ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: CONHECENDO OS LIVROS POÉTICOS - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: CONHECENDO OS LIVROS POÉTICOS

Compartilhar isso
Versículo do dia
"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.", Sl 119.105

Para impactar
Conhecer os livros poéticos, é conhecer um pouco mais do caráter de Deus. Estes livros demonstram o quão justo, misericordioso e amoroso é o Senhor Jeová.

Textos de Referência.
Sl 119.105-112

Introdução
Neste trimestre trataremos dos 5 livros poéticos composto por Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
Os livros poéticos não são belos simplesmente pelo fato de forma poética mas, principalmente, porque trata da grandeza do Deus soberano.
#pontochave
“Paulo diz em sua segunda carta a Timóteo: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.", 2 Tm 3.16-17

1. APRESENTANDO JÓ E SALMOS
Jó e Salmos tratam dos cuidados de Deus para com sua criação mais sublime, o homem. As circunstâncias podem ser adversas, mas o Senhor continua no controle (Jó 1.1.)
Quem escreveu o livro de Jó? A resposta é: " não se sabe", estudiosos trazem como possibilidade: Moisés, Eliú, Salomão, Esdras e o próprio Jó; são só hipóteses não comprovadas historicamente mas como Paulo diz em sua segunda carta a Timóteo: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.", 2 Tm 3.16-17
Este belo livro conta a história de Jó, um homem reto e temente a Deus que passa pelas maiores provações que alguém jamais possa imaginar, perde filhos, bens, saúde e é desprezado por seus amigos, porém, tudo isto não é capaz de fazer com que Jó perca sua fé no Deus Altíssimo. Ele vê tudo o que construiu desmoronar, mas sua convicção no Redentor restitui a ele tudo o que havia perdido.
1.1 Salmos
Salmos é o maior livro da Bíblia. Foi escrito por Davi (73 Salmos), Asafe (12 Salmos), filhos de Coré (9 Salmos), Salomão (2 Salmos), Etã, Hemã e Moisés (1 Salmo cada), sendo que quarenta e oito Salmos são anônimos.
O livro de Salmos trata, de forma poética, os mais diversos temas como o peso do pecado, sobre a misericórdia de Deus, a vinda do Messias, a importância de se louvar ao Senhor, e, principalmente, a necessidade de se guardar e vivenciar a Palavra de Deus.
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.", Sl 119.11-12

1.2. Adorar é reconhecer

#pararefletireadorar  "A Bíblia fala no tom de voz do próprio Deus". Charles Spurgeon

2. PROVÉRBIOS  
O livro de Provérbios tem como características tratar de assuntos referentes a justos e ímpios e também à Sabedoria que vem de Deus.  

2.1. Conhecendo Provérbios
O livro de Provérbios foi quase todo escrito por Salomão, mas houve ajuda de Agur e do rei Lemuel nos capítulos 30 e 31, respectivamente.
Um livro que trata da essência de toda a sabedoria, mas também trata do justo e do ímpio, comparando suas decisões e suas recompensas.
Justo: "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.", Pv 4.18Ímpio: "O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.", Pv 4.19

"Os livros poéticos são mais do que belas poesias, na verdade é a poderosa Palavra do Senhor..."

2.2. O temor do Senhor
"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.", Pv 9.10
Salomão trata da sabedoria como um tesouro inigualável, pois ele sabe que a verdadeira sabedoria se inicia a partir do entendimento de temermos (respeito e obediência) a Deus. 
Salomão teve a oportunidade de pedir qualquer coisa ao Senhor, porém ele percebeu que nada nesta vida valor se a sabedoria de Deus não estiver sobre ele (1Cr 1.7-12).
Em Provérbio, Salomão trata da importância de se obter sabedoria vinda da parte de Deus:
"Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.", Pv 2.6



3. ECLESIASTES E CANTARES
Eclesiastes e Cantares são dois livros que tratam respectivamente do tempo de Deus e do sua controle e também do amor entre o noivo e a noiva, simbolicamente isto nos leva ao amor de Cristo e a Igreja.

3.1. Conhecendo Eclesiastes
A autoria do livro de Eclesiastes é uma incógnita, porém o significado de Eclesiastes é "Pregador", ao qual os estudiosos atribuem ser Salomão.
O capítulo três traz a essência do livro, onde se trata do tempo determinado para todas as coisas debaixo do céu, ou seja, para o homem, para que ele aprenda que as coisas terrenas estão ligadas ao tempo, diferentemente do céu, onde tudo é atemporal, pois se trata do eterno.


3.2. Entendendo Cantares
Salomão escreveu 1005 cânticos, mas o que escreveu para a sunamita, com certeza é o que mais se destaca.
As declarações contidas neste cântico demonstram um amor intenso e verdadeiro entre os noivos.
Cristo tem um amor incondicional e puro por sua igreja. Alguns estudiosos não aceitam esta simbologia, mas Cristo a pôs em prática, amando a sua noiva, entregando-se por ela (Ef 5.24-25).
"Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu;ele apascenta entre os lírios.", Ct 6.3

Conclusão.
Os livros poéticos são mais do que belas poesias, na verdade é a poderosa Palavra do Senhor, que demonstra a glória de um Deus vivo e soberano e que, acima de tudo, aponta para o Cristo Todo-Poderoso.

#aprendeu
1. Quem escreveu o livro de Jó?

2. Quem escreveu o livro de Provérbios?

3. Quantos cânticos Salomão escreveu?

Fonte: Revista Betel Conectar


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário