Idolatria: O que é idolatria? - Se Liga na Informação





Idolatria: O que é idolatria?

Compartilhar isso

Serei breve e muito objetivo

O que significa idolatria pra você? Quais são os parâmetros que podemos utilizar para afirmar que alguém é idólatra?


Bom, para você pode parecer algo totalmente complexo, no entanto, se há algo fácil de se decifrar, é se alguém é um idólatra. Mas calma, não existe apenas idolatria acerca de imagens de escultura, como às praticadas pela igreja católica, mas existem também, as chamadas idolatrias acerca de celebridades e homens de grande fama em meio a sociedade, que é a mais evidente em nossos dias.



Como posso decifrar se alguém é idolatra?



A idolatria é algo muito simples de se decifrar, e não precisamos de nenhuma mágica para entender seus efeitos. Ora, a idolatria nada mais é, que o apreço excessivo e incondicional sobre determinada coisa. Por exemplo, quando se perde totalmente o senso crítico sobre às coisas ou pessoas das quais estamos nos referindo, um ator, uma atriz e até mesmo diversas celebridades de diversos campos de atuação diferente; atores, atrizes, cantores, astrólogos, filósofos e até mesmo o presidente.



Mas, o que quero dizer com isso? Que a partir do momento em que você aprecia uma pessoa ou algo sem conseguir criticá-la de algum modo, isso já pode ser chamado de idolatria. Primeiro, porque todos estamos sujeitos à falhas, e segundo, que apenas DEUS é "incriticável'', e ai de você se discordar de mim na questão 'DEUS'.



Irei mais a fundo: Se você possui simpatia por alguém e essa simpatia bloqueia seu senso crítico, isso já pode ser considerado como uma forma de idolatria, pois você está bloqueado, o que na prática, torna tal pessoa um semi-deus na sua concepção, compreende?



Vejamos o que diz o dicionário sobre idolatria:



idolatria

substantivo feminino


1. Culto que se presta a ídolos.

2. Amor excessivo, admiração exagerada.



Ou seja, percebe-se que aonde há amor excessivo, culto a ídolos (imagens de escultura) e admiração exagerada, consegue-se notar que há um bloqueio do crítico. Então em poucas palavras, se você admira alguém a ponto de não conseguir enxergar qualquer defeito nela, você é um idólatra dessa pessoa, você a idolatra.



Um exemplo do nosso cotidiano
Vemos a ascenção de Bolsonaro e sua guinada ao poder, ele é uma excelente pessoa, um excelente presidente e obviamente possui uma "legião'' de seguidores e "fãs''. Porém, nem tudo o que Bolsonaro faz é perfeito, e em várias ocasiões ele irá fazer algo que irá ferir as nossas ideias, o que certamente nos levaria a criticá-lo. Se você admira Bolsonaro a ponto de não permitir que faça críticas aos erros dele, certamente você passou a idolatrá-lo, já passou a amá-lo de maneira excessiva, - é idolatria.



Críticas são coisas malignas?



Existem inúmeros tipos de críticas; as construtivas, invejosas, cautelosas dentre outas inúmeras críticas. Vemos que nem todas são provenientes do mal, e obviamente algumas cooperam para o bem.



Então se criticamos algo com intuito de alertar alguém, não quer dizer que temos inveja ou raiva da pessoa, mas significa que prezamos por aqueles que, na maioria das vezes perderam o senso crítico e hoje caminham nos caminhos mais obscuros da idolatria.



A maioria das religiões foram fundamentadas por homens, e tais homens querendo ou não passaram a ser idolatrados pelas pessoas que seguem tais religiões. Assim é no Kardecismo, Budismo, Islamismo, Catolicismo e outros. O catolicismo se diferencia das demais por cultuar inúmeros deuses, ou seja, é uma seita baseada no politeísmo, que "diz ter JESUS como Senhor'', mas que na realidade cultuam Maria e inúmeros personagens que necessitavam de salvação como eu e você.



Um aspecto interessante é que eles adoram Maria a colocando acima de CRISTO na igreja, e isso é algo totalmente grave.



Meu breve debate com um católico



Antes de me tornar cristão, passei por diversas religiões dentre elas o catolicismo, onde fui crismado.



No catolicismo eu não aprendi nada acerca da supremacia de Cristo, apenas mariolatria e outros sacrilégios ligados às figuras humanas antepassadas.



Apenas para me abreviar, mas no mesmo contexto



Em um debate com uma amiga católica, ela me disse que Maria era isso e aquilo na vida dela, como se Maria fosse de fato uma "autoridade no campo espiritual''.



O debate estava interessante, quando eu trouxe ela para o campo da ótica espiritual, o que certamente ela não possuía qualquer conhecimento. Eu a convidei a entrar num prisma de pensamento interessante e ao mesmo tempo simples.



Perguntei a ela: *****, existem 3 atributos que cabem somente à DEUS e estes são unicamente e exclusivamente de posse dele.



Onipresença: Só DEUS pode e está em todos os lugares ao mesmo tempo, este é o primeiro atributo que cabe somente a DEUS, concorda? Sim, concordo.



Onipotência: DEUS é o detentor de todo o poder, ou seja, apenas DEUS é poderoso para fazer qualquer coisa, pois ele é suficiente em si mesmo, concorda? Sim, concordo.



Onisciência: Querida amiga, você acredita que apenas DEUS é O único capaz de saber o que todos nós pensamos ao mesmo tempo? Acredito e concordo.



Então entrei onde eu queria.



- Pois bem querida amiga, se eu acredito em Maria e você também, e nós dois resolvemos fazer uma prece ao mesmo tempo para ela, como ela poderia nos atender se ela não possui qualquer dos três atributos que só cabem a DEUS?



Ela, como todo católico orgulhoso e sem qualquer conhecimento acerca das coisas não soube me responder e mudou de assunto gaguejando. 



Ora, que fé é essa que não possui qualquer sentido ou argumentação plausível para refutar algo tão simples? Se DEUS é ÚNICO QUE PODE ESTAR EM TODOS OS LUGARES AO MESMO TEMPO, obviamente que apenas o PRÓPRIO DEUS pode intermediar por nós e ouvir nossas orações, por isso é dito:



E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. - Romanos 8:26



De que Espírito o Apóstolo Paulo estava falando? Respondo: DO ESPÍRITO SANTO! QUEM É O ESPÍRITO SANTO? DEUS!



Por isso que DEUS, sendo detentor absoluto de todos os 3 atributos que mencionei acima, é capaz de realizar todos os tais feito sendo ELE em si mesmo. 



Como os católicos e demais religiosos não conseguem discernir tais coisas no campo espiritual, eles certamente acabam blasfemando contra DEUS, quando se prostram diante de imagens de escultura e rogam a um deus que não pode salvar.



Seguem três passagens que ajudam a elucidar esta mensagem de maneira simples e eficaz:



SALMOS 115



Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.



Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?



Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.



Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.



Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.



Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.



Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.



A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. Salmos 115:1-8



JEREMIAS 10



Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis dos sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações.



Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado;



Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova.



São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem.



Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande o teu nome em poder. Jeremias 10:2-6



ISAÍAS 45



Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. Isaías 45:20



Portanto, se vós compreenderem e possuírem humildade, o senso crítico voltará a vós, e vós se tornarão para DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário