Rússia ordena envio de militares para Donbass, na Ucrânia - Se Liga na Informação





Rússia ordena envio de militares para Donbass, na Ucrânia

Compartilhar isso

 Putin ordena envio de “forças de paz” para regiões separatistas da Ucrânia

Decisão acontece no mesmo dia em que presidente da Rússia reconheceu a independência de Donetsk e Luhansk


Putin pediu à Assembleia Federal que apoie a decisão de considerar as duas regiões como independentes e, em seguida, ratifique os tratados de amizade e assistência mútua com ambas as repúblicas.

“E daqueles que tomaram e detêm o poder em Kiev, exigimos o fim imediato das hostilidades. Caso contrário, toda a responsabilidade pela possível continuação do derramamento de sangue será inteiramente da consciência do regime que governa o território da Ucrânia”, disse o presidente ao assinar o documento com a decisão.

Mapa da Ucrânia
Mapa da Ucrânia com destaque para as regiões de Donetsk e Luhansk / Foto: Reprodução/CNN Brasil

A decisão foi criticada por países do Ocidente, que condenaram o reconhecimento e disseram que a medida seria ilegal e acabaria com as negociações de paz de longa data.

Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca, afirmou que Biden “emitirá em breve uma ordem executiva que proibirá novos investimentos, comércio e financiamento dos EUA. pessoas para, de ou nas chamadas regiões DNR e LNR da Ucrânia”. O presidente Joe Biden também conversou por telefone com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e com Emmanuel Macron, presidente da França.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o ato é “uma violação flagrante do direito internacional, da integridade territorial da Ucrânia e dos acordos de Minsk” e que o bloco e seus parceiros vão “reagir com firmeza, união e determinação em solidariedade à Ucrânia”.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, por sua vez, condenou o reconhecimento da independência das duas repúblicas. “Isso corrói os esforços para resolver o conflito e viola os acordos de Minsk. A Otan apoia a soberania e a integridade territorial da Ucrânia. Instamos Moscou a parar de alimentar conflitos e escolher a diplomacia”, pontuou.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que a Rússia violou a integridade territorial e a soberania da Ucrânia. “As Nações Unidas, de acordo com as resoluções relevantes da Assembleia Geral, continuam apoiando totalmente a soberania, independência e integridade territorial da Ucrânia, dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas”, disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, em comunicado.

*Com informações de Tiago Tortella e Mariana Catacci, da CNN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário