Alagoinhas: Prefeito cogita deixar o cargo para atuar como médico na rede municipal de Saúde em combate ao Covid-19 - Se Liga na Informação





Alagoinhas: Prefeito cogita deixar o cargo para atuar como médico na rede municipal de Saúde em combate ao Covid-19

Compartilhar isso

Médico de formação, o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto (PSD), avalia pedir afastamento do cargo para atuar na equipe de saúde do município, durante a pandemia do novo coronavírus. A possibilidade, em princípio, foi desaconselhada pelo corpo jurídico da prefeitura, principalmente por se tratar de um ano eleitoral, mas ainda não foi completamente descartada pelo gestor. 
“Foi um pensamento nosso, sempre fui voluntário a vida toda, sei da dificuldade em ter médicos [...] Se for necessário, minha vice [Iracy Gama (PV)] assume e eu vou cuidar da saúde”, disse, para em seguida pontuar “embora ela seja idosa já” – e portanto está no grupo de risco ao Covid-19. 
Alagoinhas registrou, nesta segunda-feira (30), o segundo caso confirmado da doença, conforme informou o prefeito, em entrevista exclusiva com o BNews. Trata-se de um paciente de meia idade, que atua na área da saúde municipal. 
Joaquim Neto diz ter histórico de voluntariado em ações sociais ao longo dos 30 anos de atuação na medicina como médico generalista e especialista em Reumatologia. Evoca até a memória de parentes que, segundo ele, foram combatentes de guerra. 
“Eu me alistei para ajudar quando teve a crise de dengue no Rio de Janeiro. Meu tio e minha mãe foram heróis da Segunda Guerra Mundial. Me acho bem de saúde, a vocação da gente fala mais alto. Mas tenho a responsabilidade de gerir a cidade”, pondera.
Em 2019, Joaquim Neto ganhou fama por também atuar como médico do principal time de futebol da cidade, o Atlético de Alagoinhas.
Em quatro semanas de pandemia, a arrecadação de Alagoinhas ficou 40% menor do que a média mensal de R$ 27 milhões, segundo informou o prefeito.
“A gente vai dar prioridade em pagar a folha e os fornecedores. Mas isso compromete os investimentos que a gente estava fazendo na cidade com recursos próprios do município”.
Como reumatologista, ele considera ter expertise sobre os medicamentos que começam a ser analisados pela comunidade científica para combater o novo coronavírus. Hidroxicloroquina e Cloroquina são receitados por reumatologistas no tratamento de artrite reumatoide e lúpus, por exemplo.
Fonte: BNews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário