Montes de En-Gedi - Lugar de Refrigério - Se Liga na Informação





Montes de En-Gedi - Lugar de Refrigério

Compartilhar isso

-Tema: GEOGRAFIA BÍBLICA  

“Subiu Davi daquele lugar e ficou nos lugares seguros de En-Gedi.” (I Samuel 23.29)


Altitude: -200m*
Em-Gedi significa ‘nascente do cabrito’, por ser onde se criam muitas cabras. Local próximo ao mar morto, que tem fontes de águas e cavernas, que na verdade está abaixo do nível do mar1.  Um verdadeiro oásis no meio do deserto, numa das regiões mais quentes da terra.

O que os Montes de Em Gedi nos ensinam?

Vamos refletir sobre a importância de Em-Gedi na Palavra de Deus:


1) Significado Histórico de En-Gedi

Davi gostava muito desta região para se abrigar em tempos de perigo e descansar (I Samuel 23.29). Numa das cavernas de Em-Gedi, Davi se escondeu de Saul, mas este entrou ali e Davi cortou a veste do rei Saul poupando-lhe a vida (I Samuel 24.4-20). Este lugar marca a perseguição de Davi e sua espera pelo tempo certo em que se tornaria rei.2  Provavelmente foi em Em-Gedi que Davi compôs muitos salmos como o 23 “o Senhor é o meu pastor” e o 42 “como a corça suspira pelas águas”, pois condiz com o cenário deste lugar onde Davi costumava estar, sendo realmente uma fonte de inspiração.

2) Significado Profético de En-Gedi

Existe uma profecia de que o Mar Morto se tornará saudável (Ezequiel 47.8), e especificamente Em-Gedi será um lugar de pescadores (Ezequiel 47.10). Este lugar que já é um milagre no meio do deserto, chegando a produzir flores (Cantares 1.14), será um lugar totalmente restaurado pelo poder de Deus.

3) Significado Espiritual de En-Gedi

Em-Gedi era um local de refrigério para Davi e será um dia um paraíso segundo a profecia. No meio das batalhas Davi encontrava um lugar de descanso onde tinha inspiração para compor belas poesias em oração. Este lugar nos ensina que precisamos descansar no Senhor e esperar o tempo certo para o cumprimento de suas promessas para nossas vidas. Mesmo em meio aos desertos que enfrentamos, Deus prepara um oásis para nos dar refrigério enquanto esperamos a vitória.

Conclusão:

O lugar que Davi encontrou no meio do deserto de Judá nos mostra que o improvável pode ser uma oportunidade para milagres de Deus. Talvez os inimigos de Davi não imaginassem que num lugar tão seco houvesse um oásis, onde o exército de Davi poderia descansar e se fortalecer para continuar as batalhas.

Deus te dá refrigério no deserto!

DOWLEY, Tim. Pequeno Atlas Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. Páginas 62 e 63.
LAWRENCE, Paul. Atlas Histórico e Geográfico da Bíblia. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil- SBB, 2013. Páginas 62 a 65.

* Número aproximado, visto que as fontes divergem.
Pr. Welfany Nolasco RodriguesPublicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues
Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

Nenhum comentário:

Postar um comentário