ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: O VALOR DA OBEDIÊNCIA - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: O VALOR DA OBEDIÊNCIA

Compartilhar isso
Versículo do dia
"E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.", Dt 28.13

Para impactar 
O Senhor sempre cuidou, amou, protegeu, livrou e exaltou o Seu povo, e o preço que tinham a pagar para usufruir de tudo isso tinha apenas um nome: Obediência

Textos de Referência.
Dt 28.1-14

Introdução
Deus sempre projetou o melhor para seu povo, porém, a regra fundamental para usufruir disso sempre foi "obedecer". Assim foi com Israel, da mesma forma com a igreja.

#pontochave
Escreveu o grande teólogo F.F. Bruce: "O amor e a obediência a Deus estão de tal maneira entrelaçados um com o outro que a existência de um implica a presença do outro".0

1. A ORDEM É OBEDECER
"Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros."1 Sm 15.22
1.1. A importância em obedecer
Obediência significa submeter-se à autoridade de alguém.

Muitos jovens, nos dias de hoje, acham que a palavra "obediência" só é válida quando é tratada de maneira específica dentro da igreja ou em um encontro de jovens, porém, a obediência permeia tudo que diz respeito ao ser humano, e suas consequências poderão ser sentidas em sua vida em todos os aspectos.
É a obediência aos pais que livra os filhos de tomar decisões equivocadas; é a obediência às leis que transformam as pessoas em cidadãos de bem; á a obediência à lei de Deus que transformam os cristãos em cidadãos do céu. Significa que obedecer está na cultura, na economia, na política, na igreja, no Estado e, principalmente, na ordenança de Deus.
Escreveu o salmista: "Prestem atenção a este fato: o Senhor separa o homem obediente para viver ao seu lado. É por isso que Deus me ouve quando oro e peço ajuda", Salmos 4.3.

1.2. Israel e a obediência
"Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.", Êx 19.5
Desde o princípio Deus sempre demonstrou ao homem a importância de lhe obedecer.
Quando o Senhor levantou a nação de Israel através da vida do patriarca Abraão, muitas bênçãos alcançaram esta nação devido à obediência dele.
"E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.", Gn 22.18

"Fé e obediência fazem parte do mesmo pacote. Aquele que obedece a Deus, confia nEle, aquele que confia em Deus, obedece-lhe."
2. UMA PROVA DE AMOR 
"Se me amais, guardai os meus mandamentos.", Jo 14.15

2.1. A Igreja deve ser obediente
Muitas pessoas acreditam ser conhecedoras de Deus, por cumprir algumas tarefas cristãs, como boa ação ou ir ao culto de oração. Claro que isso é importante, porém, o verdadeiro conhecimento de Deus está em ser obediente aos Seus mandamentos; somente na obediência se consegue usufruir do grande amor do Senhor.
"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.", 1 Jo 2.3-5

"...é a obediência à lei de Deus que transformam cristãos em cidadãos do céu"

2.2. Cristo, o maior exemplo de obediência
Pelo erro de Adão toda humanidade foi condenada, o pecado se inseriu no ser humano, transformando toda e qualquer geração em pecadores, porém, Cristo não hesitou em ser obediente a seu Pai, obedeceu como homem e como Deus.

  • Como Deus:
"Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens.", Fp 2.6,7

  • Como Homem:
"E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.", Fp 2.8

3. O PREJUÍZO DA DESOBEDIÊNCIA
A desobediência sempre foi e sempre será a decisão que faz Deus se entristecer e por algumas vezes até se irar.

3.1. A desobediência de Israel
Apesar de ser uma nação tão especial, Israel por inúmeras vezes resolveu desobedecer a Deus, e sempre sofreram as consequências de seus atos.
A desobediência de Israel, fez com que peregrinassem por quarenta anos no deserto (Dt 8.2-5), fez com que perdessem guerras que aparentemente estavam ganhas (1 Sm 4.10), fez com que perdessem a arca da aliança (1 Sm 4.11), e principalmente que perdessem a presença de Deus (Ct 5.6).

3.2. A Igreja deve ser obediente
Como v isto anteriormente, para estar ligado a Cristo é necessário ser obediente as Suas ordenanças, pois assim como Israel falhou no quesito obediência, se a igreja também o fizer sofrerá as consequências por sua desobediência.
"Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.", Jo 15.6
Conclusão
A obediência à Palavra de Deus deve ser a base de todo o cristianismo, pois só através dessas ordenanças se pode conhecer o Senhor de forma plena, e assim agradar o Seu coração.
Não se prova o amor apenas com palavras e sim com ações, e uma dessas ações se chama "obedecer".

#aprendeu
1. O que significa obedecer?
2. Quem foi o maior exemplo de obediência? 
3. Cite duas consequências sofridas por Israel ao desobedecer a Deus?

Fonte: Revista Betel Conectar


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário