ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: LIKES E DISLIKES - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: LIKES E DISLIKES

Compartilhar isso
Versículo do dia
"Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.", Fp 2.15

Para impactar 
Qual é o comportamento que devo ter diante dos meus pais, diante da sociedade e como cristão? A resposta está na Palavra de Deus, pois Cristo nos auxilia a ter o comportamento ideal perante todos.

Textos de Referência.
Fp 2.13-18

Introdução
Nesta lição trataremos de um assunto importante na vida dos jovens, o comportamento.
É muito importante entender o padrão que o cristão deve seguir concernente ao seu comportamento, pois dependendo de como nos comportamos podemos honrar ou desonrar a Deus.
#pontochave
"Uma regra fundamental que devemos cumprir como cidadãos e cristãos, é o ato de honrar (reconhecer, considerar) aqueles que merecem honra."

1. SENDO CIDADÃOS DIGNOS
É extremamente importante entender qual deve ser o nosso posicionamento social, ou seja, como deve ser o nosso comportamento como cidadão pertencente a uma nação.

1.1. O dever civil
"Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra.", Tt 3.1
Os termos potestades e principados podem ser usados para autoridades constituídas, como no versículo acima, ou na esfera espiritual como forças malignas.
Apesar de sermos peregrinos sobre a terra, enquanto por aqui estivermos devemos cumprir com as nossas obrigações civis, ou seja, cumprir as regras estabelecidas pelo Estado.
O nosso comportamento cívico também é um testemunho a ser visto pelo mundo.
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.", Mt 5.16

1.2. Somos do céu, mas estamos na terra
"Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.", Fp 3.20
Somos cidadãos dos céus, pertencentes ao Reino de Deus, mas enquanto estivermos na terra temos inúmeras responsabilidades que devem ser cumpridas integralmente.
Devemos pagar os nossos impostos corretamente:
"E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.", Mt 22.20-21
Devemos obedecer as autoridades constituídas:
"Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.", Rm 13.1
Mas, é claro que, para toda as regras existem suas exceções, as leis devem ser respeitadas e cumpridas, desde que não venham contra a Palavra de Deus, que é o manual normativo maus importante que existe.

#pararefletireadorar
"Sejam verdadeiros ou não todas as outras coisas, esta é incontestável: o homem não é o que devia ser". G.K. Chesterton

2. DAR HONRA A QUEM TEM HONRA
Uma regra fundamental, que devemos cumprir como cidadãos e cristãos, é o ato de honrar (reconhecer, considerar) aqueles que merecem a honra.

2.1. Honrando os pais
Quando Deus entregou a Moisés as tábuas da Lei, honrar pai e mãe foi o primeiro mandamento com promessa do Senhor. Honrar os pais é um ato de respeito, reconhecimento e principalmente de amor.
"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.", Êx 20.12
Você quer receber um like de Deus?
Ame e respeite os seus pais, porque o Senhor se alegra desta atitude e prolonga seus dias de vida.
Chegará o dia em que você vai esperar o abraço de seus pais, e eles não estarão lá, vai querer ligar para eles, e não vai ter ninguém do outro lado da linha, então, se você pode, aproveite o agora: ame seu pai e sua mãe.

"...pois tudo quanto faz se reflete na sociedade, na família e na comunhão direta com Deus."

2.2. Honre a Deus
"Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.",1 Tm 1.17
Existem inúmeras maneiras de honrar a Deus, porém podemos enumerar quatro que são extremamente importantes:
A - Seja agradecido a Deus, (1 Ts 5.18).
B - Tenha compaixão ao próximo, (1 Jo 3.17).
C - Viva honestamente , (Ef 4.15).
D - Tenha um coração perdoador (Cl 3.13).

3. OS DISLIKES DA VIDA
"Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.", Pv 6.16-19

3.1. Comportamentos impróprios
Existe muita coisa que Deus desaprova como visto nos versículos anteriores, não devemos mentir e nem tratar as pessoas com desdém, praticar injustiça, maquinar projetos que prejudicam, fazer o mal, caluniar pessoas e colocar irmãos uns contra os outros.

3.2. Entristecer o Espírito Santo
Entristecer o Espírito Santo impede o cristão de viver uma vida que agrada a Deus.
Quem não é zeloso para com o Espírito Santo, seguindo os desejos humanos já recebe milhões de dislikes de uma vez, pois é de fundamental importância a intimidade com o Espírito Santo, pois é Ele quem nos orienta a tomar decisões assertivas, que honram o nome do Senhor.
Logo, atentemos para os nossos pensamentos e ações.

Conclusão
O comportamento do cristão é muito mais importante do que ele imagina, pois tudo quanto faz se reflete na sociedade, na família e na comunhão direta com Deus.
Portanto é fundamental ter uma conduta verdadeiramente cristã, para que Cristo possa ser honrado através da sua vida.

#aprendeu
1. Cite uma obrigação que devemos cumprir integralmente como cidadãos?
2. Qual foi o primeiro mandamento do Senhor com promessa? 
3. O que não devemos fazer para não receber dislikes de Deus?

Fonte: Revista Betel Conectar


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário