O que podemos aprender com as mulheres mencionadas na Bíblia? - Se Liga na Informação





O que podemos aprender com as mulheres mencionadas na Bíblia?

Compartilhar isso

ABíblia fala de muitas mulheres. Podemos aprender muito da história delas. (Romanos 15:4; 2 Timóteo 3:16, 17) Este artigo fala brevemente de apenas algumas das mulheres mencionadas na Bíblia. Muitas delas são exemplos a ser imitados. Outras são maus exemplos, que nos dão um alerta do que não devemos fazer. — 1 Coríntios 10:11; Hebreus 6:12.


Abigail

Abigail

Quem era Abigail? Ela foi a esposa de um homem rico e malvado chamado Nabal. Mas Abigail era sensata e humilde, além de ser muito bonita tanto física como espiritualmente. — 1 Samuel 25:3.
O que ela fez? Agindo com sabedoria e discernimento, Abigail evitou que uma tragédia acontecesse. Ela e Nabal viviam na região onde Davi estava se escondendo como fugitivo antes de se tornar rei de Israel. Davi e seus homens protegeram os rebanhos de Nabal enquanto estavam ali. Mas, quando os mensageiros de Davi foram pedir alimentos a Nabal, Nabal se recusou a ajudar. Davi ficou furioso! Ele e seus homens estavam decididos a matar Nabal e todos os homens da casa dele. — 1 Samuel 25:10-12, 22.
Quando soube o que seu marido tinha feito, Abigail agiu rapidamente. Ela pediu que seus servos levassem alimentos para Davi e os homens dele, e depois ela mesma foi até Davi implorar por misericórdia. (1 Samuel 25:14-19, 24-31) Davi viu o que Abigail tinha enviado, percebeu sua humildade e ouviu o conselho sábio dela; então ele reconheceu que Deus estava usando Abigail para impedir uma tragédia. (1 Samuel 25:32, 33) Logo depois disso, Nabal morreu e Davi se casou com Abigail. — 1 Samuel 25:37-41.
O que podemos aprender com Abigail? Embora fosse rica e bonita, Abigail tinha um ponto de vista equilibrado sobre si mesma. Com o objetivo de manter a paz, ela estava disposta a se desculpar por algo que não era culpa dela. Ela resolveu uma situação tensa com calma, tato, coragem e sabedoria.


Jovem sulamita

A jovem sulamita

Quem era a jovem sulamita? Ela era uma linda jovem camponesa que foi personagem principal do livro bíblico O Cântico de Salomão. A Bíblia não fala o nome dela.
O que ela fez? A moça sulamita se manteve leal ao jovem pastor que ela amava. (Cântico de Salomão 2:16) Como era muito bonita, ela chamou a atenção do rico rei Salomão, que tentou conquistá-la. (Cântico de Salomão 7:6) Embora outros a incentivassem a escolher Salomão, ela se recusou a fazer isso. Ela amava o humilde pastor e foi leal a ele. — Cântico de Salomão 3:5; 7:10; 8:6.
O que podemos aprender com a jovem sulamita? Ela era modesta, apesar de ser muito bonita e de receber muita atenção de outros. Ela também não permitiu que seus sentimentos fossem influenciados pela pressão de outros ou pela possibilidade de ficar rica e famosa. Ela manteve suas emoções sob controle e permaneceu moralmente pura.


Mulher de Ló

A mulher de Ló

Quem era a mulher de Ló? A Bíblia não fala o nome dela. Sabemos apenas que ela teve duas filhas e que ela morava com sua família na cidade de Sodoma. — Gênesis 19:1, 15.
O que ela fez? Ela desobedeceu a uma ordem de Deus. Deus havia decidido destruir Sodoma e as cidades vizinhas por causa da grande imoralidade sexual que existia ali. Deus amava o justo Ló e sua família, que viviam na cidade de Sodoma; por isso, Ele mandou dois anjos para tirá-los da cidade e levá-los para um lugar seguro. — Gênesis 18:20; 19:1, 12, 13.
Os anjos disseram para Ló e sua família fugirem e não olharem para trás. Se não seguissem essas instruções, eles morreriam. (Gênesis 19:17) Mas a mulher de Ló “olhou para trás, e ela se transformou em uma coluna de sal”. — Gênesis 19:26.
O que podemos aprender com a mulher de Ló? A história dela mostra como é perigoso amar as coisas materiais ao ponto de desobedecer a Deus. Jesus falou dela como um exemplo que serve de alerta para nós. Ele disse: “Lembrem-se da mulher de Ló.” — Lucas 17:32.


Ana

Ana

Quem era Ana? Ela era a esposa de Elcana e mãe de Samuel. Samuel se tornou um profeta bem conhecido no Israel antigo. — 1 Samuel 1:1, 2, 4-7.
O que ela fez? Como Ana não conseguia ter filhos, ela buscou a Deus para obter consolo. O marido de Ana tinha duas esposas. Sua outra esposa, Penina, tinha filhos, mas Ana não teve filhos por um bom tempo depois de ter se casado. Penina humilhava Ana com crueldade. Mas Ana orava a Deus pedindo consolo. Ela fez um voto a Deus: ela disse que, se ele permitisse que ela tivesse um filho, ela dedicaria esse filho a ele. Ana iria entregar o filho para servir a Jeová no tabernáculo, uma tenda portátil que a nação de Israel usava para adorar a Deus. — 1 Samuel 1:11.
Deus atendeu a oração de Ana e ela teve um filho chamado Samuel. Ana cumpriu sua promessa e levou Samuel para servir no tabernáculo quando ele ainda era bem pequeno. (1 Samuel 1:27, 28) Todos os anos, ela fazia uma túnica sem mangas e levava para ele. Depois, Deus abençoou Ana com mais três filhos e duas filhas. — 1 Samuel 2:18-21.
O que podemos aprender com Ana? As orações que Ana fazia de coração a ajudaram a enfrentar situações difíceis. A oração de agradecimento que ela fez, registrada em 1 Samuel 2:1-10, mostra como era grande a fé que ela tinha em Deus.


Dalila

 Dalila

Quem era Dalila? Ela foi uma mulher por quem o juiz israelita Sansão se apaixonou. — Juízes 16:4, 5.
O que ela fez? Ela aceitou dinheiro dos oficiais filisteus para trair Sansão. Jeová estava usando Sansão para libertar os israelitas dos filisteus. Os filisteus não conseguiam derrotar Sansão por causa da incrível força que ele tinha ganhado de Deus. (Juízes 13:5) Então, os oficiais filisteus pediram a ajuda de Dalila.
Os filisteus subornaram Dalila e pediram que ela descobrisse como Sansão tinha ganhado sua força. Dalila aceitou o suborno e, depois de várias tentativas, ela descobriu o segredo de Sansão. (Juízes 16:15-17) Daí, ela contou para os filisteus o que tinha descoberto. Com isso, eles conseguiram derrotar e prender Sansão. — Juízes 16:18-21.
O que podemos aprender com Dalila? Dalila é um mau exemplo. Movida por ganância, ela agiu de maneira desleal e egoísta e enganou um servo de Jeová.


Débora

Débora

Quem era Débora? Ela foi uma profetisa que o Deus de Israel, Jeová, usou para revelar qual era a vontade dele em assuntos relacionados ao Seu povo. Deus também a usou para resolver problemas que existiam entre os israelitas. — Juízes 4:4, 5.
O que ela fez? Débora corajosamente apoiou o povo de Deus. Seguindo a orientação Dele, ela convocou Baraque para liderar o exército israelita numa guerra contra os cananeus. (Juízes 4:6, 7) Quando Baraque pediu que Débora fosse junto com ele para a batalha, ela teve coragem e aceitou prontamente. — Juízes 4:8, 9.
Depois de Deus dar a vitória aos israelitas, Débora compôs pelo menos parte do cântico que ela e Baraque cantaram sobre o que tinha acontecido. Nesse cântico, ela fala do que Jael, outra mulher corajosa, fez para ajudar a derrotar os cananeus. — Juízes, capítulo 5.
O que podemos aprender com Débora? Débora era corajosa e estava disposta a se sacrificar pelos outros. Ela encorajou outros a obedecer a Deus. E, quando eles fizeram isso, ela os elogiou pelo que tinham feito.


Ester

Ester

Quem era Ester? Ela era uma mulher judia que foi escolhida pelo rei persa Assuero para ser sua rainha.
O que ela fez? Ester usou a influência que tinha como rainha para impedir o extermínio do seu povo. Ela descobriu que havia sido emitido um decreto oficial que especificava um dia em que todos os judeus que viviam no Império Persa seriam mortos. Esse plano perverso foi ideia de Hamã, que servia como primeiro ministro. (Ester 3:13-15; 4:1, 5) Com a ajuda de Mordecai, seu primo mais velho, Ester revelou o plano ao seu marido, o rei Assuero, mesmo correndo risco de vida. (Ester 4:10-16; 7:1-10) Daí, o rei Assuero permitiu que Ester e Mordecai emitissem um outro decreto, autorizando os judeus a se defender. Os judeus derrotaram os seus inimigos com sucesso. — Ester 8:5-11; 9:16, 17.
O que podemos aprender com Ester? Ester deu um excelente exemplo de coragem, humildade e modéstia. (Salmo 31:24; Filipenses 2:3) Embora fosse muito bonita e ocupasse uma posição de poder, ela buscou ajuda e conselhos de outros. Ela falou com seu marido de forma corajosa, mas com tato e respeito. E, mesmo quando os judeus estavam condenados à morte, ela teve coragem e disse que era um deles.


Eva

Eva

Quem era Eva? Eva foi a primeira mulher que existiu e também a primeira mulher a ser mencionada na Bíblia.
O que ela fez? Eva desobedeceu a uma ordem clara de Deus. Assim como o seu marido, Adão, Eva era perfeita, tinha liberdade de escolha e a capacidade de desenvolver as mesmas qualidades de Deus, como o amor e a sabedoria. (Gênesis 1:27) Eva sabia que Deus tinha dito para Adão que, se eles comessem de determinada árvore do jardim, eles morreriam. Só que Satanás enganou Eva e disse que ela não morreria. Na verdade, Satanás fez com que Eva acreditasse que teria uma vida melhor se desobedecesse a Deus. Daí, ela comeu o fruto e depois convenceu o seu marido a fazer o mesmo. — Gênesis 3:1-6; 1 Timóteo 2:14.
O que podemos aprender com Eva? Eva é um exemplo que nos alerta como é perigoso ficar pensando em coisas erradas. Deus tinha dado uma ordem clara. Mesmo assim, Eva desenvolveu um desejo muito forte de ter algo que não era dela. — Gênesis 3:6; 1 João 2:16.


Jael

Jael

Quem era Jael? Ela era a esposa de Héber, um homem que não era israelita. Jael corajosamente ajudou o povo de Deus.
O que ela fez? Jael agiu com firmeza quando Sísera, chefe do exército cananeu, chegou ao acampamento dela. Sísera tinha perdido a batalha contra Israel e agora estava fugindo em busca de abrigo. Jael o convidou para se esconder e descansar na sua tenda. Daí, enquanto ele dormia, Jael o matou. — Juízes 4:17-21.
O que Jael fez cumpriu uma profecia que Débora havia falado: “Será nas mãos de uma mulher que Jeová entregará Sísera.” (Juízes 4:9) Por causa do que fez, Jael foi elogiada como “a mais abençoada das mulheres”. — Juízes 5:24.
O que podemos aprender com Jael? Jael teve iniciativa e agiu com coragem. A sua experiência mostra que Deus pode manobrar situações para que suas profecias se cumpram.


Jezabel

 Jezabel

Quem era Jezabel? Ela era a esposa de Acabe, que foi rei de Israel. Ela não era israelita e não adorava a Jeová. Em vez disso, ela adorava a Baal, um deus cananeu.
O que ela fez? Jezabel era uma rainha autoritária, cruel e violenta. Ela promovia a adoração de Baal, que incluía a imoralidade sexual. Ao mesmo tempo, ela tentava acabar com a adoração do Deus verdadeiro, Jeová. — 1 Reis 18:4, 13; 19:1-3.
Para conseguir o que queria, Jezabel mentia e até matava as pessoas. (1 Reis 21:8-16) Como Deus predisse, ela teve uma morte violenta e não foi enterrada. — 1 Reis 21:23; 2 Reis 9:10, 32-37.
O que podemos aprender com Jezabel? Jezabel é um mau exemplo. Ela não tinha princípios e estava disposta a fazer qualquer coisa para satisfazer sua vontade. Por isso, o seu nome se tornou símbolo de uma mulher que é descarada, imoral, sem nenhum respeito por autoridade.


Leia

Leia

Quem era Leia? Ela foi a primeira esposa de Jacó. Sua irmã mais nova, Raquel, era a outra esposa dele. — Gênesis 29:20-29.
O que ela fez? Leia foi mãe de seis filhos de Jacó. (Rute 4:11) Jacó queria ter se casado com Raquel, não com Leia. Mas o pai das moças, Labão, fez com que Leia tomasse o lugar de Raquel. Quando Jacó percebeu que tinha sido enganado e tinha se casado com Leia, ele confrontou Labão. Labão disse que não era costume a filha mais nova se casar antes da mais velha. Daí, uma semana depois, Jacó se casou com Raquel. — Gênesis 29:26-28.
Jacó amava mais Raquel do que Leia. (Gênesis 29:30) Por isso, Leia ficava com ciúmes e estava sempre competindo com sua irmã pelo amor e atenção de Jacó. Deus viu o que Leia estava passando e a abençoou com seis filhos e uma filha. — Gênesis 29:31.
O que podemos aprender com Leia? Leia confiava em Deus e orava a ele. Embora tivesse problemas na sua família, ela conseguia ver como Deus a estava ajudando, e era grata por isso. (Gênesis 29:32-35; 30:20) A vida dela mostra de maneira realista que a poligamia não funciona, embora Deus tenha tolerado essa prática por um tempo. O padrão de casamento aprovado por Deus é que o homem tenha apenas uma esposa, e a mulher apenas um marido. — Mateus 19:4-6.


Maria (irmã de Marta e Lázaro)

 Maria (irmã de Marta e de Lázaro)

Quem era Maria? Ela e seus irmãos, Lázaro e Marta, eram muito amigos de Jesus.
O que ela fez? Ela mostrou várias vezes que respeitava e valorizava Jesus como o Filho de Deus. Ela demonstrou fé ao dizer que Jesus poderia ter impedido a morte de seu irmão, Lázaro, e ela estava presente quando Jesus o ressuscitou. Sua irmã, Marta, a criticou por escolher escutar a Jesus em vez de ajudá-la com as coisas da casa. Mas Jesus elogiou Maria porque ela colocava as coisas espirituais em primeiro lugar. — Lucas 10:38-42.
Em outra ocasião, Maria demonstrou grande hospitalidade para com Jesus por derramar um “óleo perfumado muito caro” na cabeça e nos pés dele. (Mateus 26:6, 7) Os que estavam presentes acusaram Maria de estar desperdiçando algo muito valioso. Mas Jesus a defendeu, dizendo: “Onde quer que se preguem as boas novas [do Reino de Deus] em todo o mundo, o que essa mulher fez também será relatado, em memória dela.” — Mateus 24:14; 26:8-13.
O que podemos aprender com Maria? Maria se esforçava para ter uma fé bem forte. Ela colocava a adoração a Deus em primeiro lugar na vida. E ela humildemente honrou a Jesus, mesmo com um alto custo financeiro.


Maria (mãe de Jesus)

 Maria (mãe de Jesus)

Quem era Maria? Ela era uma jovem judia. Maria era virgem quando se tornou mãe de Jesus, o filho de Deus. Ela ficou grávida por meio de um milagre.
O que ela fez? Maria humildemente fez a vontade de Deus. Ela era noiva de José quando um anjo apareceu para ela e disse que ela ficaria grávida e daria à luz o tão aguardado Messias. (Lucas 1:26-33) Ela aceitou de boa vontade essa designação. Depois que Jesus nasceu, Maria e José tiveram quatro filhos e pelo menos duas filhas. Ou seja, Maria não continuou virgem. (Mateus 13:55, 56) Embora tenha tido um privilégio sem igual, Maria nunca quis destaque nem quis ser tratada de maneira especial, tanto durante o ministério de Jesus como depois, quando surgiu a congregação cristã.
O que podemos aprender com Maria? Maria era uma mulher fiel que aceitou de boa vontade uma grande responsabilidade. Ela tinha um excelente conhecimento das Escrituras. Parece que Maria fez cerca de 20 referências às Escrituras quando disse as palavras registradas em Lucas 1:46-55.


Maria Madalena

Maria Madalena

Quem era Maria Madalena? Ela foi uma seguidora fiel de Jesus.
O que ela fez? Maria Madalena era uma das várias mulheres que viajavam com Jesus e seus discípulos. Ela generosamente usou seus próprios recursos para cuidar das necessidades deles. (Lucas 8:1-3) Maria Madalena seguiu Jesus até o fim do ministério dele e estava por perto quando ele foi executado. Ela teve o privilégio de ser uma das primeiras pessoas a ver Jesus depois de ser ressuscitado. — João 20:11-18.
O que podemos aprender com Maria? Maria Madalena apoiou generosamente o ministério de Jesus e foi uma seguidora leal dele.


Marta

 Marta

Quem era Marta? Ela era a irmã de Maria e de Lázaro. Os três moravam em Betânia, perto de Jerusalém.
O que ela fez? Marta era muito amiga de Jesus. A Bíblia diz: “Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.” (João 11:5) Marta era muito hospitaleira. Durante uma das visitas de Jesus, Marta ficou cuidando dos assuntos da casa enquanto sua irmã, Maria, preferiu ficar escutando o que Jesus tinha a dizer. Marta reclamou com Jesus porque Maria não estava ajudando. Com jeito, Jesus corrigiu o ponto de vista de Marta. — Lucas 10:38-42.
Quando Lázaro ficou doente, Marta e sua irmã pediram que Jesus fosse até lá. Elas tinham certeza de que Jesus podia curar seu irmão. (João 11:3, 21) Mas Lázaro morreu. A conversa que Marta teve com Jesus mostra que ela confiava na promessa bíblica da ressurreição e sabia que Jesus podia trazer seu irmão de volta à vida. — João 11:20-27.
O que podemos aprender com Marta? Marta era muito hospitaleira e aceitava conselhos com humildade. Ela falava abertamente sobre os seus sentimentos e sua fé.


Miriã

 Miriã

Quem era Miriã? Ela era a irmã de Moisés e de Arão. Ela foi a primeira mulher na Bíblia a ser chamada de profetisa.
O que ela fez? Como era profetisa, ela transmitia as mensagens de Deus para outros. Ela tinha uma posição importante em Israel e cantou um cântico de vitória junto com os homens depois que Deus destruiu o exército egípcio no Mar Vermelho. — Êxodo 15:1, 20, 21.
Mas, algum tempo depois, provavelmente por orgulho e ciúme, Miriã e Arão começaram a criticar Moisés. Deus “estava escutando” e os repreendeu. (Números 12:1-9) Daí, Deus atacou Miriã com lepra, aparentemente porque foi ela que começou a falar mal de Moisés. Mas Moisés implorou que Deus a curasse, e Ele fez isso. Depois de ficar em isolamento por sete dias, ela pôde voltar para o acampamento de Israel. — Números 12:10-15.
A Bíblia indica que Miriã aceitou a correção que recebeu. Muito tempo depois, ao falar aos israelitas, Deus mencionou o privilégio especial que ela teve: “Eu enviei à sua frente Moisés, Arão e Miriã.” — Miqueias 6:4.
O que podemos aprender com Miriã? O que aconteceu com Miriã mostra que Deus está atento ao que seus servos falam uns dos outros. Também aprendemos que, para agradar a Deus, precisamos lutar contra o orgulho e o ciúme. Esses sentimentos podem nos levar a falar algo que vai manchar a reputação de alguém.


Raabe

Raabe

Quem era Raabe? Ela era uma prostituta que vivia em Jericó, uma cidade cananeia. Ela se tornou adoradora de Jeová.
O que ela fez? Raabe escondeu dois israelitas que estavam espionando a terra em que ela morava. Ela fez isso porque tinha ouvido relatos de que o Deus de Israel, Jeová, havia libertado o seu povo do Egito e, depois, de um ataque da tribo dos amorreus.
Raabe ajudou os dois espiões e implorou que eles salvassem a ela e sua família quando viessem destruir Jericó. Eles concordaram, mas com as seguintes condições: ela não podia contar para ninguém o que eles estavam fazendo, ela e sua família deviam ficar dentro da casa dela durante o ataque dos israelitas, e ela devia pendurar uma corda vermelha na janela para identificar sua casa. Raabe obedeceu a todas as instruções, e ela e sua família sobreviveram quando os israelitas destruíram Jericó.
Mais tarde, Raabe se casou com um israelita e se tornou antepassada tanto de Davi como de Jesus. — Josué 2:1-24; 6:25; Mateus 1:5, 6, 16.
O que podemos aprender com Raabe? A Bíblia fala de Raabe como um grande exemplo de fé. (Hebreus 11:30, 31; Tiago 2:25) A história dela mostra que Deus é perdoador e imparcial; ele abençoa todos os que confiam nele, não importa a sua origem ou o que tenham feito no passado.


Raquel

Raquel

Quem era Raquel? Ela era filha de Labão e a esposa preferida de Jacó.
O que ela fez? Raquel se casou com Jacó e teve dois filhos com ele. Seus filhos estavam entre os chefes de família das 12 tribos de Israel. Raquel conheceu Jacó enquanto estava cuidando das ovelhas do pai dela. (Gênesis 29:9, 10) Ela era ‘muito atraente’, comparada com sua irmã mais velha, Leia. — Gênesis 29:17.
Jacó se apaixonou por Raquel e concordou em trabalhar sete anos para poder se casar com ela. (Gênesis 29:18) Mas Labão enganou Jacó e fez com que ele se casasse primeiro com Leia. Depois, Labão permitiu que Jacó se casasse com Raquel. — Gênesis 29:25-27.
Jacó amava mais Raquel e os filhos dela do que Leia e os filhos que teve com ela. (Gênesis 37:3; 44:20, 27-29) Por isso, havia muito ciúme entre as duas mulheres. — Gênesis 29:30; 30:1, 15.
O que podemos aprender com Raquel? Raquel enfrentou as dificuldades em sua família sem perder a esperança de que Deus ouviria as suas orações. (Gênesis 30:22-24) A sua história deixa claro que a poligamia traz dificuldades para uma família. O que aconteceu com ela mostra como é sábio o padrão que Deus criou para o casamento: cada homem deve ter apenas uma esposa. — Mateus 19:4-6.


Rebeca

Rebeca

Quem era Rebeca? Ela era a esposa de Isaque. Ela teve com ele dois filhos gêmeos: Jacó e Esaú.
O que ela fez? Rebeca obedeceu a Deus, mesmo quando isso foi muito difícil. Enquanto ela estava tirando água de um poço, um homem pediu a ela um pouco de água para beber. Rebeca rapidamente deu água para ele e se ofereceu para tirar água para os camelos dele também. (Gênesis 24:15-20) Aquele homem era um servo de Abraão. Ele tinha viajado uma grande distância para encontrar uma esposa para Isaque, filho de Abraão. (Gênesis 24:2-4) Ele havia orado para que Deus abençoasse sua missão. Quando viu como Rebeca trabalhava duro e era hospitaleira, ele percebeu que Deus havia respondido sua oração, mostrando que ela era a escolha certa para Isaque. — Gênesis 24:10-14, 21, 27.
Quando Rebeca descobriu o que aquele servo estava fazendo ali, ela concordou em ir com ele e se casar com Isaque. (Gênesis 24:57-59) Mais tarde, Rebeca se tornou mãe de dois irmãos gêmeos. Deus havia revelado para ela que o filho mais velho, Esaú, iria servir ao mais novo, Jacó. (Gênesis 25:23) Quando Isaque foi dar a Esaú a bênção da primogenitura, Rebeca fez com que Jacó recebesse essa bênção, já que ela sabia que essa era a vontade de Deus. — Gênesis 27:1-17.
O que podemos aprender com Rebeca? Rebeca era modesta, trabalhadora e hospitaleira. Essas qualidades fizeram dela uma boa esposa, mãe e adoradora de Deus.


Rute

Rute

Quem era Rute? Ela era uma moabita que deixou para trás seus deuses e sua terra para se tornar adoradora de Jeová em Israel.
O que ela fez? Rute demonstrou grande amor por sua sogra, Noemi. Noemi, seu marido e seus dois filhos tinham se mudado para Moabe por causa de uma fome que estava acontecendo em Israel. Mais tarde, os filhos dela se casaram com mulheres moabitas, Rute e Orpa. Só que, algum tempo depois, o marido de Noemi e os dois filhos dela morreram, deixando as três mulheres viúvas.
Noemi decidiu voltar para Israel, já que a seca tinha acabado. Rute e Orpa também queriam ir com ela. Mas Noemi pediu que elas retornassem para as suas famílias. Orpa fez isso. (Rute 1:1-6, 15) Por outro lado, Rute se apegou lealmente a sua sogra. Ela amava a Noemi e queria adorar o Deus dela, Jeová. — Rute 1:16, 17; 2:11.
Por ser uma nora leal e muito trabalhadora, em pouco tempo Rute criou uma boa reputação na cidade de Noemi, Belém. Um rico proprietário de terras chamado Boaz ficou muito impressionado com Rute e generosamente providenciou alimento para ela e Noemi. (Rute 2:5-7, 20) Mais tarde, Rute se casou com Boaz e se tornou antepassada tanto do rei Davi como de Jesus Cristo. — Mateus 1:5, 6, 16.
O que podemos aprender com Rute? Por causa do amor que tinha por Noemi e por Jeová, Rute deixou para trás sua casa e sua família. Ela era trabalhadora, zelosa e leal, mesmo quando enfrentava dificuldades.


Sara

Sara

Quem era Sara? Ela era a esposa de Abraão e mãe de Isaque.
O que ela fez? Sara deixou para trás a vida confortável que tinha na rica cidade de Ur, porque tinha fé nas promessas que Deus havia feito para seu marido, Abraão. Deus disse para Abraão sair de Ur e ir para a terra de Canaã. Deus prometeu que ia abençoá-lo e fazer dele uma grande nação. (Gênesis 12:1-5) Sara talvez tivesse uns 60 anos quando isso aconteceu. Dali em diante, Sara e Abraão viveram em tendas, se mudando de um lugar para o outro.
Embora esse tipo de vida fosse perigoso, Sara apoiou a decisão de Abraão de obedecer a Deus. (Gênesis 12:10, 15) Durante muito tempo, Sara não teve filhos. Isso a deixava muito triste. Mas Deus havia prometido abençoar a descendência de Abraão. (Gênesis 12:7; 13:15; 15:18; 16:1, 2, 15) Mais tarde, Deus disse que Sara teria um filho com Abraão. E ela realmente teve um filho, quando já tinha passado muito da idade de se tornar mãe. Ela tinha 90 anos, e Abraão já tinha cem. (Gênesis 17:17; 21:2-5) Eles chamaram seu filho de Isaque.
O que podemos aprender com Sara? A história de Sara mostra que sempre podemos confiar que Deus vai cumprir suas promessas, mesmo que isso pareça impossível. (Hebreus 11:11) E o exemplo dela como esposa mostra a importância do respeito no casamento. — 1 Pedro 3:5, 6.

Linha do tempo de mulheres da Bíblia


1. Eva
2. Dilúvio (2370 a.C.)
  • Sara
  • Mulher de Ló
  • Rebeca
  • Leia
  • Raquel
3. Êxodo (1513 a.C.)
  • Miriã
  • Raabe
  • Rute
  • Débora
  • Jael
  • Dalila
  • Ana
4. Primeiro rei de Israel (1117 a.C.)
  • Abigail
  • Jovem sulamita
  • Jezabel
  • Ester
  •  Maria (mãe de Jesus)
5. Batismo de Jesus (29 d.C.)
  • Marta
  • Maria (irmã de Marta e Lázaro)
  • Maria Madalena
  • Morte de Jesus (33 d.C.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário