Você tem medo de quê? - Se Liga na Informação






Você tem medo de quê? – Me perguntou o psiquiatra. Eu respondi: de tudo!
Eu tinha um medo verdadeiro e gigante que me consumia. Por muito tempo fiquei desestabilizada pelo medo. Medo de quê? De tudo! Eu tinha medo de coisas simples e cotidianas, como, por exemplo, colocar o lixo na calçada (porque eu achava que um vizinho poderia reclamar que não estava no lugar certo, ou embalado certo ou no tamanho certo) mas também tinha medo de coisas complexas: o universo é infinito e onde eu estou em relação ao infinito?
O medo fazia de mim uma marionete. Algumas vezes eu ficava paralisada pelo medo, impedida de me locomover ou de fazer algumas coisas. Outras vezes o medo me asfixiava, eu mal conseguia respirar porque sentia uma opressão em meu peito. Havia dias que eu ficava com tanto medo que meu coração acelerava e minha respiração ficava ofegante como um cão após uma corrida. O medo me impediu de amar, trabalhar, sorrir, dançar, festejar. O medo me encurralou em um “cantinho do castigo”, me isolou das pessoas, me deixou no limbo, mais morta do que viva.

O conhecimento de Deus me curou de um ciclo insano de medos

A chegada do Herói

Mas a Luz chegou no meu mundo de medo, o Salvador, Jesus, dissipou minhas trevas. Enquanto o medo me aterrorizava de todas as formas que ele podia, alguém me apresentou a Palavra de Deus e eu lia com a sede de um peregrina no deserto. Livro após livro do Novo Testamento foi me enchendo de esperança, renovando a vida, criando um oásis dentro do medo. Uma grande irrigação invadiu a terra seca do meu espírito.
Um dia eu acordei e, assustada, percebi que eu não estava nem com o medo, nem com a angustia, nem tão pouco com o medo do medo. Milagre! Pensei.
Me olhei no espelho, era eu mesma que estava ali.
Ovelha, o milagre é simples e verdadeiro, a Palavra me lavou dos meus medos, angústias e desesperanças.
O Amor venceu, lutou dentro da minha alma e ganhou centímetro a centímetro de minhas emoções que, antes, eram dominadas pelo pavor.
O conhecimento de Deus anulou as mentiras que estavam lá na medula da minha alma, encrostadas em meus ossos.
Eu poderia dizer que é fácil, assim como: “2 passos para transformar seu medo em um jardim cultivado”, mas não é impossível.

Mudança de mente

O que eu aprendi de Deus mudou minha mentalidade, transformou minha mente debilitada na mente de Cristo. Hoje está na moda o treino Mindset (mentalidade com a qual encaramos as demandas da vida), mas as Escrituras já falam de termos mentes transformadas. A Bíblia pode mudar seu medo em confiança, alegria e paz. Crês nisso?
Quanto mais tempo dedicamos ao conhecimento de Deus, mais as verdades expulsam as mentiras que o inimigo de nossas almas, incansavelmente, introduz em nossas mentes (e ele tem tantas oportunidades de fazer isso hoje pelos vários canais de comunicação).
Conhecer Deus aumenta nossa confiança no caráter e em seu poder e nos posiciona humildemente em nosso lugar. Enquanto prossigo em conhecer Deus experimento o amor dele por mim e posso ser aquele vaso de barro que reproduz essa fonte de Águas Vivas.

Solidão

O conhecimento de Deus venceu meu medo da solidão. Eu nunca mais estarei só! Eu tenho a Trindade operando maravilhas em minha vida por toda a eternidade.
Fixo meu coração titubeante nas palavras de meu Senhor e avivo em minha mente que ele estará comigo TODOS os dias até a consumação dos tempos.
Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28.20
Ovelha, não depende do que você pensa ou do que você sente, quem fez a promessa é FIEL, não é pela minha ou pela sua força ou vontade, foi Jesus Cristo quem prometeu, ele é quem realiza. Eu e você temos que crer e nos lembrarmos das promessas, porque guardar o que alguém nos disse também é andar junto com essa pessoa.

Miséria

Quando assumo Jesus Cristo como Senhor da minha vida não tenho medo de passar necessidades, ele provê tudo que preciso em justa medida. Se você escavar as escrituras vai encontrar tantas e tantas vezes que Deus supriu o seu povo. Vamos ver algumas passagens: temos o Maná no deserto que Deus alimentou por 40 anos, todos os dias, infalivelmente, o seu povo que havia saído da Escravidão do Egito.
Êxodo 16:35 E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos limites da terra de Canaã.
Há a viúva de Serepta que não tinha mais o que comer por causa da seca e Deus multiplicou o alimento para ela e para seu filho e ainda para um hóspede, o profeta.
Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra. 1 Reis 17.14
Vemos também o apóstolo Paulo que como ministro do evangelho era suprido em suas necessidades pelo corpo de Cristo:
Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus.
E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. Filipenses 4.18-19
Gaste tempo nas escrituras, esse é o caminho que o nosso Senhor usa para falar aos nossos corações.Mude a sua mentalidade com as palavras de nosso Senhor. Ele sabe o que te apavora, ele conhece de qual material nós somos feitas: pó!

Gigantes

Quantas vezes olhei para as circunstâncias onde eu me afundava em um lamaçal de dificuldades, sem poder enxergar uma saída, um alívio, no entanto, quando eu me voltava para nosso Senhor e clamava a ele em meio a escuridão, ele mansamente me recordava quem é ele: Deus Todo-Poderoso, invencível, maior que todos os gigantes de nossas vidas.
Quando saíres à peleja contra os teus inimigos e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, não os temerás; pois o Senhor, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, está contigo. Deuteronômio 20.1
E disse também:
Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43.1-2
Não existe circunstância que fuja ao conhecimento de nosso Senhor e Salvador, ele cuida de nós.
Confie em Deus.

Morada

Está com medo de ficar desabrigada de não ter onde morar? Ou talvez o lugar em que você mora hoje não é aquele em que sonhou morar? Mora em um local perigoso, seus vizinhos são ímpios? Qual é a sua dificuldade?

Deus sabe onde você mora, aliás foi ele que colocou você neste lugar.
De um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação. Atos 17.26
Deus cuida de nós onde estamos. Certa vez, eu estava orando com muito medo em mina casa por causa dos rumores de assaltos e violência no bairro onde moro e após orar a Deus sobre a segurança da minha casa, fui fazer minha leitura bíblica diária, estava em Salmos (atrasada em uns 2 dias de leitura) e ele me respondeu diretamente sobre meu clamor:
Exalte o Senhor, ó Jerusalém!

Louve o seu Deus, ó Sião,
pois ele reforçou as trancas de suas portas
e abençoou o seu povo, que lá habita.
É ele que mantém as suas fronteiras em segurança
e que a supre do melhor do trigo. Salmo 147.12-14 (NVI)

Em meio a todas as dificuldades Deus nos fortalece. É como uma “academia” espiritual, cada dificuldade nos faz exercitar algum aspecto de nosso espírito ou da nossa mente e nos transforma para a santificação.

Abandono e separação

Você já foi deixada, largada, abandonada, desprezada? Já sentiu que ninguém te ama? Já teve relacionamentos rompidos? Alguém importante foi embora de sua vida? Nesse mundinho caído que vivemos é provável que a maioria de nós já tenhamos passado por algum tipo de desprezo.
Nosso Senhor também foi desprezado e humilhado, e por isso, podemos estar libertas desse medo.Porque ele experimentou como homem nossas amarguras podemos hoje nos revestir desse Cristo e nos alegrarmos nele. Como? Conhecendo e nos relacionando com ele.
Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Isaias 53.3
E ainda nos diz:
Porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Hebreus 13.5b
Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará. O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes. Deuteronômio 31.6,8
Ovelha, é Deus que está falando com seu povo, não é um homem, creia, Deus, Emanuel, anda no meio de seu povo.
Nada poderá nos separar do Amor, ele é por nós todo o tempo, em qualquer lugar.
Nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8.39
Quando Deus nos separa para ele não é possível que nos separemos dele porque ele garante essa união.

Morrer

Porque Jesus venceu a morte não temos medo de morrer. Jesus inaugurou um lugar no céu para nós, livrando nossa mente do pavor da morte:
Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. Hebreus 2.14-15
Deus prometeu que todo que crer em Jesus ressuscitará. (Você crê em Jesus como seu salvador?)
De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6.40
Não tememos a morte porque temos um justo e fiel redentor, Jesus, é nossa ressurreição:
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? João11.25-26

E você, tem medo de quê?

Ovelha, em qualquer tempo podemos apresentar nossos medos diante da cruz de Cristo e suplicarmos ao Maravilhoso Conselheiro que nos sare.
Ele prometeu, ele cumpre, ele cumprirá.
O Senhor é meu pastor, nada me faltará Salmo 23.1
Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Você tem medo de quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário