Divorciado pode manter relações íntimas - Se Liga na Informação





Divorciado pode manter relações íntimas

Compartilhar isso

O CASAL DIVORCIADO POR TER RELAÇÃO SEXUAL?

Embora a bíblia não de uma clareza acerca disto, mas analiando chegaremos a conclusão que não pode. Vamoa analisar a lei dos homens e a lei de Deus. Perante Deus o casamento só é dissolvido com a morte de um dos cônjuges (Romanos7.2-3) "Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei e assim não será adúltera se for doutro marido".


Uma vez li num livro comparando o casamento com o purê de batata. O purê de batata é a fusão do leite com a batata, uma vez feita a mistura não tem mais como separar os dois ingredientes. É a mesma coisa o casamento, é fusão da união de duas carnes. Em (Gênesis 2.24) diz que no casamento serão dois numa só carne. No casamento 1+1=1. Homem + mulher = uma só carne.



Paulo disse em (1 Coríntios 7.10-11) "Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher". Este versículo está em conexão com (Romanos 7.2-3). A separação e o divórcio não é pecado. Mas quando o casal se divorcia se rompem os compromisos conjugais. Um dos significados para divórcio é " romper o vínculo do casamwento".



Os compromissos conjugais foram rompidos, não há mais o compromisso do casamento. A partir de agora é cada um para o seu canto. Voltando a relação uma só carne, esta relação não se refere apenas a relação conjugal mas também a relação sexual, não apenas do casal mas também entre pessoas que não sejam casadas (1 Coríntios 7.16) "Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne". (meretriz é prostituta). Se trata de uma relação sexual sem vinculo afetivo ou conjugal, isso é pecado.



Deus criou a relação a relação sexual para o casamento. A bíblia não é livro que tratar de assuntos sexuais, o que o casal pode ou não pode fazer, mas analisando sempre temos conclusões sobre algumas coisas, entre estas é a relação sexual como algo criado por Deus somente para o matrimônio.



Das poucas vezes que a bíblia fala sobre a relação sexual, ela faz referências a pessoas casadas, veja em (1 Coríntios 7.5) "Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência". Aqui trata de relação sexual entre casados pois há compromisso matrimonial. Veja que Paulo aconselha que não se deve abster da relação sexual sem o consentimento do cônjuge para que ele não fique exposto as tentações. Isso não se aplica a um casal separado pois não há mais compromissos conjugais, se ele se sentir tentado poderá acabar tendo relação com outra pessoa e a outra parte mesmo que fique sabendo não terá o que fazer pois o laço conjugal foi rompido



Em (Gênesis 26.8) diz que Isaque brincava com Rebeca, o texto se refere a relação sexual. Na tradução NVI diz: "acariciava" indicando intimidade entre o casal. Se o casal se separou, a bíblia da margem para reatar o casamento (1 Coríntios 7.10-11) "Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido...



Eles poderão conversar e reatar novamente e reatar a união de acordo com a lei. A bíblia ensina em (Romanos 13) que devemos ser submissos a lei dos homens. Na lei dos homens diz que o divórcio rompe o casamento, então está rompido e o casal sem vinculo matrimonial. Desobedecer a lei dos homens é pecado pois a bíblia diz que devemos ser submissos a ela, ao menos que seja algo que nos induza ao pecado.



Coisas que causam dúvidas, o melhor é não fazer do que fazer coisa errada achando que está certo e perder a salvação. A pessoa só vai compreender a verdade quando for condenada mas daí será tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário