COMO NASCEU INHAMBUPE? MERGULHE NO TÚNEL DO TEMPO DE NOSSO MUNICÍPIO - Se Liga na Informação





COMO NASCEU INHAMBUPE? MERGULHE NO TÚNEL DO TEMPO DE NOSSO MUNICÍPIO

Compartilhar isso



Histórico: Conta-se que por ocasião do governo de Luís de Brito e Almeida de Lourenço da Veiga, deu-se início pelo interior do Estado da Bahia, a catequese dos índios, dirigida por um jesuíta, dizem ter sido Padre José de Anchiêta; Fala-se que por suas andanças estes jesuítas encontraram uma taba de Índios à margem esquerda do rio Inhambupe, porém não se sabe o nome da tribo, alguns afirmam que chamava-se de tribo Kiriris; Esta tribo localizava-se na colina onde é o atual Cemitério Local.
Os Jesuítas em sua perigrinação catequisando os índios, estabeleceram num colégio em Água Fria e enviaram o Português Alexandre Vaz Gouveia, para apropriar-se do lugar colonizado pelos jesuítas. O fidalgo português Alexandre Gouveia, instalou-se no Sítio em lide, construindo habitações, antigas capela de Nosso Senhora da Conceição esta construída no ano de 1572, (demolida sem nenhum respeito à obra antiga e Histórica)

Construída pelos primeiros habitantes- os Gouveias, forçando a retirada dos indígenas substituindo-se por, seus colonos. Nessa época o local da atual cidade, era uma ilha, cercada pelos braços do rio Inhambupe de cima a direita, entulhado logo depois pelas areias descidas da colina do cemitério, e Inhambupe de Baixo à esquerda hoje o leito do atual rio Inhambupe, Nesse local tornou-se uma grande Praça denominada Praça Padre Anchiêta, onde se acha edificado o Colégio Dr. Luis Coelho.


Inhambupe surgiu como quase todas as cidades da Bahia ou do Brasil, a partir da catequese dos índioa pelos jesuítas do grupo do padre José Anchieta que, desbravando sertões, encontraram uma aldeia de índios Kiriris no alto da gameleira, as margens do rio Inhambupe, local que foi denominado Praça José Anchieta e hoje Praça de Eventos.



Os primeiros habitantes nativos foram os índios Kiriris, depois à margem direita do rio instalou-se a família Gouveia formados o povo do Alto da gameleira.

Alguns anos depois os gouveia foram informados da  presença de outra família que se encontravam à margem esquerda do rio (Os garcia)



Mas tarde, um português de nome Alexandre Vaz Golveia, estabelecendo-se aqui, construiu, as primeiras casas de Inhambupe e depois uma capela sob a invocação de Nossa Sra, da Conceição no povoado do alto da Gameleira.



O primeiro nome dado a nossa cidade foi Ilhãobupe palavra composta de duas Expressões (Português e Indígena) para significar grande Ilha (Ilhão) bupe (certo cipó encontrado naquela época à margens do rio). Em outros nomes referentes a nossa cidade. Inhambupe e Ilhabupe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário