RELACIONAMENTOS QUEBRADOS PODEM SER RESTAURADOS - Se Liga na Informação





RELACIONAMENTOS QUEBRADOS PODEM SER RESTAURADOS

Compartilhar isso

INTRODUÇÃO:

1. Sem o evangelho, relacionamentos arruinados não teriam expectativa nenhuma de serem verdadeiramente restaurados.
2. Sem o poder do evangelho, a reconciliação seria impossível após um acirrado desentendimento entre pessoas radicalmente diferentes.
3. Sem o efeito do evangelho em nossa vida, os relacionamentos seriam mais difíceis, os problemas seriam insolúveis e, a reaproximação seria impraticável após intenso conflito. 

I. CADA PESSOA TEM SEU JEITO PECULIAR DE SER, PENSAR E AGIR:

1. João Marcos representa um jovem inexperiente e tímido no início das atividades eclesiásticas: João, de sobrenome Marcos, provavelmente órfão de pai, morava com sua mãe Maria em Jerusalém, onde os crentes se reuniam para orar (Atos 12:12). Como seguidor de Jesus, cheio de curiosidade pelo que acontecia certa noite nas ruas de Jerusalém, saiu às pressas enrolado num lençol para observar a prisão do Messias; porém, se deu mal, pois os soldados lançaram mão dele e, para livrar-se, soltou o lençol e saiu pelado pelas escuras ruas da cidade até a sua casa (Marcos 14:51-52).

2. Barnabé representa um homem experiente, maduro e dedicado à missão de Cristo: José, com sobrenome Barnabé, foi considerado, por comentaristas, como um dos participantes do projeto de Cristo de enviar 35 duplas missionárias como evangelistas (Lucas 10:1). Possuindo ele experiência evangelística e maturidade cristã, disponibilizou seus recursos para o desenvolvimento da igreja que estava iniciando (Atos 4:36-37). Como cristão dedicado, foi usado por Deus para, miraculosamente, inserir Saulo no ceio da igreja cristã (Atos 9:26-27). Depois, quando Barnabé precisou de reforço evangelístico, procurou por Saulo, e ambos formaram uma dupla missionária (Atos 11:22-30). A dedicação de ambos levou-os a serem consagrados a evangelistas itinerantes pelo mundo (Atos 13:1-4). E chamaram a João Marcos, primo de Barnabé (Colossenses 4:10), para os auxiliar, formando assim um trio missionário (Atos 12:25; 13:5).

3. Saulo representa um jovem ousado, destemido e inteligente envolvido na missão: Saulo, que também era chamado de Paulo (Atos 13:9), passou por uma conversão radical (Atos 9:1-12). Ele era fariseu, filho de fariseu (Atos 23:6 ver Filipenses 3:5-6); após sua conversão, foi incluído à igreja cristã através de Barnabé; e, logo tornou-se evangelista destemido (Atos 9:28-29). José Barnabé, Saulo chamado de Paulo, e João Marcos formaram poderoso trio missionário da igreja cristã primitiva; porém, nem tudo deu certo... 

II. CADA PESSOA TEM SUAS RAZÕES DIANTE DE TOMADAS DE DECISÕES:

O trio missionário brigou e se desintegrou. Barnabé e Paulo se desentenderam por causa do jovem João Marcos. Discutiram, mas não houve consenso, nem solução; por isso, cada um tomou rumos diferentes. Cada um é exclusivo no mundo. Numa discussão cada pessoa tem suas razões, observe:

1. Jovens inexperientes e tímidos têm suas razões para tomar decisões. João Marcos teve suas razões para abandonar a missão quando Paulo e Barnabé mais precisavam. Estudiosos sugerem pelo menos três justificativas:

a) Primeira, insegurança: Inicialmente a liderança do trio estava com Barnabé, primo de João Marcos; após certa altura, Paulo assumiu a liderança. Isso pode ter gerado insegurança no jovem por não gostar do jeito ousado e sistemático de Paulo. Por isso... deve ter desistido.
b) Segunda, medo: Os perigos pareciam aumentar ao avançarem na missão. Ao deixarem a região costeira e adentrarem a região montanhosa, a viagem se tornava mais perigosa. Temendo não poder suportar, João Marcos desistiu...
c) Terceira, preconceito: Após Paulo assumir a liderança, o trabalho seria mais focado nos gentios; isso pode não ter agradado a João Marcos que pode não ter se livrado totalmente dos preconceitos contra os gentios. Então... abandonou a missão! 

2. Líderes ousados, destemidos e inteligentes muitas vezes são intolerantes com os mais sensíveis. Ao organizar a segunda viagem missionária, ele convidou Barnabé, que aceitou o convite; porém, alegou que levaria seu primo João Marcos (Atos 15:36-37). Paulo não achou justo levar o jovem que o decepcionara abandonando a equipe missionária quando mais precisava dele. Determinado, Paulo não cedeu; estava disposto a perder Barnabé, mas não permitiria que João Marcos participasse mais da equipe (Atos 15:38). Então, não houve acerto entre eles. “Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se” (Atos 15:39). Então, Paulo chamou Silas e seguiu seu caminho (Atos 15:40).
3. Indivíduos experientes, maduros e dedicados não abrem mão de quem eles percebem que tem potencial. Barnabé poderia ter resolvido o conflito com Paulo com apenas concordar com ele de deixar João Marcos. Mas, teimosa e decididamente, ele não cedeu aos caprichos de Paulo (Atos 15:37, 39). Barnabé deixou Paulo, e seguiu seu caminho com Barnabé. Pela experiência, Barnabé via potencial em seu inexperiente primo. O que de fato comprovou-se mais tarde, pois o primeiro evangelho foi escrito e recebeu o nome dele: Marcos.

III. CADA PESSOA PODE PROVAR DO PRAZER DA RECONCILIAÇÃO PROVIDA PELO EVANGELHO:

1. O evangelho da graça restaura relacionamentos desfeitos:Paulo e Barnabé, após algum tempo separados pelo orgulho, se reconciliaram e voltaram a trabalhar na mesma equipe missionária. É possível perceber que em I Coríntios 9:6 a dupla foi restaurada. O evangelho que ambos pregava passou da teoria à prática – ambos se reconciliaram.

2. O evangelho da graça reaproxima os diferentes: Paulo e João Marcos voltaram a se encontrar e se tornaram tão íntimos que Paulo chama aquele que, outrora fora considerado imprestável, de seu cooperador (Filemom 24); e, quando esteve na prisão, prevendo o próprio martírio, o velho apóstolo pediu para trazer-lhe João Marcos, pois lhe era muito útil no ministério (II Timóteo 4:11).

3. O evangelho da graça une pessoas separadas pelos desentendimentos: O trio João Marcos, Barnabé e Saulo são pessoas normais, e suas histórias revelam que os diferentes podem enfrentar desavenças, conflitos e separação; contudo, o evangelho da graça restaura qualquer situação. Em Colossenses 4:10 Paulo cita a Barnabé e a João Marcos.

CONCLUSÃO:

1. O evangelho é excelente remédio para qualquer tipo de relacionamento arruinado; o verdadeiro evangelho tem poder para restaurar amizades fragmentadas, promover união onde há desunião, e, refazer tudo aquilo que o orgulho destruiu.
2. O evangelho é promotor de união e unidade, ainda que as diversidades de personalidades provoquem adversidades. Sua função nos relacionamentos é indispensável.
3. O evangelho é um ato da graça divina para reparar todas as desgraças causadas pelo pecado, até mesmo os relacionamentos deteriorados aparentemente sem solução. 

APELO:

1. Experimente incluir o evangelho em todos os teus relacionamentos, inclusive nos arruinados.
2. Experimente viver o poder restaurador do evangelho em cada um dos teus relacionamentos.
3. Experimente os efeitos do evangelho em teu dia a dia e desfrutarás de grandes alegrias.

Pr. Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário