Escola Bíblica Dominical: Carga explosiva - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: Carga explosiva

Compartilhar isso
TEXTO DE REFERÊNCIA
Gálatas 5.22-26
22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

26 Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros. 

VERSÍCULO DO DIA
Provérbios 16.32
Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. 



Para Impactar
O ser humano possui características inatas ou adquiridas que formam sua personalidade.


Ponto Chave
A Personalidade ou o Temperamento de alguém não é impeditivo para se render e ser usado nas mãos do Senhor; mesmo imperfeitos em nossa personalidade Ele nos escolheu.


INTRODUÇÃO
Estamos vivendo dias difíceis, pois o mundo parece estar desgovernado, descendo a ladeira abaixo. A pergunta que todos se fazem é: ”o que fazer nesta situação?” a problemática está longe de se resolver, e ao mesmo tempo está cada vez mais perto, pois é só clamar a Jesus. Ele pode controlar qualquer situação e ainda nos dar o seu Espírito Santo para nos ajudar e nos guiar em nossa jornada diária. Ele pode nos dar controle para o nosso dia a dia. Ser um cristão é ser controlado por Jesus no seu agir diário. 




1 – DISCERNINDO ENTRE TEMPERAMENTO E CARÁTER
Existem muitas confusões concernentes a temperamento e caráter, algumas pessoas pensam ser a mesma coisa, porém, são duas características muito diferentes.



Conceitos.Temperamentos são de qualidades que já nascem com o indivíduo; é genético, ou seja, é aquilo que não é aprendido. Sobre o temperamento não temos domínio, pois pode e deve ser mudado Pelo Poder do Senhor Jesus.



Caráter: É tudo aquilo que você é na sua intimidade e ninguém sabe; são atitudes que repetidas diariamente que moldam o seu caráter.



1.1 – O que é temperamento
A teoria dos quatro humores, enunciada por Hipócrates na Grécia Antiga, foi uma das primeiras que tentaram explicar o temperamento. Este médico considerava que tanto a personalidade quanto o estado de saúde da pessoa dependiam do equilíbrio entre quatro tipos de substâncias: bílis amarela, bílis negra, fleuma e sangue. Ele os chamou de humores corporais (temperamentos).


Séculos mais tarde, Galeno de Pérgamo, tomando como referência esta classificação hipocrática, categorizou as pessoas de acordo com seus temperamentos. Com eles, ele distinguiu quatro tipos de pessoas:
Colérico (bílis amarela): pessoas apaixonadas e enérgicas, que se irritam com facilidade;
Melancólico (bílis negra): indivíduos tristes, fáceis de comover e com grande sensibilidade artística;
Fleumático (fleuma): sujeitos frios e racionais;
Sanguíneo (sangue): pessoas alegres e otimistas, que expressam carinho pelos demais e se mostram seguras de si mesmas.



São características, traços adquiridos por influência dos pais antes do nascimento, pois o temperamento é herdado, já nascemos com ele e este aponta para as nossas disposições naturais, gostos e preferências.




1.2 - O que é Caráter ?
Caráter é o conjunto de hábitos aprendidos e adquiridos pelo meio.
O meio é tudo que influencia o indivíduo de forma externa, ou seja, família, cultura, educação, amigos e etc.

A palavra caráter tem origem no verbo grego que significa: gravar. A firmeza moral de uma pessoa é o sinal visível de sua natureza interior.

O caráter está ligado ao que somos no íntimo, não tendo ligação com o que fazemos ou agimos, ou seja, o caráter engana, porque muitas vezes para manter a sua máscara (personalidade), você age diferente do que queria agir (caráter).


Exemplo: Está com raiva de uma pessoa, mas não demonstra nas atitudes, por estar na frente de alguém maior (pastor, líder, chefe).



Caráter é um grupo de valores que regem o comportamento humano. Tais comportamentos determinam nosso caráter. Em outras palavras, somos aquilo que estamos acostumados a fazer habitualmente, isto é, os hábitos denunciam nosso caráter.



Resumidamente, caráter é tudo aquilo que somos na intimidade e ninguém sabe; são atitudes repetidas diariamente que moldam o nosso caráter. Mas o poder do Espírito Santo pode mudar e transformar o um caráter ruim.



1 Sm 6.10 “E o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles e te mudarás em outro homem”.




2 - Entendendo a Personalidade
Personalidade é a Carteira de Identidade do Comportamento Humano.



2.1 - O que é Personalidade?
Personalidade é a soma do comportamento adquirido (Caráter) com o comportamento de herança genética (Temperamento).



2.2 - O Sermão da Montanha
Em Mateus 5, Jesus direciona lições a pessoas que apresentam diversos tipos de comportamento muito próprios.
Ele trata com pessoas mansas, pacificadoras, misericórdias e outras, demonstrando que a personalidade ou o temperamento de alguém não é impeditivo para se render e ser usado nas mãos do Senhor.
Mesmo imperfeitos em nossa personalidade, Ele nos escolheu.
Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. João 15.16.




3- Controlando Quem Eu Sou
Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. Ensinando-nos que renunciando a impiedade e as concupiscência mundanas, vivamos neste presente século, sóbria, e justa, e piamente. Tito 2.11-12.




3.1 - Tendo Domínio Próprio
Gálatas 5.22




3.2- O Ajudador Espírito Santo
Romanos 8.6



Conclusão
Melhor do que tentar entender os ministérios da personalidade humana, é saber que o Espírito Santo tem plenas condições de instruir e auxiliar o ser humano a se tornar alguém diferente, fazer com que o indivíduo se torne realmente imagem e semelhança de quem o criou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário