Impulsionada pela economia, popularidade de Trump alcança maior índice de seu mandato - Se Liga na Informação





Impulsionada pela economia, popularidade de Trump alcança maior índice de seu mandato

Compartilhar isso
Mesmo com processo de impeachment, popularidade de presidente alcança seu melhor patamar, mas permanece abaixo da média histórica



WASHINGTON - Os indicadores econômicos dos Estados Unidos levaram a popularidade do presidente do país, Donald Trump, ao seu mais alto nível desde que ele assumiu o cargo, apesar do avanço na Câmara dos Deputados do processo de impeachment, indicou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

Segundo a Universidade de Quinnipiac, 43% do eleitorado aprova Trump. Embora seja o máximo já alcançado pelo presidente, o nível é menor do que aquele de que desfrutaram a maioria dos presidentes.
Segundo a consulta, feita entre os 11 e os 15 de dezembro, 52% dos entrevistados desaprovam o desempenho de Trump, que teve baixos índices de endosso durante toda a sua gestão.
Os últimos dados mostram aumento do apoio ao mandatário mesmo durante o início de um processo de impeachment no Congresso.
Espera-se que a Câmara dos Deputados vote contra Trump por abuso de poder e obstrução do trabalho no Congresso ainda nesta quarta-feira. É esperado que a Câmara Baixa vote contra o presidente, mas que, em seguida, o Senado, de maioria republicana, o proteja e o inocente das acusações.

A pesquisa anterior da Quinnipiac, realizada em princípio de dezembro, concedia uma aprovação  de 41% e um rechaço de 55% a Trump. Em outubro, em uma pesquisa anterior, no início das audiências do processo sobre a Ucrânia, os índices estavam em 38% e 58%.
Grande parte do apoio ao presidente se deve ao desempenho da economia, que está em um momento de forte crescimento e com uma taxa de desemprego historicamente baixa. A economia foi classificada como boa ou excelente por 73% dos entrevistados.
— Essa noção de uma economia forte parece ajudar o presidente Trump a alcançar seus mais altos níveis de aprovação desde que foi eleito, mesmo que ele possa se tornar o terceiro presidente dos Estados Unidos a ser submetido a um julgamento político — disse a analista da Quinnipiac Mary Snow.
A pesquisa encontrou poucas mudanças no que diz respeito ao impeachment: 45% apoiam que Trump seja julgado politicamente e destituído do cargo e 51% se opõem. Esses níveis eram de 45% e 48% na pesquisa de outubro.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário