Comarca de Inhambupe realiza atendimento presencial e recebe visita da OAB-BA - Se Liga na Informação





Comarca de Inhambupe realiza atendimento presencial e recebe visita da OAB-BA

Compartilhar isso



Representantes da OAB da Bahia estiveram presentes, nesta quarta-feira (10), na cidade de Inhambupe para participar de um ato em reconhecimento aos bons serviços prestados pela comarca do município. O fórum local passou a adotar as medidas sanitárias e já está retomando os atendimentos presenciais, o que vem garantindo uma boa prestação jurisdicional.

O juiz titular da cidade, Dário Gurgel, conta que foi adotada uma postura com muito zelo e que a comarca segue com o teletrabalho, mas atendendo presencialmente os jurisdicionados nos casos prementes, como os de réus presos. "Adotamos o distanciamento e todo o protocolo estabelecido pelo Tribunal de Justiça para sempre preservar a saúde dos servidores", informou.


Além disso, os funcionários que estão dentro do grupo de risco permanecem exclusivamente em teletrabalho. "Graças a Deus nenhum servidor da nossa Comarca passou por esse infortúnio que vem causando tanto mal ao mundo", agradeceu Dário Gurgel, que disse ainda que atos como o de hoje são pautados pelo respeito à vida, mas sem esquecer que a população tem o direito de buscar a tutela dos seus direitos de forma efetiva.


O promotor Saulo Rezende destacou as cautelas que estão sendo tomadas para o atendimento parcialmente presencial, sobretudo o distanciamento físico, a proteção dos grupos de risco, uso obrigatório de máscaras e a opção de atuar por videoconferência. "Esses cuidados estão visando a proteção da vida e da saúde da população".



De acordo com o presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, é necessário ter a compreensão do momento difícil que vivemos em termos sanitários e, ao mesmo tempo, ter consciência que a Justiça é um serviço essencial para a sociedade. 


"Hoje não estamos mais surpreendidos pela doença. Ficamos muito preocupados porque se o atendimento funcionasse na plenitude, inclusive de forma virtual, a Justiça estaria funcionando muito bem. Mas infelizmente não é o que acontece em nosso estado", disse.


Fabrício ainda destacou que a iniciativa da comarca de Inhambupe é essencial para a melhoria do bem-estar social. "Estamos vendo aqui que todos os cuidados sanitários estão sendo adotados e que as audiências podem ser feitas de maneira segura e sem oferecer riscos".


O tesoureiro da Seccional, Hermes Hilarião, frisou que ver a comarca de Inhambupe funcionando em respeito às normas sanitárias demonstra para toda Bahia que a Justiça precisa retomar de forma gradativa suas atividades presenciais. 


"Quem espera e precisa da Justiça não consegue mais esperar. E a OAB, na defesa da advocacia e da cidadania, deve manter firme sua posição de retomada responsável das atividades presenciais do judiciário", afirmou. Além de Hermes e Fabrício, estiveram presentes o vice-diretor da ESA, Luiz Gabriel Batista Neves, e representantes da OAB do interior baiano. Informações, OAB / Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA




Nenhum comentário:

Postar um comentário