Câmara de Inhambupe aprova moção de aplausos a Escola de Samba Grande Rio que irá homenagear um Inhambupense no Carnaval 2020 - Se Liga na Informação





Câmara de Inhambupe aprova moção de aplausos a Escola de Samba Grande Rio que irá homenagear um Inhambupense no Carnaval 2020

Compartilhar isso


Joãozinho da Gomeia
João Alves de Torres Filho, nascido em Inhambupe, interior da Bahia, em 1914 - mais tarde batizado Joãozinho da Goméia ao se fixar na baixada fluminense, no Rio de Janeiro – foi um dos maiores líderes religiosos do país e terá sua história traduzida em samba e enredo pela Grande Rio no Carnaval 2020.

O negro de personalidade forte fez sua despedida de Salvador em alto estilo, em 1948.



Personagem "Painho", interpretado por Chico Anysio
Já no Rio de Janeiro, instalado na Rua da Goméia – endereço incorporado ao nome -, recebia em seu terreiro políticos, embaixadores, artistas, aguçando a curiosidade da imprensa, que noticiava cada vez mais as excentricidades do pai de santo. Getúlio Vargas e Ângela Maria, a Rainha do Rádio, eram frequentemente vistos por lá. Sua figura foi, inclusive, inspiração para o humorista Chico Anysio criar o personagem “Painho”, um marco na carreira de Chico.


Presidente da Câmara de Inhambupe Jeovan Vieira
O Presidente da Câmara Jeovan Vieira, autor da moção de aplausos em homenagem a Escola de Samba A Grande Rio disse: “É uma honra para todos nós, ver o nome de um Inhambupense como enredo em umas das principais escolas de Samba do Rio de Janeiro. Isso mostra que o nosso município tem muitas pessoas com grande relevância na cultura brasileira”.  

A moção de Aplausos foi aprovada por unanimidade na ultima sessão (9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário