O espírito dos profetas estão sujeito aos profetas, o que isso significa? - Se Liga na Informação





O espírito dos profetas estão sujeito aos profetas, o que isso significa?

Compartilhar isso


O que significa o que escrito: "Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas" (1 Coríntios 14.32). Para interpretar isso precisamos saber para quem foi escrito e porque, isso é uma das regras da interpretação bíblica. Algumas pessoas pensam que este termo "espíritos" citado no verso se refere ao Espírito Santo, mas não é difícil compreendermos que não se trata do Espírito Santo, mas ao espírito humano, se fosse o Espírito Santo seria estranho pois o Espírito Santo não se sujeita ao homem, pelo contrário, o homem é quem deve se sujeitar ao Espírito Santo.


Vamos a interpretação. Veja que no versículo está escrito "espíritos" no plural, se referindo a mais de um espírito, e sabemos que o Espírito Santo é uma pessoa só, e veja também que está escrito com letra minúscula, se referindo ao espírito do homem ou ao próprio homem. Quando a bíblia fala do Espírito Santo, sempre é escrito com letra maiúscula e no singular, se referindo a uma pessoa só, da mesma forma Deus, se referindo ao Deus verdadeiro, sempre é escrito com D maiúsculo, quando se refere a uma divindade, é sempre com d minúsculo. Veja que o diabo também é chamado de deus, mas com d minúsculo. Então não existe nenhuma possibilidade deste espírito citado no versículo ser o Espírito Santo, até porque ainda vou explicar mais sobre isso.


Temos que analisar o contexto do capítulo para saber do que se trata, Paulo aqui estava orientando a igreja de Corinto devido ao mau uso dos dons de forma errada e sem ordem, por exemplo: Paulo disse para falar em línguas dois ou três e que houvesse interprete, e que a profecia deveria ser julgada. O título do estudo se aplica ao que Paulo disse que "os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas", ou seja, a pessoa tem auto controle.


Deus não faz nada  que a pessoa não queira, Deus opera de acordo com a fé e a permissão da pessoa, se a pessoa não acreita em dons espirituais, Deus não dará dons para ela, se ela não acredita que Deus pode curar uma doença, Deus não vai curar a doença dela, mas todavia a pessoa poderá ser salva. Deus vai até onde a pessoa permite e acredita.



O Espírito Santo não vai dominar a pessoa para fazer algo que não queira ou até mesmo causando constrangimento como vemos por aí nos dias de hoje. Paulo se referiu ao uso dos dons de forma errada. Os dons deve ser usado de forma racional e intencional. A pessoa deve saber o que está fazendo e fazer intencionalmente. Deus não faz nada que a pessoa não queira. A pessoa não pode controlar o Espírito Santo, e ele não fará algo que a pessoa não queira, ele só usa quem sabe que pode ser usado de forma espontânea, mas vezes sem saber de forma antecipada o que poderá acontecer.


Se a pessoa dar libertado ao Espírito, é possível em certas ocasiões, fazer coisas que não estava esperando, mas foi algo de forma racional e permitido por ela de forma antecipada pois Deus conhecia o coração e ela já possuía os dons e a pessoa tem auto controle.


A bíblia diz que Deus não é Deus de confusão. As confusões são feita pelas pessoas, era isso que acontecia na igreja de Corinto e ainda acontece nos dias de hoje em muitas igrejas onde tiram a atenção da pregação com línguas estranhas em voz alta, as vezes muitas pessoas de uma só vez, outras caem, gemem, batem palma.


Paulo se referiu ao domínio próprio no uso dos dons, de forma racional, intencional e espontânea, mas as vezes sem saber a forma que será usada por Deus pois ele opera segundo a sua vontade, mas nada que a pessoa não queira ou nem ao menos saiba do que se trata, como sido dominado por uma forma que nem ao menos sabe o que seja isso, se referindo ao uso dos dons para edificação da igreja e salvação de pessoas, se baseando no ensino de Paulo sobre o assunto com pessoas usadas por Deus, pessoas convertidas e maduras que saiba do que se trata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário