O número de mortos devido à onda de frio na Europa subiu, nas últimas 24 horas, para 115 pessoas, após relatados os óbitos de mais 22 vítimas na Ucrânia, outras nove na Polônia e uma na Sérvia. As rigorosas baixas nas temperaturas no leste da Europa levam as equipes de emergência a trabalhar sem descanso na tentativa de salvar os desabrigados enquanto os termômetros registram a mínima de -32,5°C, nesta madrugada.
Segundo Malgorzata Wozniak, porta-voz do governo polonês, as vítimas são primariamente desabrigados alcoólatras que buscam abrigo em edifícios sem sistema de aquecimento. As autoridades pediram que a população faça o possível para ajudar quem precise. Na Ucrânia, quase 950 pessoas foram hospitalizadas com hipotermia ou por congelamento. As autoridades montaram cerca de 2 mil abrigos aquecidos para os desabrigados.
Na Sérvia e na Bósnia helicópteros foram usados para retirar pessoas de vilarejos isolados pela nevasca e para levar remédios a alimentos a outras localidades. Nas regiões montanhosas sérvias, cerca de 11 mil pessoas estão sem condições de deixar a área, a não se via aérea, segundo Predrag Maric, da polícia emergencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário