Escola Bíblica Dominical: A comunicação no ambiente familiar - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: A comunicação no ambiente familiar

Compartilhar isso
Texto Áureo: Pv 18.20

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição você falar de um tema que serve não somente para o meio familiar, mas para todas as áreas da vida, se alguém souber se comunicar, poderá se sair bem na vida profissional, na escola e no meio eclesiástico.
"mais influencia o ambiente familiar é a comunicação", outros fatores de grande influência seriam condição financeira, amor, atenção, etc, mas a comunicação está mais diretamente relacionada a todos eles, é tão importante quanto o amor.
1. A relevância da comunicação
"para contribuir na harmonia e bem estar ou para produzir conflitos", ou seja, se a falta de comunicação é ruim, a má comunicação também é. Na verdade vai depender como os membros da família usam a comunicação.
1.1. O que significa comunicação?
- "Não apenas falar, mas conversar, ouvir, entender.", existem situações em que os membros da família resolvem falar apenas o necessário, em protesto por algum desagrado, isso na prática é ficar sem se falar. Outras situações as pessoas falam só o necessário por mera distração, por não dar a devida importância ao tema.

1.2. Deus, Criador e Comunicador
"mas o abençoou com a capacidade da comunicação", entendemos pela Palavra que é melhor ouvir do que falar, de qualquer forma é comunicação, pois até quando escutamos atenciosamente e falamos na hora certa, estamos dando a devida atenção à pessoa. Às vezes, só em ouvir já ocorre um efeito benéfico no coração do familiar que precisa falar.

1.3. Famílias conscientes da importância da comunicação
- "Tais diferenças tornam o ambiente propício para constantes conflitos", a personalidade de cada um dificilmente vai mudar, pois depende do temperamento de cada indivíduo, mas se cada um tiver a consciência da importância de bem comunicar, então essas diferenças de personalidades poderá ser equilibrada.
"na constante busca por um ambiente onde haja acordo", podemos notar que é uma sequência, se houver acordo, haverá harmonia e então a segurança. Mas para que haja acordo, deverá primeiro ter a boa comunicação. Na prática é seguir regras simples da ética: responder quando for perguntado, se abrir para os outros familiares quando precisar de algo ou passar por situações difíceis, avisar aonde vai (para os membros adultos), falar das intensões aos outros membros da família, etc.
2. A Bíblia e a comunicação

2.1. Atentar para o momento mais adequado.
"atentarmos para o momento mais adequado para expressarmos", sabemos fazer isso com o patrão, quando precisamos de um aumento, um vale ou uma liberação, mas é difícil praticar isso dentro da família, pois nos relaxamos com os nossos na maioria das vezes.
"buscar a direção do Espírito Santo acerca do momento mais adequado", na maioria das vezes não é necessário que o Espírito de Deus revele o momento adequado para falarmos certas coisas com os nossos familiares, pois os conhecemos, sabemos como eles estão de humor, pelo simples olhar e gestos, então é só tomar o devido cuidado, pois para não tecer um crítica quando a pessoa está irada ou falar de mais tristeza quando a pessoa já está triste e por aí vai.



2.2. Atentar para a importância do ouvir
- "não apenas entre o casal, mas, também, entre pais e filhos", como já falamos, ouvir também é se comunicar, e os membros da família devem atentar nisso, é muito ruim conversar com quem só quer falar e não gosta de ouvir.
"dar, concordar ou fazer tudo o que eles pedem", se referindo aos filhos, alguns pais se preocupam em fazer todas as vontades deles e acabam mimando demasiadamente os filhos.
"além de ajudar a formar neles o hábito de ouvir", quando os filhos tiverem a idade para aprender a temática familiar, vão se lembrar que seus pais se esforçaram em aplicar esses valores na família e eles farão o mesmo.


2.3. Atentar para as palavras usadas

- "o fato de que as palavras podem ferir e destruir", essas palavras destrutivas ocorrem normalmente nos momentos de brigas e discussões, os membros da família devem se esforçar e evitar proferir palavras nesses momentos. Se calar nas discussões não é sinal de fraqueza.


3. Buscando aperfeiçoar a comunicação

3.1. Falar a verdade com amor
...

3.2. Não apenas palavras na comunicação
- "As expressões faciais, o olhar, os gestos, a postura têm grande impacto", não precisa ser um especialista em linguagem corporal para identificar quando um assunto está tedioso para o ouvinte, quando ele usa expressões evasivas e forçadas. Para que seja possível evitar essas expressões nós devemos realmente amar e estar interessado no assunto do membro da família. Se amarmos será fácil prestar a atenção devida sem fazer gestos ou demasiado esforço.

3.3. É preciso investir tempo
"são capazes de não se comunicarem entre si ao longo de um dia ou mais", um fenômeno que ocorre com frequência é os membros da família se comunicarem com diversos contatos do Whatsapp e não darem uma palavra para os de dentro da casa. Essas tecnologias aproximam os que estão longe, mas às vezes afastam os que estão perto.


CONCLUSÃO
Faça a revisão
Corrija o questionário 
Apresente o tema da próxima lição e convide os alunos.


Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 21 969786830 - Pr Marcos André

Pr Marcos André


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIO ! 

Ver no navegador
O Botic·rio
PERFUMARIA LANÇAMENTOS PRESENTES MAIS VENDIDOS PROMOÇÕES
icone presentes
icone perfumaria
icone corpo e banho
icone cabelos
icone veganos
icone maquiagem
icone acessórios
Twitter infantil
icone promoções

Saiba tudo o que acontece no Boticário facebook twitter instagram youtube linkedin

DÚVIDAS | ATENDIMENTO | FRANQUIA | REVENDA | NOSSAS LOJAS
Condições e ofertas válidas apenas para compras realizadas na loja online, no período de 26/12/2019 a 26/01/2020 ou enquanto durarem os estoques, exceto produtos de edição limitada. Consulte os itens participantes.
Os preços dos produtos e a disponibilidade de estoque podem variar de acordo com a região escolhida pelo consumidor no site. A tabela de preços usada como base para divulgação dos produtos contidos neste e-mail é a da região Sudeste. Os preços dos produtos da loja online podem variar em relação as lojas físicas e venda direta. Cupons com código de desconto para a primeira compra podem ser cumulativos com outros descontos no site, dependendo da ação promocional, consulte as regras no site. Limitado a 1 participação por CPF por oferta.


Você está recebendo este e-mail por estar cadastrado(a) na lista O Boticário.
Adicione nosso e-mail à sua lista de contatos.

Se não quer mais receber mensagens como esta, pode se descadastrar clicando aqui.

O Boticário Franchising LTDA., estabelecida na Av. Rui Barbosa, 4110 Bloco 1 a 22 - Bairro Parque da Fonte
São José dos Pinhais - Paraná. CEP: 83.050-010 inscrita no CNPJ: 76.801.166/0001-79.

Nenhum comentário:

Postar um comentário