deus.



O fato de alguns, em nosso tempo, utilizarem de forma irresponsável os dons não deve produzir em nós uma atitude de desprezo por essas capacitações espirituais, muito pelo contrário, deve nos estimular a buscá-los com zelo e praticá-los com amor.



Que sejamos bons administradores dos diferentes dons recebidos da parte de Deus, Utilizando o nosso dom para a glória de Deus e o bem da Igreja de Cristo (1Pe 4.10,11),
REFLETINDO
1. Quem é o doador dos dons espirituais?
O Espírito Santo.




2. De acordo com 1 Corintios 12.8-10 quantos e quais são os dons espirituais?
Nove dons espirituais. A saber: Palavra de sabedoria, palavra do conhecimento, fé, dons de curar, operações milagres, profecia discernimento de espíritos, variedade de línguas, capacidade de interpretá-las.




3. Segundo o apóstolo Paulo, por que a variedade de línguas precisa de interpretação?
O Apóstolo Paulo recomenda que o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário