Monte Moriá ou Sião - Lugar de Entrega - Se Liga na Informação





Monte Moriá ou Sião - Lugar de Entrega

Compartilhar isso

-Tema: GEOGRAFIA BÍBLICA  

“E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi” (Gênesis 22.1-3).


Altitude: cerca de 800m*
Moriá significa lugar de sacrifício. Mais tarde foi chamado de Sião, ensolarado (II Crônicas 3.1). A palavra Moriá tem ligação com a expressão “Deus proverá” ou o ‘Deus que vê todas as coisas’ (Gênesis 22.14). Alguns estudiosos dizem que Sião é onde está Jerusalém e Moriá é onde estava o templo, mas o mais provável é que sejam dois nomes para o mesmo lugar (). Mas este lugar era mais conhecido como o ‘monte do Senhor’. 1

O que o Monte Sião nos ensina?

Vamos refletir sobre a importância de Moriá na Palavra de Deus:




1) Significado Histórico do Monte Sião

O Monte Moriá foi onde Abraão entregou Isaque e Deus proveu o cordeiro para o sacrifício (Gênesis 22.1-20). Também foi o local onde Davi levou a arca da Aliança (I Samuel 6.1-22) e Salomão construiu o templo (II Samuel 24.18). Hoje também é conhecido como o Domo da Rocha, pois abriga uma mesquita mulçumana construída durante a ocupação árabe de Jerusalém. Mas Sião é o lugar do Templo de Salomão, considerado o lugar mais sagrado para o povo de Deus. 2

2) Significado Profético do Monte Sião

O Monte Sião onde era o templo em Jerusalém é um lugar consagrado para o louvor a Deus (Salmos 65.1). 3 Existem muitas profecias de salvação para o povo de Deus em Sião (Salmos 69.35). Deus ama o Monte Sião (Salmos 78.68 e 87.2). Jesus cumpriu a profecia de que o Messias entraria em Sião montando num jumentinho (Zacarias 9.9 e João 12.15). Os profetas anunciaram que os judeus voltariam para morar em Sião (Isaías 30.19) e que os povos irão adorar em Sião (Isaías 2.3; Jeremias 50.5), o que já se cumpriu. Quando Jesus voltar estará sobre o Monte Sião para buscar o seu povo (Apocalipse 14.1).

3) Significado Espiritual do Monte Sião

O Monte Sião foi escolhido por Deus para fazer habitar sua presença através do culto, no templo em Jerusalém. Hoje nossas vidas são o verdadeiro templo do Espírito Santo (Gênesis). Naquele tempo Deus se manifestava em Sião no templo sobre a Arca da Aliança, mas agora Deus enviou o seu Espírito Santo para habitar em nós para o seu louvor.

Conclusão:

O Monte Sião é um lugar que nos ensina a entregar nossas vidas ao Senhor, como Abraão que entregou Isaque pela fé, como Davi que dedicou ali sua melhor adoração conduzindo a Arca da Aliança e como Salomão que construiu o templo com o melhor que tinha. O Monte Sião nos ensina a viver em adoração a Deus.

Entregue o seu melhor para Deus!

_______________________________

BIBLIOGRAFIA:

Bíblia de Estudo Arqueológica NVI. São Paulo: Editora Vida, 2013. Página 37.
LAWRENCE, Paul. Atlas Histórico e Geográfico da Bíblia. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil- SBB, 2013. Páginas 74, 75.
DOWLEY, Tim. Pequeno Atlas Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. Página 11.
Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

* Número aproximado, visto que as fontes divergem.
Pr. Welfany Nolasco RodriguesPublicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues
Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

Nenhum comentário:

Postar um comentário