Deus ri? - Se Liga na Informação








Sua dúvida é se Deus poderia rir ou riu em alguma ocasião. Não encontramos o Senhor Jesus rindo em sua vida aqui, mesmo porque um Homem puro e perfeito, totalmente separado do pecado, não teria nenhum motivo para rir, como nós também não teríamos se caíssemos numa fossa cheia de excrementos. Mas Deus é visto rindo na Bíblia, principalmente no sentido de zombaria e escárnio contra os ímpios que insistem em ignorá-lo.





Deus também provoca o riso nos que são seus quando se maravilham do modo de Deus agir. Alguns capítulos antes Sara havia rido de incredulidade, agora ela ri de espanto.



"E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho. E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo. Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice." (Gn 21:5-7).



Porém os que riem agora diante de um mundo detonado pelo pecado irão chorar depois.



"Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis. Até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza. (Tg 4:9-10; Lc 6:25; Pv 14:13).



Os que choram crendo em Cristo um dia serão recompensados com riso abundante. Se hoje o riso pode ser momentâneo e esparso, quando é "tempo de rir", um dia ele será constante e permanente.



"Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar... Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir." (Ec 3:4; Lc 6:21).



Existe uma ideia equivocada de que o humor nunca pode existir na vida do cristão e que um homem de Deus deveria ser sempre sério e carrancudo, nunca rindo ou nem mesmo sorrindo. Isso seria considerar o homem inferior aos animais, considerando que o próprio Deus revela a Jó que existe alegria no bater de asas de uma avestruz: "A avestruz bate alegremente as suas asas" (Jó 39:13).



Seria difícil alguém deixar de ao menos esboçar um sorriso com as afirmações feitas pela Palavra de Deus que beiram o absurdo e tem justamente a intenção de denunciar como são ridículas certas ações e situações. Somente um Deus com senso de humor poderia criar frases assim:



"Como joia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição... É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta... Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas.  (Pv 11:22; 21:9; 22:13).



É claro que não cabe fazer piada de Deus ou de sua Palavra, e nem mesmo usar humor ofensivo ao próximo, que é o que mais acontece nas comédias. Humoristas sempre buscam uma vítima para criar situações engraçadas, e por isso existem as anedotas envolvendo loiras, portugueses e pessoas com deficiência, além das que fazem discriminação de etnias. Para isso vale a admoestação: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem... Despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar... A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal" (Ef 4:29Cl 3:8; 4:6). 



Às vezes pode existir uma confusão nas palavras usadas na tradução de algumas passagens. Por exemplo, estas passagens em português podem ser lidas no inglês tirando delas outro sentido.



Da mesma sorte os diáconos sejam honestos... Da mesma sorte as esposas sejam honestas... Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes..." (1 Tm 3:8, 11; Tt 2:2). Onde você lê "honestos" e "sóbrios" na versão em português, em algumas versões inglesas a palavra usada é "grave" [pronuncia-se "greive"] que significa "sério". Daí muitos cristãos de língua inglesa terem dificuldade com irmãos brasileiros que são bem humorados por natureza.



Mas Deus quer que vivamos alegres, pois "o coração alegre aformoseia o rosto" (Pv 15:23). É difícil pesar que alguém seja alegre se nunca sorri ou dá boas risadas diante de situações alegres e engraçadas. A incapacidade de sorrir ou entender situações engraçadas às vezes denota uma deficiência mental ou sintomas de autismo, que na definição moderna inclui a falta de capacidade de entender linguagem figurada e anedotas.



por Mario Persona




Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário