MAIS UM JOVEM TIRA A SUA PRÓPRIA VIDA NO MUNICÍPIO DE INHAMBUPE - Se Liga na Informação





MAIS UM JOVEM TIRA A SUA PRÓPRIA VIDA NO MUNICÍPIO DE INHAMBUPE

Compartilhar isso
Nesta terça Feira (24) outro Jovem suicidou-se em Inhambupe. Dessa vez foi na Fazenda Boa Vida, próximo ao Riacho da Guia. O Jovem tinha 19 anos e ainda não se sabe o real motivo do suicídio. Pouco Mais de um mês outro Jovem também cometeu  o mesmo ato em sua residência na cidade de Inhambupe. 

O que está acontecendo com os Jovens? O que está levando a eles retirarem suas próprias vidas?

Pressões sociais para que o adolescente seja belo, útil, inteligente e popular, despertam diversas reações quando ele não atinge esse patamar. E o preço tem sido só: a própria vida.

No Brasil constatou-se aumento do número de suicídios na adolescência, já sendo considerado como a segunda causa de morte de jovens na faixa de 15 a 19 anos, bem diferente de outras regiões do mundo, como Ásia e a Europa - onde o suicídio apresenta-se como fenômeno específico da idade adulta.

É sabido que a adolescência é uma etapa do desenvolvimento do ser humano marcada por inúmeras transformações físicas, emocionais e sociais; um sofrimento que o adolescente vivencia nesse período pode marcá-lo profundamente. Quem não conhece, ou não sentiu na pele, alguém que tenha algum trauma daquela época?

 A sociedade tem reservado aos adolescentes o lado negativo da existência, através da violência, do abandono e da discriminação. A sociedade, a mídia, os pais, os grupos criam enorme pressão. Se o adolescente não for educado, magro, inteligente ou cool suficiente, está excluído desses grupos sociais. E isso pode fazer com que ele, desde cedo, queira desistir de tudo.

A tentativa de suicídio mostra-se como sinal de alarme. Traduz fracasso no processo da adolescência; a opção pela morte surge como a negação do desejo de viver. É errôneo afirmar que esse fenômeno seja por algum ato isolado, é, pois sim, uma compilação de diversas situações e sentimentos.

Aquilo que se passa na cabeça do jovem suicida antes de praticar o último ato é algo absolutamente singular, pessoal e intransferível. Mas não deixa de ser um grito de desespero, de dor, de quanto estava insuportável viver. Situações extremadas onde a morte é lucro! A desconexão violenta e abrupta.

Informações: www.mulher.com.br/..

Blog Se Liga na Informação -  Informação independente!!

2 comentários:

  1. Isso mostra a importância de um psicologo, que na maioria das vezes é esquecido e/ou excluído, pela sociedade que se nega a ir e principalmente pelo governo que nega a importância, não nos dando acesso até tal profissional.

    ResponderExcluir