Escola Bíblica Dominical: O Lugar Santíssimo - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: O Lugar Santíssimo

Compartilhar isso
TEXTO ÁUREO 
“Mas, depois do segundo véu, estava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos” (Hb 9.3). 

VERDADE PRÁTICA 
Pelo sangue de Jesus Cristo, o véu da separação foi rasgado. E, hoje, temos liberdade e confiança para entrar ao trono da graça de Deus. 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 
Êxodo 26.31-35; Hebreus 9.1-5; Mateus 27.51. 

Êxodo 26 
31 — Depois, farás um véu de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará. 
32 — E o porás sobre quatro colunas de madeira de cetim cobertas de ouro, sobre quatro bases de prata; seus colchetes serão de ouro. 
33 — Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e meterás a arca do Testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo. 
34 — E porás a coberta do propiciatório sobre a arca do Testemunho no lugar santíssimo, 
35 — e a mesa porás fora do véu, e o castiçal, defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; e a mesa porás à banda do norte. 

Hebreus 9 
1 — Ora, também o primeiro tinha ordenanças de culto divino e um santuário terrestre. 
2 — Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o Santuário. 
3 — Mas, depois do segundo véu, estava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos, 
4 — que tinha o incensário de ouro e a arca do concerto, coberta de ouro toda em redor, em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas do concerto; 
5 — e sobre a arca, os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente. 

Mateus 27 
51 — E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras. 

HINOS SUGERIDOS 
202, 545 e 592 da Harpa Cristã. 

INTERAGINDO COM O PROFESSOR 
Apresentar uma vida de serviço e adoração a Deus no Lugar Santo era o dever do sacerdote. Foi o que vimos na lição passada. Entretanto, o sumo sacerdote tinha uma função especial e importantíssima: a de apresentar o sacrifício por si mesmo e por toda nação. Na lição desta semana, enfatizaremos a importância do Lugar Santíssimo e seu papel pedagógico e espiritual na vida da nação de Israel. Esse lugar representava o local onde Deus respondia ao seu povo. Hoje, não temos mais o véu que nos separa da presença de Deus nem precisamos de um sumo sacerdote para apresentar sacrifícios pelos nossos pecados. O nosso Senhor e Salvador Jesus já fez tudo isso por nós. Ele é o Sumo Sacerdote perfeito. 

COMENTÁRIO 

INTRODUÇÃO 
O Lugar Santíssimo era o local mais reservado do Tabernáculo. Ele representava a plenitude da presença de Deus que habitava entre o povo de Israel. Por isso, nesta lição, estudaremos a posição do véu no Lugar Santíssimo, o propósito desse véu e a dimensão do Lugar Santíssimo, bem como a sua relação com a obra expiatória de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. De fato, é uma lição que edificará a nossa vida. 

I. O VÉU DO LUGAR SANTÍSSIMO 

1. O véu como barreira ao livre acesso à Presença de Deus.
O véu era uma cortina feita de linho fino branco entretecido com fios de cores azul, púrpura e carmesim. O propósito desse véu era separar o Lugar Santíssimo, no qual estava a Arca da Aliança (Êx 26.33), do Lugar Santo. No Lugar Santíssimo só podia entrar o Sumo Sacerdote, e somente uma vez ao ano, no dia da Expiação. O israelita comum não podia entrar nesse lugar, o que demonstra que o véu era uma barreira para o homem comum. 

A narrativa bíblica revela o significado especial do ato, de quando Jesus estava na cruz, expiando o nosso pecado. Ele ministrou intercessoriamente por nós por meio de seu sangue no “Lugar Santíssimo”, rasgando o véu da separação. A ministração de Cristo foi em favor de todo o mundo e não apenas por uma parcela especial ou étnica da humanidade (Hb 9.11-14 cf. Jo 3.16). 

2. O véu tinha um bordado especial com a figura de querubins (Êx 26.31).
Deus ordenara que se bordassem no véu, à mão, as figuras de querubins. Uma pergunta relevante cabe aqui: qual a razão desses querubins serem bordados no véu? A Bíblia registra a história da rebelião de um querubim presunçoso e orgulhoso que desejava ser igual a Deus. Mas ele foi expulso para sempre da presença do Altíssimo (Ez 28.14). O nome desse querubim, hoje, é Satanás, o anjo que rebelou-se contra Deus e, também, levou com ele uma parte dos seres angelicais. 

As figuras de querubins bordadas no véu lembram ao homem que o Trono de Deus está cercado desses seres angelicais, refletindo a santidade do Altíssimo. Eles também foram esculpidos sobre o Propiciatório com as asas voltadas para a Arca da Aliança com o objetivo de protegê-la (Êx 25.18). 

3. O véu e o trançado de seus fios.
Para nós, o tabernáculo e seus móveis sagrados tipificam o Senhor Jesus. Logo, podemos destacar o seguinte: os tecidos que constituíam o véu que demarcava o Lugar Santo e o Santíssimo é símbolo do caráter santo e pleno de nosso Senhor. Assim, a cor azul aponta para a sua divindade; a púrpura, para a sua realeza; a branca, para sua santidade; o carmesim, para a sua obra expiatória por toda a humanidade. Ainda, o escritor aos Hebreus traz uma imagem forte e viva do véu, juntamente com seus fios trançados, que representava, na “carne” de Cristo, a união da natureza humana e divina de nosso Senhor: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne” (10.19,20). 

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO 
Você pode iniciar a aula fazendo a seguinte pergunta: Qual a diferença entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo? Com essa pergunta, a ideia é ligar o tema da lição anterior ao tema presente a fim de que a exposição desta lição faça uma diferença clara entre os dois lugares do Tabernáculo. 

Para ilustrar a aula, você pode reaproveitar a imagem panorâmica do Tabernáculo que usamos na primeira lição deste trimestre. 

II. O PROPÓSITO DO VÉU INTERIOR 

1. O véu era um símbolo da presença de Deus no Lugar Santíssimo.
Ora, ninguém podia ver a Deus e continuar vivo (Êx 33.20), mas os homens podiam ver o véu que indicava a presença divina no outro lado. Em Hebreus, o véu tipifica a “carne” de Cristo, que encobria a presença divina em seu corpo (1Tm 6.16; Jo 1.18; 14.9; Cl 1.15,16). 

2. O véu: um impeditivo ao acesso à presença de Deus (Lv 16.2; Hb 9.8).
A separação que o véu interior fazia dos dois lugares sagrados, o Lugar Santo e Lugar Santíssimo, demarcava também os lugares de atuação dos sacerdotes. No Lugar Santo, era permitida a entrada dos sacerdotes comuns; no Santíssimo, a do sumo sacerdote. 

3. O véu indicava o caminho à presença de Deus.
Sabemos que o sumo sacerdote podia entrar no lugar santíssimo, não por méritos pessoais nem pela formosura do véu, senão mediante o sangue da expiação (Lv 16.15). A única função dele era expiar o próprio pecado e o do povo. Por isso, toda a orientação divina quanto à pureza do sumo sacerdote e de sua casa era rigorosa. 

Hoje, a obra expiatória de Jesus é o único meio que temos para achegar-nos à presença de Deus (Ef 2.8,9; Hb 10.19,20). Graças ao nosso amado Senhor, já não há mais separação nem muro entre nós e Deus, pois Cristo é o perfeito mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5). 

SUBSÍDIO TEOLÓGICO 
A revelação das Escrituras Sagradas mostra para nós que a salvação pela graça, hoje, é uma doutrina clara e límpida, pois “no Novo Testamento, a ‘graça’, como o dom imerecido mediante o qual as pessoas são salvas, aparece primariamente nos escritos de Paulo. É um ‘conceito central que expressa mais claramente seu modo de entender o evento da salvação… demonstrando livre graça imerecida. O elemento da liberdade … é essencial’. Paulo enfatiza a ação de Deus, e não a sua natureza. ‘Ele não fala do Deus gracioso; fala da graça concretizada na cruz de Cristo’. Em Efésios 1.7, Paulo afirma: ‘Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça’, pois ‘pela graça sois salvos’ (Ef 2.5,8)” (HORTON, M. Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. RJ: CPAD, 2018, p.344,345). 

CONHEÇA MAIS 

Acerca do Véu 
Na língua hebraica o vocábulo “véu” é paroketh que advêm de uma raiz que significa “separar”. No Novo Testamento esse mesmo vocábulo é katapetasma, que representa o véu interior, ou seja, a cortina entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo. 

III. COMO ERA O LUGAR SANTÍSSIMO? 

1. O Lugar Santíssimo tinha o formato quadrangular.
O Lugar Santíssimo é conhecido também como o “Santo dos Santos”. Um lugar quadrangular, na forma de um cubo, que media dez côvados de altura, dez de largura e dez de comprimento. 

É importante destacar, aqui, que as medidas do Lugar Santíssimo, no sistema decimal, possuem números diferenciados, uma vez que pesos, medidas e valores hebraicos são obscuros, e o resultado sempre produz algumas pequenas diferenças numéricas. De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal, um côvado equivalia à medida de dois palmos ou ao tamanho de nosso antebraço, o equivalente, portanto, a 45 centímetros. Era menor que o Lugar Santo. O Lugar Santíssimo tipificava o Trono de Deus em Israel. 

2. O lugar continha apenas um mobiliário: A Arca da Aliança.
A Arca da Aliança tipificava a plenitude da presença de Deus: sua santidade, glória e majestade. Ali, Deus habitava entre o seu povo! 

No Novo Testamento, essa imagem revela o que Paulo escreveu aos efésios: “para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus” (Ef 3.17-19). 

3. O que podemos aprender por Trono de Deus e a importância do Lugar Santo?
O Lugar Santo era a antessala do Lugar Santíssimo; o que mostra o caráter santo da presença de Deus representada na Arca da Aliança, porque o Deus Santo e glorioso ali estava. 

Não percamos de vista a dimensão da santidade e da glória de Deus. Sejamos santos e não desprezemos o sacrifício de nosso Senhor Jesus (Hb 10.26,27). Cuidado! A Palavra de Deus nos alerta que o nosso adversário “anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1Pe 5.8). Vigiemos! Temamos ao Deus santo e glorioso! 

SUBSÍDIO VIDA CRISTà
“Há um processo de santificação do espírito humano. Pouco importando o que você diga, se o seu espírito não for completamente santificado, você sempre estará em perigo. É aquela situação em que o diabo tem a chance de trabalhar em você. 

Portanto, somos ensinados a estar em santificação, na qual os rudimentos, impurezas, os afetos descomedidos e as corrupções acabam por causa da incorrupção permanente. Na santificação, todos os tipos de luxúria perdem seu poder. 

Este é o plano. Somente nesta busca ideal é que Deus nos abençoa em nosso estado de purificação para que deixemos nossa posição terrena e subamos com Ele em glória. Os santos de Deus, à medida que avançam em perfeição e santidade, entendendo a mente do Espírito de vida, são levados a um lugar muito abençoado — o lugar de santidade, o lugar de inteira santificação, o lugar onde Deus é entronizado no coração. 

A mente santificada está tão concentrada no poder de Deus, que o santo pensa nas coisas que são puras e vive sob predomínio santo, em que ele experimenta diariamente o poder e a liberdade de Deus” (WIGGLESWORTH, Smith. Devocional. Série: Clássicos do Movimento Pentecostal. RJ: CPAD, 2003, pp.134,135). 

CONCLUSÃO 
Nesta lição, percorremos o Lugar Santíssimo. Ele representa a presença santíssima e gloriosa de Deus no meio do seu povo. Esse lugar, especial e único do Tabernáculo, mostra o que o Senhor Jesus Cristo, o Sumo Sacerdote Perfeito, fez ao rasgar o véu da separação. Diferentemente daqueles dias, onde o Lugar Santo não era aberto a todas as pessoas, hoje, por meio da obra de Cristo, podemos entrar ao trono de Deus com ousadia e confiança. 

PARA REFLETIR 
A respeito da lição “O Lugar Santíssimo”, responda: 

Como era o véu do Lugar Santíssimo? 
O véu era uma cortina feita de linho fino branco entretecido com fios de cores azul, púrpura e carmesim. 

O que as figuras dos querubins bordadas no véu lembram? 
As figuras de querubins bordadas no véu lembram ao homem que o Trono de Deus está cercado desses seres angelicais, refletindo a santidade do Altíssimo. 

Em Hebreus, o que o véu tipifica? 
Em Hebreus, o véu tipifica a “carne” de Cristo, que encobria a presença divina em seu corpo. 

Qual o único meio, ou caminho, pelo qual podemos entrar na presença de Deus? 
A obra expiatória de Jesus é o único meio que temos para achegar-nos à presença de Deus (Ef 2.8,9; Hb 10.19,20). 

Como devemos nos portar como filhos de Deus? 
Como filhos de Deus não podemos perder de vista a santidade e a glória de Deus. 

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO 

O Lugar Santíssimo 
Já estudamos mais quatro lições, o que significa que você deve fazer uma revisão do que foi visto nas lições quatro, cinco, seis e sete. Não deixe de fazer essa revisão, pois do ponto de vista pedagógico, esse processo é fundamental para a aprendizagem do aluno. 

Após a revisão, inicie a aula apresentando o objetivo desta oitava lição, em que seu propósito é explicitar a liberdade que temos de entrar no “Lugar Santíssimo”. Ora, isso foi possível porque o véu que fazia a separação foi rasgado e, assim, temos a liberdade e comunhão com Deus. 

O resumo da lição 
O primeiro tópico descreve o véu do Lugar Santo, mostrando que ele tinha um bordado especial com a imagem de querubins, e que era trançado em linho fino, tornando-se assim uma barreira ao livre acesso a Deus. O segundo mostra o propósito simbólico do véu interior: (1) ser um impeditivo direto à presença divina e (2) a indicação do caminho a Deus. O terceiro tópico salienta como era o Lugar Santíssimo: um lugar de formato quadrangular em que estava a Arca da Aliança. 

No Antigo Testamento, o acesso à presença de Deus não era livre, mas a carta aos Hebreus mostra o quanto foi preciosa a expiação de Cristo no Calvário, rasgando o véu, e garantindo assim, o livre acesso ao trono da graça de Deus. 

Aplicações da lição 

A imagem do véu, o seu propósito e o Lugar Santíssimo mostram a importância que a presença de Deus tinha para a nação de Israel. Toda essa imagem tinha apenas um objeto centralizador: a presença de Deus. Nesse aspecto, a doutrina do Novo Testamento, acerca de Jesus como o único mediador, ganha sua relevância. Assim, em cada tópico respectivamente, podemos fazer as seguintes aplicações: 

1. Deus é santo e só podemos chegar a Ele por meio de Jesus Cristo. Do contrário, morreríamos. Nosso Senhor é o mediador perfeito. À luz de nosso Senhor, chegamos ao Pai Celestial, não havendo, assim, impeditivo para a sua presença. 

2. Nosso Senhor removeu o que nos impedia o encontro direto com o Deus Altíssimo. Por isso, o Lugar Santíssimo aponta para Jesus Cristo como único caminho para o ser humano se reconciliar com o Pai. 

3. A Palavra de Deus diz que somos o templo do Espírito Santo. A Igreja de Cristo é a hospedeira da maravilhosa presença de Deus por meio do Espírito Santo.

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário