Por que Deus destruiu Sodoma e Gomorra? Sua história de pecado na Bíblia. - Se Liga na Informação





Por que Deus destruiu Sodoma e Gomorra? Sua história de pecado na Bíblia.

Compartilhar isso

A história bíblica de Sodoma e Gomorra

A história de Sodoma e Gomorra é um conto preventivo das conseqüências destrutivas do pecado. Sodoma e Gomorra foram cidades mencionadas em Gênesis, notórias por seu flagrante pecado. Gênesis 18: 20-21 declara: “Os protestos contra Sodoma e Gomorra são tão grandes e o pecado deles é tão grave que eu vou descer e ver se o que eles fizeram é tão ruim quanto os protestos que me atingiram. Se não, eu saberei.
Quando Abraão soube do plano de Deus para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, ele perguntou a Deus se os pouparia se pudesse encontrar cinquenta pessoas inocentes e piedosas. Deus assegura a Abraão que se Ele encontrar cinquenta pessoas justas, ele poupará a cidade por causa deles. Abraão então pergunta sobre um número cada vez menor até dez pessoas, quando Deus responde: “Por dez, não a destruirei” ( Gênesis 18:32 ).

Os anjos de Deus chegam a Sodoma e Gomorra
Segundo o Dicionário Bíblico de Smith , Sodoma era uma das cidades mais antigas da Síria. É comumente mencionado em conexão com Gomorra, mas também com Admah e Zeboim, e em uma ocasião – ( Gênesis 14: 1 ) … – com Bela ou Zoar. Sodoma era evidentemente a principal cidade do assentamento.
Depois de deixar Abraão, os anjos de Deus chegaram aos portões de Sodoma e Gomorra, onde foram recebidos pelo porteiro Lot. Ele pediu aos anjos que se unissem a ele em sua casa para que pudesse lavar os pés e servir uma refeição. Os anjos concordaram e foram para a casa de Lot. Ló era estrangeiro no reino de Sodoma e não sucumbiu aos pecados lascivos e degenerados desenfreados na cidade.
Sodoma, Sodomia e Sodomitas
Um dos pecados mais prevalentes em Sodoma foi a homossexualidade dos homens, mantendo relações sexuais com os outros homens e meninos. Sodoma é onde obtemos o termo “sodomia e sodomitas”, nomeado após esse pecado generalizado da cidade. Depois que os anjos entraram na casa de Lot, os homens da cidade cercaram a casa de Lot. De acordo com Gênesis 19: 5 , “Eles chamaram a Ló: ‘Onde estão os homens que vieram a você hoje à noite? Traga-os para nós para que possamos fazer sexo com eles. ‘”
Ló pediu à multidão que reconsiderasse, até oferecendo suas duas filhas virgens no lugar dos dois homens visitantes, cuja identidade angelical era aparentemente desconhecida pelos sodomitas luxuriosos. “Saia do nosso caminho”, eles responderam. “Esse sujeito veio aqui como estrangeiro e agora ele quer bancar o juiz! Nós o trataremos pior do que eles ”( Gênesis 19: 9 ). Enquanto a multidão se movia para arrombar a porta, os homens lá dentro puxaram Lot de volta e fecharam a porta.


Como Gênesis 19: 11-13 declara: “Então golpearam os homens que estavam à porta da casa, jovens e velhos, com cegueira, para que não encontrassem a porta. Os dois homens disseram a Ló: “Você tem mais alguém aqui – genros, filhos ou filhas, ou mais alguém na cidade que lhe pertence? Tire-os daqui, porque vamos destruir este lugar. O clamor ao Senhor contra o seu povo é tão grande que ele nos enviou para destruí-lo. ”

Os Queimados, Sodoma e Gomorra
Depois que Ló não conseguiu convencer seus genros a deixar a cidade, ele fugiu de Sodoma com sua esposa e duas filhas encorajadas pelos dois anjos que o Senhor cuidaria deles. Os anjos primeiro dizem a Ló para fugir para as montanhas, mas Ló pede que sua família vá para uma cidade próxima, chamada Zoar, para garantir sua sobrevivência.
A Bíblia descreve a destruição de Sodoma e Gomorra em Gênesis 19: 23-29 , afirmando:
“Quando Ló chegou a Zoar, o sol já havia nascido sobre a terra. Então o SENHOR fez chover enxofre em Sodoma e Gomorra – do SENHOR dos céus. Assim derrubou aquelas cidades e toda a planície, destruindo todos os que viviam. nas cidades – e também na vegetação da terra. Mas a esposa de Ló olhou para trás e tornou-se uma coluna de sal. Na manhã seguinte, Abraão se levantou e voltou ao lugar onde havia estado diante do Senhor. Sodoma e Gomorra, em direção a toda a terra da planície, e ele viu fumaça densa subindo da terra, como fumaça de uma fornalha.Então, quando Deus destruiu as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló da catástrofe que derrubou as cidades onde Ló havia morado. ”
Scelta sicura 160X600
De acordo com comentários bíblicos como a Bíblia de Estudo da NIV Zondervan , a esposa de Ló foi transformada em uma coluna de sal quando olhou para trás, “por desobedecer às instruções de não olhar para trás. Sua ação sugere que ela se identificou com o povo de Sodoma. Seu fracasso em fugir do castigo de Deus se torna um aviso vívido para os outros ( Lucas 17:32 ). ”
Agora, a história de Sodoma e Gomorra serve como uma lição das consequências do pecado e da ira de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário