Justiça concede a Serra direito de resposta em propaganda de Haddad - Se Liga na Informação





Justiça concede a Serra direito de resposta em propaganda de Haddad

Compartilhar isso

Candidato falará por 2 minutos e 26 segundos no programa do adversário. 
Sentença foi motivada por vídeo sobre problema de saúde de caminhoneiro.




O juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas concedeu, nesta terça-feira (18), direito de resposta ao candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, na propaganda eleitoral gratuita de televisão de Fernando Haddad, candidato do PT. O direito de resposta é de 2 minutos e 26 segundos, no período noturno, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
O juiz decidiu que o direito de resposta é para que Serra "explane sobre a diferença das doenças mencionadas, quais sejam, ‘catarata’ e ‘pterígio’, e sua afetação no senhor José Machado, bem como para que esclareça diretamente ao senhor José que não teve a intenção de humilhá-lo e desmoralizá-lo", segundo nota divulgada pelo TRE na noite desta terça-feira.A sentença é referente a um vídeo veiculado pela coligação Para Mudar e Renovar São Paulo (PT/PCdoB/PSB/PP) que mostrou a história de José Machado, um caminhoneiro que estaria há mais de dois anos na fila de espera para uma cirurgia de catarata. Em uma entrevista, Serra questionou a doença alegada, episódio que acabou retomado pela coligação de Haddad, segundo decisão do juiz, para insinuar que o candidato "tratou como mentiroso" o caminhoneiro.
Em resposta enviada ao G1, a assessoria de Fernando Haddad descreveu o episódio, dizendo que Serra "acusou a campanha petista de montar uma 'farsa' e mostrar uma 'mentira' no programa, com base no suposto diagnóstico único de pterígio". A nota da campanha também ressaltou o trecho final da sentença do juiz, “que obriga a campanha de José Serra a utilizar seu ‘direito de resposta’ apenas para explicar as doenças diagnosticadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário