A Jornada de Fé de Abraão - Se Liga na Informação







Texto: Gênesis 12:1-5

Introdução: Estéril é uma palavra que é frequentemente usada para descrever a incapacidade de dar à luz uma criança, mas também carrega um significado mais profundo. A palavra estéril carrega uma conotação espiritual e reflete o impacto de quem vive uma vida vazia de relacionamento com Deus.


O vazio e a solidão são o resultado de uma vida estéril e a cultura é sempre afetada negativamente por esses estilos de vida. Abraão era uma anomalia quando comparado à maioria das pessoas de seus dias. Ele era um gigante espiritual cujas ações são registradas nas escrituras e é sobre seus ombros que o povo de Deus permanece. Além de Jesus, Abraão é um dos maiores exemplos bíblicos do que significa ser um gigante espiritual.



Gênesis 12 inicia a jornada de fé para um dos maiores gigantes espirituais das Escrituras, Abraão. Sua história de fé é inspiradora e oferece um exemplo de como devemos viver nossa fé. Considere a história dele.

1. Sua Jornada Começa Com Um Chamado De Deus. V.1


A. O texto não fornece detalhes sobre como o chamado foi recebido. Foi um chamado verbal de Deus (como fez com Moisés, Isaías ou Saulo)? Sua mensagem foi transmitida através do movimento do Espírito Santo em sua vida? Deus fez Seu chamado através da voz de outra pessoa (como um profeta ou anjo)? Não sabemos sobre o método de como, mas as especificidades do chamado em si são claras: “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”



B. A mensagem de Deus foi clara e muito direta – sai e vai! Ir aonde? Nenhum detalhe foi fornecido. Não foram incluídos detalhes específicos quanto ao destino final. Abrão ouviu o chamado claro e inconfundível de Deus e foi forçado a tomar uma decisão - seguir obedientemente ou permanecer no conforto do presente. Abrão obedientemente começou a arrumar seus pertences e reunir sua família para uma viagem a um destino não revelado. Que fé! Que gigante espiritual!


2. Sua Jornada Continua Com Uma Bênção De Deus. Vv.2-3


A. As bênçãos são numerosas nos próximos dois versículos.
1. Farei de ti uma grande nação
2. Eu te abençoarei e tornarei grande o teu nome, e tu serás uma bênção
3. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar, e em ti serão abençoadas todas as famílias da terra.



B. Abrão respondeu ao chamado com fé e Deus providenciou a bênção. O que Deus estava disposto a fazer em Abrão, Abrão nunca poderia realizar sozinho sem a ajuda de Deus. Somente Deus pode fazer o que Deus pode fazer. A bênção de Deus foi colocada em uma pessoa que possuía uma fé inabalável nEle. Abrão é um gigante espiritual.

3. Sua Jornada Termina Com Uma Promessa De Deus. Vv. 4-5


A. Sem alarde. Sem GPS ou aplicativo de viagem. Nenhum mapa ou itinerário diário. Com muita naturalidade, o versículo 4 diz: “Partiu, pois Abrão”. Ele partiu de acordo com o chamado de Deus em sua vida e sua jornada começou. Um gigante espiritual fazendo uma declaração de sua fé em um Deus marcado pela graça e misericórdia.



B. Marta e Katia fizeram a mesma coisa. Deus chamou; elas responderam e foram. Uma para um posto de missões internacionais e outra para uma estrutura de missões organizacionais - ambas causaram impacto no Reino por meio de sua obediência. Duas gigantes espirituais declarando sua fé em um Deus marcado pela graça e misericórdia.



C. O versículo 5 termina com uma conclusão lógica: “e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram”. O que você esperava? Deus chamou. Um servo atendeu. Deus abençoou. A jornada foi bem sucedida. Um gigante espiritual nasceu.

Conclusão


O chamado de Deus na vida de uma pessoa é sempre pessoal. Foi para Abraão, Marta e Katia e tantos outros. É para você e eu também. O que Deus está nos pedindo para fazer?

  • Ouvir Seu chamado pela primeira vez - seguir a Cristo como seu Salvador?
  • Ouvir o chamado de Deus para ir - mudar-se, estar em missão, servir mais fielmente? Quando foi a última vez que você tomou uma decisão em sua vida simplesmente porque acreditava que era o que Deus queria que você fizesse?
  • Orar durante a Semana de Oração pelas Missões Estaduais e contribuir para Missões Estaduais, para que os ministérios de assistência, plantação de igrejas, revitalização de igrejas e missões de parceria global possam continuar a causar impacto no Reino? Todos podem orar. Alguns podem orar, ir e contribuir. Outros podem orar e contribuir para que outros possam ir. Cada um de nós pode ser obediente ao que Deus está nos pedindo para fazer a diferença para Cristo.

Gigantes espirituais são pessoas comuns que ouvem um chamado de Deus e dizem sim a ele.

Aldenir AraújoAutor: Aldenir Araújo
Servo do Deus altíssimo, pastor, escritor, web design, produtor digital, blogueiro profissional, autor do site "O Pregador" e vários outros projetos na internet. Ama compartilhar experiências e ajudar pessoas a desenvolver o verdadeiro potencial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário