Apocalipse 8 e 9
-INTRODUÇÃO: As sete trombetas são anúncios sobre a consumação dos tempos e o cumprimento das profecias (I Coríntios 14.8). Ao tocar de cada trombeta, acontecimentos despertam o povo de Deus para se preparar para o fim (Mateus 24.31).
A Igreja precisa conhecer sobre isso para não ser apanhada de surpresa nos últimos dias. Deus envia estes sinais ao seu povo como João que ouviu a voz do Senhor como trombeta (Apocalipse 1.10). Este estudo deve ser realizado com um olho na Bíblia e outro nas notícias para discernir os fatos e sinais.
A Igreja precisa conhecer sobre isso para não ser apanhada de surpresa nos últimos dias. Deus envia estes sinais ao seu povo como João que ouviu a voz do Senhor como trombeta (Apocalipse 1.10). Este estudo deve ser realizado com um olho na Bíblia e outro nas notícias para discernir os fatos e sinais.
Quais são as 7 Trombetas?
1ª Trombeta: Apocalipse 8.7
Ao tocar a primeira trombeta acontece uma chuva de fogo e a terça parte da erva verte é queimada. Podemos entender que isso seja o desmatamento e queimadas da terça parte da terra.
2ª Trombeta: Apocalipse 8.8,9
A partir do toque da segunda trombeta, uma montanha em chamas se lança ao mar e contamina a terça parte das águas matando animais marinhos e destruindo embarcações. Isso pode ser cumprido através de vulcões e tsunamis que a cada vez são mais fortes e frequentes.
ASSISTA:
3ª Trombeta: Apocalipse 8.10,11
Um astro chamado Absinto, que significa amargor cai sobre as águas poluindo os rios e nascentes. Absinto é o nome de uma planta amarga muito comum no oriente médio usada de forma medicinal¹. Esta profecia se cumpre com a poluição da terça parte da água doce.
4ª Trombeta: Apocalipse 8.12,13
A quarta trombeta fez que terça parte do sol, lua e estrelas se escurecesse. Isso se cumpre com a poluição do ar escurecimento do céu.
As quatro primeiras trombetas atingem a natureza e uma águia avisa que as próximas três serão para a humanidade, chamando-as de "três ais" (Apocalipse 8.13).
5ª Trombeta: Apocalipse 9.1-11
O toque da quinta trombeta revela um tempo de perseguição espiritual por demônios soltos do abismo (I Pedro 3.19).
Estes gafanhotos são referências a demônios porque servem ao Abadom que significa destruidor em hebraico aplicado para se referir ao lugar de sofrimento e sepultura (Provérbios 15.11 e 27.20) e em grego é Apoliom².
6ª Trombeta: Apocalipse 9.13-21
A sexta trombeta anuncia que haverá guerras a partir do rio Eufrates, região do Iraque, como sinal de que está próximo o fim. Os cavaleiros descritos por João parecem apontar para as armas bélicas modernas.
As seis primeiras trombetas lembram as pragas no Egito (Êxodo 7 a 12). Entre a sexta e a sétima trombeta há um intervalo com a visão do livro que João comeu (Apocalipse 10) e a visão das duas testemunhas (Apocalipse 1-14).
7ª Trombeta: Apocalipse 11.15-19
Grande parte dos teólogos entende que a sétima trombeta é a Ressurreição dos mortos e Arrebatamento da Igreja3.
Conforme o texto de I Tessalonicenses 4.16,17 acontecerá:
1º Ressurreição dos mortos em Cristo
2º Arrebatamento da Igreja
2º Arrebatamento da Igreja
Prepare-se para a volta de Jesus!
-CONCLUSÃO: O número 7 tem um simbolismo especial na Bíblia significando perfeição. No Apocalipse o número 7 demonstra que está perto de ser concluída a vontade de Deus para a humanidade. As sete trombetas são os últimos avisos Divinos sobre a volta de Jesus.
Leia mais ESTUDOS DO APOCALIPSE.
Leia mais ESTUDOS DO APOCALIPSE.
As sete trombetas do Apocalipse
| |
1ª Trombeta
Apocalipse 8.7
|
Desmatamento e queimadas
da terça parte da terra |
2ª Trombeta
Apocalipse 8.8,9
|
Vulcões e Tsunamis
|
3ª Trombeta
Apocalipse 8.10,11
|
Poluição da terça parte da água doce
|
4ª Trombeta
Apocalipse 8.12,13
|
Poluição do ar escurecimento do céu
|
5ª Trombeta
Apocalipse 9.1-11
|
Perseguição espiritual por demônios
soltos do abismo |
6ª Trombeta
Apocalipse 9.13-21
|
Guerras a partir do rio Eufrates: IRAQUE
|
7ª Trombeta
Apocalipse 11.15-19
|
Ressurreição dos mortos
e Arrebatamento da Igreja |
¹ SANTOS, João Batista Ribeiro. Dicionário Bíblico: conhecendo e entendendo a Palavra de Deus. São Paulo: Didática Paulista, 2006. Página 16.
² Idem, página 11.
3 Bíblia King James Atualizada (KJA). São Paulo: Sociedade Líbero-Americana e Abba Press no Brasil, 2012. Página 2487, comentário nº8.
Fonte: http://www.esbocosermao.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário