Jesus está no controle da tempestade! - Se Liga na Informação





Jesus está no controle da tempestade!

Compartilhar isso

Estes textos nos falam de tempestades. Não importa as experiências que temos, tempestades acontecem. As coisas que aconteceram antes destas tempestades foram permeados de milagres. Jesus estava realizando milagres de cura e libertação. Também havia acontecido a morte do seu primo João Batista.

E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem? (Marcos 4.35-41)
E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andan-do por cima do mar. E os discípulos, vendo-o an-dando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus. (Mateus 14.22-33)
Mas logo após essa notícia, Jesus foi orar. Os discípulos estavam cansados, mas Jesus achou uma oportunidade para orar. Quantos de nós achamos desculpas para não orar? Será que mesmo no meio de tanta pressão e cansaço temos tido o apetite de disponibilidade para orar?

Em uma dessas tempestades, Jesus dormiu. Mesmo que você esteja em grandes lutas descanse no Senhor. Muitos se esquecem de desfrutar da sua bondade e fidelidade.

Existem algumas características de tempestades que precisamos mencionar:

1. Elas existem e são inevitáveis.

As tempestades vem para todos independente para a classe social, condição financeira. Elas vem através de acidentes, perdas na família, diagnóstico do médico. Mas temos que saber que Deus está no controle da nossa vida. Nossa vida está na mão de Deus. As tempestades vão vir e se não confiarmos em Deus, nós iremos sucumbir. As tempestades acontecem! Chegam e nos atingem com pavor! Nós estamos sujeitos as tempestades. Muitas vezes nós não estamos esperando tempestades, não estamos preparados e acabamos sendo pegos desprevinidos.

2. São incontroláveis.

Tem lutas em nossas vidas que não conseguimos controlar. Aquele mar era algo doméstico para os discípulos, mas eles não conseguiram controlar a tempestade. Quando as coisas estiverem fora do seu controle, saiba Deus está no controle da sua vida e vai dar tudo certo.

3. São pedagógicas (elas nos ensinam)

As tempestades devem fortalecer as musculaturas da tua alma e nos mostrar lições para nosso crescimento na fé.

Vamos ver nestes textos três perguntas...

I. Dos discípulos para Jesus

II. De Jesus para os discípulos (por que sois tão medrosos?)

III. Um para o outro

Os discípulos tentaram resolver o problema e não conseguiram. Ai foram até Jesus e disseram: "Não te importa que perecemos?" Quando estamos numa tempestade, parece que Deus não está dormindo? Mas o nosso Deus não nos esquece! Não é fácil conciliar obediência a Jesus com tempestades. Como entender uma pessoa que faz a vontade de Deus e enfrenta tempestades? Os discípulos estavam obedecendo a Jesus e enfrentaram a tempestade. Os discípulos fizeram essa pergunta porque tinham uma necessidade urgente.

É muito difícil lidar com a "demora" de Deus. A "demora" de Deus nos machuca muito. O silêncio de Deus grita mais alto que o barulho das nossas aflições. Quando Deus rompe o silêncio, Ele não precisa dar explicações. Deus restaurou a vida de Jó, mas não deu nenhuma explicação para Jó. Há um lugar de paz no Senhor, no meio das lutas mais difíceis. Deus nem sempre tem explicação mas tem restauração.

Jesus se levantou e repreendeu o vento, e perguntou: "Por que sois tão tímidos?" Porque eles não deveriam ter medo? Porque havia uma promessa de chegar ao outro lado; porque Jesus estava no barco; porque a paz de Jesus excede a todo entendimento; porque Jesus é o Deus todo poderoso. A presença de Deus era a garantia que eles deveriam ter fé e não medo. Paz não é ausência de tempestade, mas confiança no meio da tempestade.

O que vemos nestas duas tempestades que lemos?

Em Mateus 14, Jesus não estava com os discípulos no barco, ele veio caminhando sobre as águas. Jesus acalmou os discípulos para acalmar a tempestade. Em Marcos, ele acalmou a tempestade para depois acalmar os discípulos. Existem momentos que Jesus vai acalmar primeiro a tua alma, para depois acalmar as tempestades.

Jesus ordenou que os ventos e o mar se acalmassem. Jesus chegou andando sobre as águas para dizer que aquilo que ameaçava os discípulos estava sob os pés dos discípulos.

Às vezes nos perguntamos se Deus nos ama se passamos por dias de tempestades. O amor de Deus por nós não nos priva das tempestades, mas nos encoraja e nos ensina a vencer todas elas.

http://www.ministeriobaluarte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário