FAZEI DISCÍPULOS - Se Liga na Informação





FAZEI DISCÍPULOS

Compartilhar isso
Versículo do dia
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" Mt 28.19

Para impactar
É de suma importância ensinarmos as pessoas não unicamente a aceitar a Cristo, mas também a se tornarem discípulos, para que a obra de Deus tenha continuidade com a mesma excelência.

Textos de Referência.
At 18.24-28
Introdução

Paulo em suas viagens missionárias, deixou muito claro que seu desejo era apresentar o Evangelho de Cristo e também ensiná-los a dar continuidade ao projeto de salvação, ou seja, Paulo queria formar discípulos.


#pontochave
“Egoísmo é uma palavra que não tem lugar na obra de Deus, quanto mais pessoas se achegam para aprender, mais discípulos são formados e cada vez mais o Evangelho é propagado nos quatro cantos da terra”

1. ENTENDENDO O QUE É SER DISCÍPULO
Discípulo no hebraico é limmudh, em grego mathetes, em latim discípulos, todos com o mesmo significado: aprendiz
1.1 Ser discípulo
Segundo o dicionário Aurélio, discípulo significa: Aquele que recebe ensino de alguém ou segue as ideias e doutrinas de outrem.
No Antigo Testamento a palavra discípulos aparece poucas vezes (Is 8.16 e Is 54.13).
Era muito comum na sociedade antiga os mestres e doutores terem discípulos, como nos casos dos rabinos judeus e dos filósofos gregos.
No Novo Testamento, sua aparição é mais comum, pois vemos que João Batista tinha discípulos, (Mt 9.16), os fariseus também tinham, (Mc 2.18), e também Moisés (Jo 9.28), porém, os discípulos mais conhecidos de toda a história bíblica foram os de Jesus.

1.2. Os discípulos e sua importância
Quem tem discípulo, tem a visão de um trabalho ininterrupto e de boa qualidade, já que a intensão de quem ensina é repassar seu conhecimento ao aprendiz, e direcioná-lo ao aprimoramento.
A intensão de Paulo para com os discípulos que fazia, era prepará-los para serem capazes de substituí-lo. Paulo desejava que seus discípulos ficassem com o caráter de Cristo, em sua carta aos Coríntios, ele instrui:
"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo."1 Co 11.1
Jovem, esta referência demonstra claramente que podemos nos tornar discípulos de Cristo, e que para isso é necessário aprender seus ensinamentos e vivenciá-los.
#pararefletireadorar  "Quem não se torna em árvore que produz fruto, tornar-se-á em galho para a fornalha". D. L. Moody

2. CONHECENDO APOLO
"E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras."At 18.24

2.1. A mensagem de Apolo
Este judeu por nome Apolo, era um homem que interpretava muito bem as Escrituras e as comentava com muita convicção, também era um homem que andava no caminho do Senhor e fervoroso de Espírito, porém o que ainda lhe faltava era o conhecimento pleno sobre Jesus, pois tudo o que aprendera tinha como limite o batismo de João.
O próprio João Batista disse:
"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo."Mt 3.11

"...quanto mais pessoas se achegam para aprender, mais discípulos são formados..."

2.2. Discípulos fazendo discípulos
Paulo começou a falar na sinagoga, e felizmente Priscila e Áquila estavam ouvindo sua mensagem.
Depois de ouvi-lo, os dois levaram Apolo com eles para lhe ensinar o que ainda não havia aprendido, o caminho para se chegar a Deus.
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."Jo 14.6
Egoísmo é uma palavra que não tem lugar na obra de Deus, quanto mais pessoas se achegam para aprender, mais discípulos são formados e cada vez mais o Evangelho é propagado nos quatro cantos da terra

3. MARCHANDO PARA FRENTE
"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.", Fp 3.13,14

3.1. Pregando a verdade
Apolo, depois de conhecer toda a verdade do Evangelho, quis ir até Acaia, desta forma Priscila e Áquila recomendaram Apolo para que fosse recebido pelos discípulos daquele lugar.
Chegando lá, Apolo pregou como jamais o havia feito, com veemência e verdade, falava publicamente aos judeus, que Jesus era o Cristo.

3.2. Discípulos trabalham juntos
Posteriormente o povo de Corinto começou a criar problemas diante do povo, uns se diziam de Paulo, outros de Apolo, outros de Cefas e outros de Cristo, (1Co 1.12). Isso não poderia acontecer no meio dos cristãos, já que todos trabalhavam no mesmo propósito.
Desta forma Paulo escreveu:
"Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.", 1Co 3.6
Este versículo mostra homens que trabalhavam no mesmo propósito, sem divisão, sem facção, somente por amor à Palavra.

Conclusão.
"Fazer discípulo" requer do cristão um posicionamento de comunhão, de amor, de priorizar o Reino de Deus e, principalmente, de desejo por salvação de almas.
Ter um discípulo é ter consciência de que você está preparando alguém que poderá superá-lo, mas que também espera ser superado um dia.
#aprendeu

1. Segundo o dicionário Aurélio, discípulo significa?

2. Quem era Apolo?

3. O que Apolo pregava quando chegou em Acaia?

Fonte: Revista Betel Conectar


Nenhum comentário:

Postar um comentário