Vereadores de Ribeira do Pombal vão repassar salários para combate ao coronavírus - Se Liga na Informação





Vereadores de Ribeira do Pombal vão repassar salários para combate ao coronavírus

Compartilhar isso

Em votação unânime, os 14 vereadores da Câmara Municipal de Ribeira do Pombal aprovaram a doação de 100% de seus salários para as ações de combate ao coronavírus. Até o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a cidade não registrou nenhum caso da Covid-19, mas foi impactada por decretos que visam conter a disseminação da doença, a partir de alterações no sistema de transporte e no funcionamento do comércio.


Diante deste cenário, a Mesa Diretora propôs o projeto na última semana e na noite dessa segunda-feira (13), os vereadores aprovaram o texto.


“Há uma preocupação aqui porque a cidade é polo regional. Aqui temos clínica de hemodiálise, comércio forte e já há casos na região. Em Araci, Adustina e Nova Soure”, pontua o presidente da Câmara Municipal, Vereador Bebeto (PSD), em entrevista ao Bahia Notícias. “O que nos levou a tomar essa atitude foi o fato de que o Poder Executivo tem adotado medidas de contenção, então o Poder Legislativo não poderia ficar omisso. São só dois meses, vamos fazer esse sacrifício”, ressalta.


Segundo ele, a estimativa é de que o montante doado chegue a mais de R$ 100 mil. O total representa 100% dos subsídios líquidos dos vereadores pelo prazo de dois meses  o salário bruto mensal deles é de 10.128,90 e a doação não inclui os valores consignados, pensão alimentícia e “qualquer outra obrigação legal ou decorrente de decisão judicial”, que são descontados automaticamente na folha de pagamento.


Inicialmente, a proposta previa que a doação começasse em abril, mas Bebeto conta que eles acataram uma emenda para adiar o repasse em um mês, a fim de que os vereadores garantam o recebimento do salário de abril e tenham condição de se organizar financeiramente. Assim, os valores serão doados em maio e junho.


"Além disso, o texto original também dizia que tanto vereadores quanto prefeitos e vice-prefeitos repassariam seus salários líquidos, mas como nós falamos em doação, como eles não votam, isso seria uma imposição. Então, colocamos que prefeito e vice estão autorizados a doar seus salários", destaca o vereador. De qualquer forma, a gestão municipal terá que prestar contas sobre a destinação do recurso da Câmara, que deve ser usado exclusivamente para o combate ao coronavírus.


Fonte: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário